1511
No ano passado, foi sancionada a Lei nº 9.776/2019 de autoria do vereador Rafael de Angeli (PSDB) instituindo e incluindo no Calendário Oficial de Eventos de Araraquara a "Semana Municipal do Empreendedorismo Feminino", a ser realizada anualmente na semana que compreende o dia 19 de novembro.
“Nesta data, é comemorado o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino. É um dia muito importante para as mulheres e também para o mundo dos negócios. Além da comemoração, a data tem, como principal objetivo, celebrar e apoiar a entrada das mulheres no universo corporativo”, explica o parlamentar, entendendo que o projeto se consolidou em Araraquara a partir da 1ª Feira de Mulheres Empreendedoras de Araraquara realizada no Parque Infantil em 24 de novembro.
O evento foi organizado pelo grupo Mulheres Empreendedoras de Araraquara (MEA), liderado por Néia Castagini, e contou com palestras, exposição e vendas de produtos de empreendedoras de diversos setores, incluindo gastronomia, artesanato, decoração, beleza, entre outros. O encontro alcançou o seu objetivo: divulgar e fortalecer o empreendedorismo feminino na cidade. “Essa feira mostrou a força das empreendedoras de nossa cidade, que merecem visibilidade e apoio de toda a comunidade”, avalia Angeli.
Visando à organização do próximo evento, o vereador esteve com Néia na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Araraquara na tarde de sexta-feira (17). Eles se reuniram com Luiz Andia Filho e Luciane Girasolo Frigieri, respectivamente, gerente e analista de negócios da entidade.
Andia comentou sobre diversos projetos de empreendedorismo na vizinha Tabatinga (SP), cidade de apenas 15 mil habitantes. Explicou também sobre o trabalho realizado e os serviços oferecidos pelo Sebrae. “Queremos ser uma peça para ajudar no desenvolvimento do município”.
Para a próxima edição, a ideia é oferecer cursos e treinamentos para essas mulheres empreendedoras. A atividade aconteceria à noite, com um grupo de 15 a 30 pessoas. “É importante que elas tenham acesso a todas as informações e saibam, por exemplo, agregar valor aos seus produtos”, completou Luciane.
Angeli entende que “é imprescindível valorizar e estimular o empreendedorismo, principalmente em grupos específicos da sociedade, como os jovens e as mulheres. O Sebrae é uma instituição referência no assunto e, com certeza, faremos um grande projeto para Araraquara”.
Semana Municipal de Empreendedorismo Feminino
A programação conta com feiras, workshops, palestras, oficinas e outros eventos para divulgar e valorizar as mulheres empreendedoras de Araraquara. Os recursos necessários para a execução da lei são obtidos mediante parcerias com empresas privadas ou governamentais, sem acarretar gastos ao município.
Semana de Incentivo ao Jovem Empreendedor
Outro projeto de autoria do vereador, a Semana de Incentivo ao Jovem Empreendedor também foi discutida durante o encontro. De acordo com a lei, a Semana será celebrada com atividades que incentivem a prática empreendedora, como palestras, seminários, reuniões, oficinas de trabalho e outros eventos que promovam a difusão do espírito empreendedor e fortaleçam ações de entidades do município. “O desejo é enaltecer o jovem empreendedor ou empresário por seu arrojo, inovação e destaque no mercado de trabalho, incentivando outros jovens a seguirem o mesmo caminho”, explica Angeli. A atividade está prevista para ser realizada na primeira semana do mês de agosto, com recursos obtidos mediante doações e campanhas, além de parcerias com as universidades locais.
Sobre o MEA
Formado há quase dois anos, o grupo Mulheres Empreendedoras de Araraquara conta com aproximadamente 759 participantes, além de mais de 1.300 curtidas na página do grupo no Facebook. Mensalmente, as integrantes se encontram na Biblioteca Municipal e participam de palestras e bate-papos.
"Esses eventos são voltados ao conhecimento e ao crescimento das mulheres. Trazemos palestrantes de outras cidades, com outras culturas de empreendedorismo. O grupo visa a passar informações e auxiliar a mulher a começar e a fortalecer o seu negócio", explica Néia.
Confira as fotos aqui
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara Técnica que pretende estudar a viabilidade e propor medidas para implementação do piso salarial dos agentes educacionais em Araraquara será formada por vereadores, profissionais da cate...
Os vereadores de Araraquara aprovaram nove projetos na Sessão Ordinária desta terça-feira (10), no Plenário da Câmara. Entre os itens, proteção de crianças e adolescentes, recursos para investim...
Estão abertas até 16 de março as inscrições para a 21ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Cons...
O “Carnaval 2026 – Tradição da Alegria” conta com programação totalmente gratuita, que inclui blocos de rua, shows na Avenida Bento de Abreu e o tradicional concurso de marchinhas. A programação se...
A marchinha “1001 noites de Carnaval”, de André Peres, foi a grande vencedora do 3º Concurso de Marchinhas “Osvaldo da Silva, o Seu Bogé”, realizado no último domingo (8), na Praça das Bandeiras, c...
Em documento encaminhado recentemente à Prefeitura de Araraquara, a vereadora Fabi Virgílio (PT) solicita informações sobre a não inclusão de Araraquara entre as cidades que recebem os cursos do Se...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.