Notícias



Guarda Civil Municipal de Araraquara está com 33% da frota fora de operação

Informação foi passada pela Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública após fiscalização do vereador Rafael de Angeli (PSDB)

Publicado por: Foto: Prefeitura de Araraquara


A situação da frota utilizada pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Araraquara foi tema do Requerimento nº 766/2023, enviado em setembro à Prefeitura pelo vereador Rafael de Angeli (PSDB). 

Na ocasião foram pedidas informações detalhadas sobre as manutenções regulares e preventivas, além da relação e situação dos veículos leves, utilitários, motocicletas e micro-ônibus que deveriam estar em uso pelos servidores durante o exercício de suas funções, que são proteger os bens, serviços e instalações municipais, entre outras atribuições.

João Alberto Nogueira Júnior, secretário Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, informou em documento que, em novembro de 2023, a GCM contava com dez carros, duas camionetes, um micro-ônibus, cinco motocicletas e, desse total, 67% estavam em condições de uso.

O titular da pasta prossegue em sua resposta afirmando que, dos 18 veículos da corporação, havia quatro viaturas e uma motocicleta fora de operação por problemas mecânicos. Sobre a interrupção no uso do único micro-ônibus da frota, ele explica que “encontra-se em andamento na Prefeitura Municipal o processo de contratação dos serviços necessários para o seu reparo”.

A respeito dos questionamentos relativos aos contratos de manutenções preventivas ou corretivas, Nogueira esclarece que durante o período da garantia dos veículos as revisões são feitas conforme orientações do fabricante que constam no manual e que um guarda civil municipal fica responsável pelo controle da quilometragem nesse período. 

Ari Pavan, coordenador executivo de Logística, complementa esclarecendo que, quando esse prazo é encerrado, as ações passam a acontecer de forma preventiva ou corretiva, conforme a necessidade dos equipamentos. Entre os procedimentos obrigatórios estão incluídos a troca periódica dos filtros, fluidos de freio e óleos lubrificantes, ficando o gerenciamento das atividades sob a responsabilidade da Secretaria de Administração, assim como já acontece com toda a frota pertencente à Prefeitura.

“A porcentagem elevada de veículos inoperantes, especialmente os 33% mencionados, levanta sérias preocupações sobre a eficiência das medidas de manutenção adotadas. No entanto, é importante ressaltar que isso não reflete a dedicação e o profissionalismo dos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Araraquara, que continuam a desempenhar um papel fundamental na segurança da comunidade”, aponta o parlamentar. 

Para ele, “a segurança dos nossos cidadãos não pode ser comprometida, e continuaremos pressionando por respostas detalhadas e ações imediatas para resolver esses problemas. Reconhecemos e valorizamos o incansável trabalho desses profissionais, que enfrentam desafios diários para proteger nossa comunidade. A população merece uma GCM operacional, equipada e pronta para cumprir sua missão de proteger nossos cidadãos”, conclui Angeli.


Publicado em: 16 de fevereiro de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 26/04

26 de abril de 2024

Feiras Na sexta-feira (26), das 19 às 22 horas, a Feira da Lua acontece na Praça das Bandeiras João Colturato “Zinho”, no Centro, com a participação de 25 expositores, entre artesãos e empreendedo...



Agenda Esportiva – 26/04

26 de abril de 2024

Futebol de base Duas equipes das categorias de base da Ferroviária jogam neste final de semana pelo Campeonato Paulista. No sábado (27), a partir das 9 horas, o sub-15 e o sub-17 enfrentam o Porto...



Produtora cultural Maria Bernadete Passos recebe Título de Cidadã Araraquarense

26 de abril de 2024

  Atriz, educadora, diretora, roteirista, produtora cultural, idealizadora da Festa Literária da Morada do Sol (FliSol). Essa é Maria Bernadete Passos, que recebeu o Título de Cidadã Araraquarense...



Jomi

26 de abril de 2024

Araraquara disputará na próxima semana, em Bebedouro, a fase regional dos Jogos da Melhor Idade (Jomi). A competição, que é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, é destinada às pessoas...



Pint of Science (26/04)

26 de abril de 2024

Nos dias 13, 14 e 15 de maio, Araraquara será uma das cidades em todo o mundo que irão receber o “Pint of Science”, maior debate científico do mundo que ocorre fora das universidades. O festival oc...



Dia da Dança

26 de abril de 2024

As comemorações do Dia da Dança serão realizadas no sábado (27) e no domingo (28), no Teatro Municipal, com ingressos gratuitos. A programação do domingo terá duas apresentações, às 16 e 19 horas,...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!