Notícias



Câmara reúne terceirizadas e Prefeitura para discutir falta de pagamentos

Vereador Marchese da Rádio (Patriota) organizou uma audiência pública para discutir queixas de colaboradores que têm chegado aos gabinetes do Legislativo


Trabalhadores exercendo suas funções sem remuneração e benefícios. Empresas que cumprem seus compromissos e não são pagas pela Prefeitura. Esses foram os principais problemas levantados durante a Audiência Pública sobre as empresas terceirizadas que prestam serviços para a Prefeitura, realizada no Plenário da Câmara Municipal na quinta-feira (16).

Solicitada pelo vereador Marchese da Rádio (Patriota), a audiência teve por objetivo esclarecer os motivos pelos quais tantas reclamações têm chegado aos gabinetes dos vereadores relacionadas a falta de pagamentos e desrespeito à legislação trabalhista envolvendo as empresas terceirizadas em contrato com a Prefeitura.

“A Prefeitura diz que pagou. Os trabalhadores dizem que não receberam. Afinal, a Prefeitura está em dia com os pagamentos ou não? É com todas as empresas? Só com algumas?”, questionou Marchese no início do evento. “Convidamos 42 empresas para a audiência, só quatro compareceram, e todas estas estão em dia com o pagamento dos funcionários”, declarou.

Porém, no caso de pelo menos duas delas, cujos proprietários ocuparam a Tribuna para relatar sua situação, os pagamentos dos funcionários foram efetuados às custas de sacrifícios pessoais. “Há um lapso temporal muito longo entre a entrega da documentação da parte da empresa e a resposta da Prefeitura sobre a conformidade dos documentos”, observou o empresário Edson José de Toledo, que presta serviços de segurança. “Além disso, demora demais a liberação do pagamento, que chega a atrasar de 60 a 90 dias, e não podemos deixar os funcionários sem salário durante esse período.” Para Toledo, que chegou a fazer empréstimos, financiamentos e a vender o próprio carro para pagar seus colaboradores, os problemas envolvendo as terceirizadas começam no processo licitatório: “É necessário conferir se a empresa está oferecendo um preço realista para o trabalho. Com a regra do menor preço a qualquer custo, acabamos tendo situações em que a empresa vencedora não terá condições de executar o serviço”.

Entre o público presente havia também representantes de sindicatos e trabalhadores que enfrentaram problemas com empresas que, apesar de receberem os repasses da Prefeitura, não pagavam adequadamente os colaboradores, como o vigia Eduardo Prado Carlini, que passou vários meses trabalhando sem registro e enfrentando salários atrasados e não pagamento de benefícios, até que se demitiu e foi buscar os seus direitos. Depois de se desligar e procurar um advogado e a Câmara Municipal, conseguiu receber alguns direitos atrasados, mas não tudo. Ele está em contato com ex-colegas que continuam enfrentando os mesmos problemas. “Alguns estão registrados como vigias, mas ganhando menos, além de não receberem vale-alimentação. O pagamento era semana passada, muitos receberam com dois ou mais dias de atraso e outros não receberam até hoje”, afirmou.

 

Outro lado

Representando a Prefeitura, o secretário de Planejamento e Finanças, Antônio Adriano Altieri, explicou os trâmites internos para os pagamentos das terceirizadas, que só podem ser executados após a apresentação mensal dos pontos dos funcionários e da chamada documentação solidária (recolhimento de INSS, FGTS, folha de pagamento etc). “Somos proibidos de efetuar pagamentos se estiver faltando algum documento”, explicou.

Isso explica alguns atrasos dos pagamentos às empresas, porém, não os casos em que toda a documentação está correta, mas o repasse da Prefeitura está atrasado. “Sabemos que existem falhas, mas a prioridade da Secretaria, hoje, é ficar em dia com todas as empresas, não deixar nenhuma pendência”, acrescentou.

Em relação às empresas que, por sua vez, recebem os repasses e não pagam os colaboradores, o secretário admitiu que há falhas na fiscalização, principalmente quando os serviços são prestados no período noturno e não há fiscais trabalhando no mesmo horário. Relatou ainda que há casos de falências e de fraudes, mas enfatizou a disposição da Prefeitura em resolver os problemas. “Quando ficamos sabendo que uma empresa não está pagando os funcionários, tentamos primeiramente o diálogo, para entender o que está acontecendo.” Se não consegue encontrar uma solução conjunta, ou quando não obtém uma resposta, a Secretaria suspende o pagamento e procura a Delegacia do Trabalho, para não correr o risco de pagar a empresa e esta não repassar os recursos aos colaboradores. “A Prefeitura só pode pagar diretamente os funcionários por ordem judicial”, explicou.

Altieri incentivou os funcionários a relatarem problemas à Prefeitura e assegurou o respeito ao anonimato para os trabalhadores que temerem retaliações nas empresas. Outros canais possíveis de notificação são os sindicatos das categorias e os gabinetes dos vereadores da Câmara Municipal, que podem protocolar Requerimentos à Prefeitura, provocando a fiscalização dos serviços.

 

Fiscalização

Ao final da audiência, Marchese e os demais vereadores presentes comprometeram-se a acompanhar mais de perto a situação, por meio do envio de Requerimentos com pedidos de informações e de outras reuniões com o Executivo e com as terceirizadas que estão tendo problemas com os colaboradores ou com a Prefeitura. “É necessário encontrar uma solução, para que o trabalhador, chegando no dia do pagamento, receba”, concluiu.

Estiveram presentes os vereadores Carlão do Joia e Marcos Garrido, ambos do Patriota, além de Emanuel Sponton (Progressistas), Lucas Grecco (União Brasil) e Guilherme Bianco (PCdoB).

A íntegra da audiência pode ser acessada neste link.


Publicado em: 21 de março de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 26/04

26 de abril de 2024

Feiras Na sexta-feira (26), das 19 às 22 horas, a Feira da Lua acontece na Praça das Bandeiras João Colturato “Zinho”, no Centro, com a participação de 25 expositores, entre artesãos e empreendedo...



Agenda Esportiva – 26/04

26 de abril de 2024

Futebol de base Duas equipes das categorias de base da Ferroviária jogam neste final de semana pelo Campeonato Paulista. No sábado (27), a partir das 9 horas, o sub-15 e o sub-17 enfrentam o Porto...



Produtora cultural Maria Bernadete Passos recebe Título de Cidadã Araraquarense

26 de abril de 2024

  Atriz, educadora, diretora, roteirista, produtora cultural, idealizadora da Festa Literária da Morada do Sol (FliSol). Essa é Maria Bernadete Passos, que recebeu o Título de Cidadã Araraquarense...



Jomi

26 de abril de 2024

Araraquara disputará na próxima semana, em Bebedouro, a fase regional dos Jogos da Melhor Idade (Jomi). A competição, que é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, é destinada às pessoas...



Pint of Science (26/04)

26 de abril de 2024

Nos dias 13, 14 e 15 de maio, Araraquara será uma das cidades em todo o mundo que irão receber o “Pint of Science”, maior debate científico do mundo que ocorre fora das universidades. O festival oc...



Dia da Dança

26 de abril de 2024

As comemorações do Dia da Dança serão realizadas no sábado (27) e no domingo (28), no Teatro Municipal, com ingressos gratuitos. A programação do domingo terá duas apresentações, às 16 e 19 horas,...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!