Notícias



Fórum Municipal realiza palestra sobre saúde mental no ambiente de trabalho

Evento aconteceu na Câmara e foi organizado pela Escola do Legislativo em celebração do Janeiro Branco


O Plenário da Câmara recebeu na tarde de quarta-feira (31) a psicóloga Flávia Dotoli, coordenadora Executiva de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Araraquara, que falou sobre o tema “Saúde Mental e Relações no Trabalho – Riscos e Prevenção”, durante palestra do “Fórum Municipal Janeiro Branco – Saúde Mental”, realizado pela Escola do Legislativo (EL).

O evento foi transmitido ao vivo pela TV Câmara, YouTube e Facebook e foi conduzido pela vereadora Luna Meyer (PDT), presidenta da EL, contando também com a presença vereador Aluisio Boi (MDB), do ex-vereador Toninho do Mel, além de servidores municipais e trabalhadores da área da saúde e educação.

A palestrante iniciou sua exposição explicando sobre a escolha do primeiro mês do ano para falar da saúde mental, pois esse costuma ser o período em que as pessoas fazem as revisões pessoais e planejam as mudanças que esperam realizar em suas vidas, representando uma “folha em branco” que começa a ser escrita a partir daquele momento.

Em seguida, foram tratadas as diferenças entre saúde mental e emocional, como os problemas afetam o dia a dia das pessoas, dados sobre ocorrência de distúrbios mentais no Brasil, causas do adoecimento psíquico, medidas preventivas e a necessidade de sempre pedir ajuda quando houver necessidade.

Considerando a rotina de trabalho um fator importante na geração de estresse e que pode desencadear diversos problemas a longo prazo, Flávia destacou a importância do diálogo entre líderes, gestores e subordinados, somados a uma comunicação empática e que incentive práticas saudáveis e o autocuidado.

Para demonstrar a necessidade de pausas regulares na rotina, especialmente nas horas de dificuldades, os participantes vivenciaram uma técnica de relaxamento e meditação, aplicada por Cléo Pereira, especialista em Recursos Humanos.

Na sequência, o público pôde fazer perguntas, dar depoimentos e sugerir soluções para um atendimento mais humanizado, especialmente na área da saúde, na qual os servidores passam por situações que afetam a saúde mental diariamente, trabalhando muitas vezes em jornadas exaustivas e sem receber o devido suporte psicológico.

A psicóloga considerou que o evento foi proveitoso, pois demonstrou interesse das pessoas em abordarem o assunto e “isso já é algo que nos dá condições de pensar e falar sobre promoção de saúde mental, que eu avalio como uma ação extremamente positiva, e com uma participação tão expressiva”, concluiu Flávia.

Luna encerrou o evento agradecendo o interesse da população pelos temas levantados durante o fórum e os resultados obtidos. “Eu fiquei muito feliz pela grande adesão, que foi além de promover o conhecimento e gerou debates frutíferos. A gente sai da palestra com vários encaminhamentos, alguns por parte da Escola e outros meus, como parlamentar, já que acabaram surgindo algumas demandas cidadãs aqui.”

 

Janeiro Branco

O Janeiro Branco é uma campanha mundial de conscientização sobre saúde mental que chegou ao Brasil no ano de 2014, em uma iniciativa do psicólogo mineiro Leonardo Abrahão. O objetivo é chamar a atenção das pessoas para os cuidados com a saúde mental e emocional, promover melhorias na qualidade de vida e atuar na prevenção de doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico, por meio de atividades como palestras e divulgação de serviços, por exemplo.

 

Onde buscar ajuda?

Se você está com dificuldades em lidar com situações que afetam sua saúde mental ou conhece alguém que esteja em situação de risco para o suicídio, busque ajuda imediata no Centro de Valorização da Vida (CVV), no telefone 188 ou no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), no telefone 192.

A rede pública de saúde recebe os pacientes e os encaminha para atendimento especializado, de acordo com a idade, em unidades como o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), o Centro de Referência de Saúde Mental do Adulto de Araraquara (Crasma-A), o Centro de Referência do Idoso de Araraquara (Cria) e o Espaço Crescer. A cidade também conta com plantões psicológicos gratuitos oferecidos pelas instituições de ensino particulares, a Universidade de Araraquara (Uniara) e a Universidade Paulista (Unip).


Publicado em: 01 de fevereiro de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Escola do Legislativo

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Mostra de literatura contemporânea apresenta trabalho de escritores araraquarenses

26 de abril de 2024

A primeira fase da “Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense – edição 2024” aconteceu na tarde da quinta-feira (25), no Plenário da Câmara Municipal, com a apresentação do trabalho de 12 es...



Câmara recebe ‘Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense’

24 de abril de 2024

Até o dia 10 de maio, o saguão da Câmara Municipal de Araraquara recebe a exposição da “Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense – edição 2024”. A atividade faz parte do Fórum Municipal de...



Biblioterapia? Palestra na Câmara mostra como livros podem ser aliados da saúde mental

18 de abril de 2024

Você já ouviu falar de biblioterapia? “’Biblio o quê?’ é o que eu mais escuto”, iniciou Cidinha Pardini, biblioterapeuta, psicanalista, escritora e membro da Academia Araraquarense de Letras, em pa...



Podcast apresenta informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

15 de abril de 2024

Está no ar o 11º episódio do podcast da Escola do Legislativo: “Abril Azul – Uma conversa sobre o TEA”. O programa apresenta um debate sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), atendendo ao Fór...



Parlamento Jovem 2024: projeto da Escola do Legislativo tem início na Câmara Municipal

12 de abril de 2024

Na quinta-feira (11), teve início a 1ª etapa do projeto Parlamento Jovem (PJ) 2024, intitulada “Conhecendo o Legislativo”, com estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Waldemar...



Exposição ‘Mulheres Inspiradoras’ pode ser conferida no saguão da Câmara Municipal

04 de abril de 2024

Até o dia 15 de abril, o saguão da Câmara Municipal de Araraquara disponibiliza a exposição “Mulheres Inspiradoras: Trajetórias de Sucesso – Edição 2024”. A atividade, que teve sua abertura na tard...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!