Notícias



Implantação de escola cívico-militar é discutida em Audiência Pública

O debate foi requerido por Tenente Santana e Elias Chediek

103


Durante a noite da segunda-feira (7), foi realizada, no plenário da Casa de Leis, Audiência Pública para debater a implantação de escola cívico-militar em Araraquara. O debate foi requerido pelo presidente da Câmara, Tenente Santana (MDB), que mediou as discussões, e pelo vereador Elias Chediek (MDB). Plenário e Plenarinho ficaram lotados e nas redes sociais se deu um debate paralelo nas transmissões da TV Câmara.

No início de setembro, o governo Federal lançou o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares. Nele está prevista a implementação de 216 colégios até 2023 – 54 por ano, a começar por 2020. Os estados e municípios têm até a próxima sexta-feira (11) para aderirem à iniciativa.

Nesse sentido, com o objetivo de incluir Araraquara no referido programa, munícipes protocolaram um documento com dezenas de assinaturas requerendo a realização de Audiência Pública para discutir a implantação de escola cívico-militar no município. No documento, o grupo apresentou pesquisa de um site da cidade, indicando que 83% das pessoas que o acessam, apoiam a iniciativa.

Durante a audiência, Chediek elencou os critérios e finalidades do projeto. Segundo ele, a escola cívico-militar “tem o objetivo de melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas e se baseia no alto nível dos colégios militares do Exército, das Polícias e dos Corpos de Bombeiros Militares”. Santana afirmou que “esse projeto pretende fortalecer os valores humanos, éticos e morais, bem como incentivar a formação integral como cidadão, promovendo a sensação de pertencimento no ambiente escolar”.

Ao longo das falas, foram apresentados argumentos contrários e favoráveis à adesão ao programa. Porém, segundo a secretária municipal de Educação, Clélia Mara, o município de Araraquara não está elegível em nenhum dos critérios do programa. Para aderir ao programa, a escola deve estar em situação de vulnerabilidade social e com baixo desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). “Não somos qualificados como município de vulnerabilidade, nem temos escolas avaliadas com baixo IDEB”, explicou Clélia.

Além disso, a secretária reiterou outros pontos do decreto que excluem Araraquara da adesão ao programa. São eles: localização na capital do estado ou na respectiva região metropolitana; oferta das etapas Ensino Fundamental II e/ou Médio, preferencialmente, atendendo de 500 a 1000 alunos nos dois turnos e aprovação da comunidade escolar para a implantação do modelo. Segundo Clélia, nas escolas municipais que possuem ensino fundamental II, o número de alunos não atinge o critério citado, bem como nenhuma das escolas levou à Secretaria o desejo de inclusão manifestado pela comunidade escolar. Alguns destes dados também foram apresentados pelo vereador Chediek, já no início da Audiência.

Também estiveram presentes o 2º Secretário Cabo Magal Verri e os vereadores Gerson da Farmácia (MDB), Jéferson Yashuda (PSDB), José Carlos Porsani (PSDB), Paulo Landim (PT) e Thainara Faria (PT).

Por fim, Santana indicou que o próximo o passo é o encaminhamento da gravação da Audiência ao líder do Executivo, Edinho Silva (PT).

 

Confira as fotos: https://photos.app.goo.gl/1vsXkErVjM8eQNvx9


Publicado em: 08 de outubro de 2019

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Alerta do Daae (16/05)

16 de maio de 2024

Por causa da falta de chuva e do elevado consumo de água verificado nas últimas semanas em função de altas temperaturas, queimadas, fuligem e poeiras, o Departamento Autônomo de Água e Esgotos de A...



Covid-19 e dengue (16/05)

16 de maio de 2024

Nesta quinta-feira (16), Araraquara registrou mais um caso positivo de Covid-19. Portanto, a cidade soma 7.137 casos confirmados em 2024. Três pacientes estão internados, todos de outros municípios...



Suspeitas de convocações irregulares de professores em Araraquara são investigadas

16 de maio de 2024

Recentemente, foi realizado um concurso público para provimento de cargos públicos de caráter efetivo para contratação de professores para a Rede Municipal de Educação. No entanto, segundo relatos...



LDO 2025: veja previsão para comunicação, esportes e desenvolvimentos urbano e econômico

15 de maio de 2024

O Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu, na tarde desta quarta-feira (15), a segunda Audiência Pública do ciclo de apresentações sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2025, con...



Horário estendido

15 de maio de 2024

A Secretaria Municipal da Saúde estendeu o horário de funcionamento até as 20 horas, todas as quintas-feiras, em 22 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O órgão também divulgou a programação semanal d...



Imóvel alvo de reclamação de moradores não se enquadra no Instituto do Abandono

15 de maio de 2024

Um imóvel localizado no Jardim do Carmo e em situação de abandono está gerando reclamações de moradores vizinhos à propriedade pelo descarte irregular de lixo, acúmulo de sujeira e pela falta de se...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!