Notícias



Juliana Agatte agora é oficialmente Cidadã Araraquarense

Proposto pelo vereador Alcindo Sabino (PT), título foi entregue no Plenário da Câmara na quarta-feira (11)


Desde os 8 meses de idade em Araraquara, a ex-secretária municipal e atualmente secretária executiva do Ministério do Esporte do Governo Federal, Juliana Picoli Agatte, agora é oficialmente Cidadã Araraquarense. Indicado pelo vereador Alcindo Sabino (PT), o título foi entregue durante solenidade na noite da quarta-feira (11), no Plenário da Câmara Municipal.

A deputada estadual Márcia Lia (PT) foi a primeira a destacar que boa parte da história da homenageada foi construída em Araraquara. “O currículo não relata o ser humano que você é. A pessoa Juliana é uma pessoa sensível, humana, que fez da participação popular um instrumento para alavancar a sua vida, a sua carreira, a vida da sua família e a sua história. E isso é o mais importante.”

O prefeito Edinho Silva (PT) enfatizou a competência de Juliana. “Você é uma das pessoas mais focadas, competente e dura no debate, firme na defesa de posições. E quando ela acredita, é muito difícil convencê-la a não fazer, que ela vai fazer.”

Para o autor da homenagem, Juliana personifica o comprometimento, a dedicação, a paixão pelo desenvolvimento da cidade. “Aqui ela construiu sua história, sua trajetória de vida. Ela escolheu contribuir com a nossa cidade atuando na alta gestão governamental. Juliana é uma mulher de visão estratégica, ela tem uma capacidade de liderança que só quem trabalhou com ela sabe expressar e dizer. Ela fala com o olhar.”

“Tenho comigo que me preparei a vida toda e hoje fiquei muito reflexiva, pensativa. Esse momento hoje é uma grande oportunidade de retribuir a todas as pessoas que compõem essa história, essa trajetória”, disse Juliana emocionada. “Me sinto muito honrada em ser filha de Araraquara e contem comigo para o que der e vier, que Araraquara é o meu porto seguro, é onde se assenta minha vida, é onde consegui construir essa trajetória, onde o serviço público me proporcionou todas essas possibilidades e oportunidades”, concluiu.

Estiveram presentes o presidente da Casa de Leis, vereador Paulo Landim (PT), o vereador Guilherme Bianco (PCdoB), a deputada estadual e ex-vereadora Thainara Faria (PT), o ex-vereador Toninho do Mel (PT), o secretário especial da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alan Silva, o chefe de Gabinete da Prefeitura, Renato Ribeiro, o vice-prefeito Damiano Neto (Progressistas), e os secretários municipais de Administração (Juliana Lujan), Assistência e Desenvolvimento Social (Jacqueline Barbosa), Comunicação (Priscila Luiz), Desenvolvimento Urbano (Sálua Poleto), Direitos Humanos e Participação Popular (Marcelo Mazeta), Educação (Clélia Mara dos Santos), Esportes e Lazer (Milena Pavanelli), Governo (Donizete Simioni), Justiça e Cidadania (Mariamália de Vasconcellos), Meio Ambiente e Sustentabilidade (José Carlos Porsani), Planejamento e Finanças (Adriano Altieri) e de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública (João Alberto Nogueira Júnior), além de outros representantes do governo municipal e familiares da homenageada.

A solenidade teve transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da Claro TV), no Facebook e no YouTube, e pode ser conferida na íntegra aqui.

 

Sobre a homenageada

Graduada em Ciências Econômicas pela Unesp Araraquara, mestre em Política Social pela Universidade de Brasília e especialista em Competências Gerenciais Públicas, Juliana Picoli Agatte iniciou sua a experiência no serviço público em 2001, na primeira gestão do governo do Edinho Silva.

Em 2006, foi para Brasília (DF), como servidora pública federal na área de Desenvolvimento de Políticas Sociais. E anos depois, retornou a Araraquara para integrar a equipe de governo do prefeito Edinho na segunda gestão. Foi secretária de Planejamento e Participação Popular e de Gestão e Finanças, entre 2017 e 2020. Depois, assumiu o cargo de secretária de Governo, Planejamento e Finanças em 2021 e permaneceu até o início de 2023, quando recebeu convite para ser secretária executiva do Ministério do Esporte do Governo Federal.

A Secretaria tem por objetivo auxiliar a ministra na supervisão e coordenação das atividades das secretarias nacionais integradas à estrutura do ministério e na definição das diretrizes e políticas públicas. No Governo Federal desde 2006, trabalhou também no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, na Secretaria de Políticas para Mulheres e na Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

Juliana recebe o título em reconhecimento pelos 20 anos de experiência no setor público e pelo trabalho realizado em Araraquara.


Publicado em: 16 de outubro de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 26/04

26 de abril de 2024

Feiras Na sexta-feira (26), das 19 às 22 horas, a Feira da Lua acontece na Praça das Bandeiras João Colturato “Zinho”, no Centro, com a participação de 25 expositores, entre artesãos e empreendedo...



Agenda Esportiva – 26/04

26 de abril de 2024

Futebol de base Duas equipes das categorias de base da Ferroviária jogam neste final de semana pelo Campeonato Paulista. No sábado (27), a partir das 9 horas, o sub-15 e o sub-17 enfrentam o Porto...



Produtora cultural Maria Bernadete Passos recebe Título de Cidadã Araraquarense

26 de abril de 2024

  Atriz, educadora, diretora, roteirista, produtora cultural, idealizadora da Festa Literária da Morada do Sol (FliSol). Essa é Maria Bernadete Passos, que recebeu o Título de Cidadã Araraquarense...



Jomi

26 de abril de 2024

Araraquara disputará na próxima semana, em Bebedouro, a fase regional dos Jogos da Melhor Idade (Jomi). A competição, que é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, é destinada às pessoas...



Pint of Science (26/04)

26 de abril de 2024

Nos dias 13, 14 e 15 de maio, Araraquara será uma das cidades em todo o mundo que irão receber o “Pint of Science”, maior debate científico do mundo que ocorre fora das universidades. O festival oc...



Dia da Dança

26 de abril de 2024

As comemorações do Dia da Dança serão realizadas no sábado (27) e no domingo (28), no Teatro Municipal, com ingressos gratuitos. A programação do domingo terá duas apresentações, às 16 e 19 horas,...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!