Notícias



Inaugurada primeira praça sustentável de Araraquara  

Vereador Roger Mendes representou oficialmente a Câmara Municipal no evento


 

Araraquara inaugurou sua primeira praça sustentável no sábado (25), em solenidade aberta ao público. A iniciativa surgiu no ano passado, quando moradores do Jardim Universal procuraram o vereador Roger Mendes (Progressistas) e pediram para que o espaço fosse transformado em uma praça para a comunidade. A Diretoria de Gestão Ambiental do Departamento Autônomo de Água e Esgostos (Daae) aprovou a proposta e deu início ao projeto, que foi feito inteiramente com materiais reciclados e teve também participação da população. A praça fica na confluência da Rua Maria Marchi Vissali com a Avenida Alberto Gomieiro.

Durante a solenidade o vereador Roger Mendes (Progressistas), designado pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Tenente Santana (MDB) para representar oficialmente a Casa de Leis, ressaltou o papel ambiental da iniciativa e disse que a conquista é de cada um dos moradores. O parlamentar ainda agradeceu a comunidade, a Prefeitura e o Daae por acolherem a proposta. “Por muito tempo, aqui foi um local de descarte de lixo. Todo esse trabalho foi feito para que vocês tenham orgulho de abrir o portão de casa e ver essa praça”, declarou.

Para o prefeito Edinho Silva, a praça é símbolo do que podemos fazer quando se cuida do lixo. “Em vez de agredir a natureza, vira benfeitoria para a população. Essa praça é a simbologia de uma política pública permanente. Uma cidade sustentável cresce sem destruir a natureza e respeitando o ser humano”, afirmou.

Para o superintendente do Daae, Donizete Simioni, a ideia deve se repetir em outros locais. “É um projeto de boas ideias, vontade de realização e envolvimento de todos. Fica o compromisso de aqui ser um projeto-piloto e nós o estendermos para as demais regiões de Araraquara”, disse.

A diretora de Gestão Ambiental do Daae, Katia Matteo, afirmou que a praça foi um sonho dos moradores e de todos os funcionários da autarquia. “Foi um trabalho grandioso e de união. Mais de cem pessoas trabalharam na praça. É um grande orgulho estar aqui hoje”, ressaltou.

O gerente de Resíduos Sólidos do Daae, Agamenon Brunetti, leu no evento um poema escrito sobre a Praça Sustentável. “A praça é nossa, de todos, do povo, das crianças, dos namorados, dos velhos, dos solitários, dos desolados, dos desabrigados, dos passantes, dos visitantes. A praça viva precisa das pessoas, da natureza e dos sentimentos”, afirmou.

Willian Daniel Silva, representando os moradores do bairro e os voluntários que trabalham na praça agradeceu a todos pelo empenho. “É um motivo de muita alegria para nós. Agradeço ao Daae, à Prefeitura, ao Roger Mendes e todos os voluntários. Foram muitas horas trabalhadas. Espero que Araraquara faça mais projetos como esse”, destacou.

Também estiveram presentes na solenidade o vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto, os vereadores Paulo Landim (PT), Edson Hel (Cidadania) e Jéferson Yashuda (PSDB), e a presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), Ana Carolina Buzzo Marcondelli, além de outras autoridades e moradores do bairro.

 

Texto e fotos: Assessoria de comunicação do gabinete do vereador Roger Mendes

Edição do texto: Diretoria de Comunicação da Câmara Municipal de Araraquara


Publicado em: 27 de janeiro de 2020

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Audiência sobre cannabis medicinal destaca o conhecimento para banir o preconceito

18 de abril de 2024

O combate ao preconceito por meio de políticas públicas e de mobilizações sociais foi a tônica de uma audiência pública com o tema "Cannabis medicinal: não espere precisar para defender", que acont...



Parada desde o início do ano, hidroterapia é alvo de questionamentos

18 de abril de 2024

Em Araraquara, a hidroterapia atende 396 alunos, entre bebês a partir de 8 meses e adultos de até 59 anos, conforme apurou o vereador Rafael de Angeli (Republicanos) em visita ao complexo esportivo...



Atendimento imigrantes

18 de abril de 2024

A Prefeitura de Araraquara oferece atendimento psicológico gratuito para imigrantes. O serviço, voltado para maiores de 18 anos, é individual e com encontros semanais na sede da Secretaria Direitos...



Covid-19 e dengue (18/04)

18 de abril de 2024

Araraquara registrou, nesta quinta-feira (18), mais 3 casos positivos de Covid-19. Portanto, a cidade soma 7.097 casos confirmados em 2024. São 2 pacientes internados em enfermaria em Araraquara. O...



Aspectos sobre aumento da população em situação de rua são pontuados em documento

18 de abril de 2024

Na sexta-feira (12), o vereador Gerson da Farmácia (MDB) protocolou um documento, solicitando à Prefeitura informações sobre o aumento da população de pessoas em situação de rua na região central d...



Atraso de reforma na USF Vila Biagioni causa transtornos na região

18 de abril de 2024

De acordo com o vereador Rafael de Angeli (Republicanos), a Unidade de Saúde da Família “Doutor Ricardo Rezende Cordeiro”, localizada na Vila Biagioni, está fechada para reformas há três meses, mas...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!