Notícias



Documento busca detalhes sobre atendimentos a dependentes químicos em Araraquara

Vereador Rafael de Angeli (PSDB) pede informações sobre opções de tratamentos disponíveis na cidade

91


Considerando preocupante o aumento do número de dependentes químicos em Araraquara e ser fundamental o acesso a informações atualizadas sobre as opções de tratamentos disponíveis na rede pública, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) apresentou um requerimento à Prefeitura, pedindo informações sobre os tratamentos para dependentes químicos no Município.

“Levando em conta a gravidade das consequências físicas e psicológicas causadas pelo uso abusivo de drogas, é necessário garantir que existam recursos adequados para oferecer o melhor suporte aos dependentes e suas famílias”, entende o parlamentar.

Angeli enfatiza ainda a relevância do trabalho realizado pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas “Doutor Calil Buainain” (Caps AD) no cuidado e na assistência a pessoas com dependência química.

No documento, o vereador pergunta qual a quantidade de pacientes atendidos pelo Caps AD atualmente; quais são os tipos de atendimentos oferecidos pelo Caps AD, tais como atendimento individual, terapia em grupo, atividades de reintegração social, entre outros; qual a frequência e duração média dos atendimentos prestados aos pacientes; qual o número de profissionais de saúde que compõem a equipe do Caps AD e suas respectivas formações; quais são as políticas e estratégias utilizadas pelo Caps AD no acompanhamento e tratamento dos pacientes com dependência química; e se existem parcerias ou convênios firmados com outras instituições.

O parlamentar pede também um relatório mostrando resultados e indicadores relacionados ao sucesso do tratamento realizado no Caps AD, como taxa de abstinência, redução de danos e reintegração social dos pacientes.

Pergunta ainda quantas clínicas de internação para dependentes químicos estão registradas e operam em parceria com o Município; quais são os critérios utilizados para autorização e fiscalização dessas clínicas; quais são os tipos de tratamento oferecidos pelas clínicas de internação credenciadas; e se existe alguma instituição responsável pela supervisão e orientação dessas clínicas e, em caso afirmativo, qual o órgão responsável e qual o seu papel.

“Diante do preocupante aumento de dependentes químicos em nossa cidade, é essencial que tenhamos informações claras sobre os tratamentos disponíveis. Precisamos garantir recursos adequados para oferecer o suporte necessário aos dependentes e suas famílias. Além disso, queremos ter conhecimento de quais são as clínicas de internação credenciadas. É fundamental que tenhamos políticas efetivas para o acompanhamento e tratamento desses pacientes”, explica e finaliza Angeli.


Publicado em: 22 de junho de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Alerta do Daae (16/05)

16 de maio de 2024

Por causa da falta de chuva e do elevado consumo de água verificado nas últimas semanas em função de altas temperaturas, queimadas, fuligem e poeiras, o Departamento Autônomo de Água e Esgotos de A...



Covid-19 e dengue (16/05)

16 de maio de 2024

Nesta quinta-feira (16), Araraquara registrou mais um caso positivo de Covid-19. Portanto, a cidade soma 7.137 casos confirmados em 2024. Três pacientes estão internados, todos de outros municípios...



Suspeitas de convocações irregulares de professores em Araraquara são investigadas

16 de maio de 2024

Recentemente, foi realizado um concurso público para provimento de cargos públicos de caráter efetivo para contratação de professores para a Rede Municipal de Educação. No entanto, segundo relatos...



LDO 2025: veja previsão para comunicação, esportes e desenvolvimentos urbano e econômico

15 de maio de 2024

O Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu, na tarde desta quarta-feira (15), a segunda Audiência Pública do ciclo de apresentações sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2025, con...



Horário estendido

15 de maio de 2024

A Secretaria Municipal da Saúde estendeu o horário de funcionamento até as 20 horas, todas as quintas-feiras, em 22 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O órgão também divulgou a programação semanal d...



Imóvel alvo de reclamação de moradores não se enquadra no Instituto do Abandono

15 de maio de 2024

Um imóvel localizado no Jardim do Carmo e em situação de abandono está gerando reclamações de moradores vizinhos à propriedade pelo descarte irregular de lixo, acúmulo de sujeira e pela falta de se...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!