1423
A apreensão faz parte do cotidiano de Marli e Luiz Carlos Redondo. Há um ano e meio, desde que se mudaram para a esquina da Rua Expedicionários do Brasil (Rua 8) com a Avenida Sebastião Lacerda Correa, cada som de buzina ou frenagem é um pesadelo para a família, e o portão amassado explica o motivo. “Já entraram três vezes no nosso portão. Ainda bem que ele é forte, mas, de tanto remendar, uma hora vai perder a resistência, e aquela coluna de madeira não vai segurar um carro, vai derrubar toda a garagem”, prevê Marli.
Os acidentes acontecem principalmente porque os motoristas que trafegam pela Rua 8 desrespeitam com frequência a sinalização que indica “Pare” na esquina e se movimentam em alta velocidade, apesar da faixa de pedestres que encontram no meio do quarteirão, correspondente ao portão de saída do Centro de Educação e Recreação (CER) “Carmelita Garcez” – Unidade 2. “Se todos respeitassem as leis do trânsito, nada disso teria acontecido”, observa Redondo.
O problema pode estar próximo de uma solução. Na tarde de terça-feira (17), a vereadora Thainara Faria (PT) esteve no local, acompanhada pelo coordenador de Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro, e pelo engenheiro Daniel Gatti Robles, da Controladoria do Transporte de Araraquara (CTA), para avaliarem a situação. A parlamentar já havia encaminhado ao Executivo uma indicação solicitando a resolução do problema. Carneiro informou que, na primeira quinzena de janeiro de 2020, será instalada uma lombofaixa na saída do CER. “Isso fará com que o motorista seja obrigado a reduzir a velocidade, e os carros chegarão à esquina mais devagar, o que facilitará a frenagem no ‘Pare’”, acredita. “Esperamos que essa medida resolva o problema. Se houver mais algum acidente depois disso, reavaliaremos.”
A família torce para que a medida dê certo. “É cruel, viu? Nenhum motorista pagou os danos até hoje. Alguns chegam a dizer que eu não levei prejuízo, eles sim, porque vão ter que consertar o carro”, conta Marli.
Vila Xavier
Outra saída de estudantes que ficará mais segura a partir de janeiro é a da Escola Estadual (EE) “Dorival Alves”, na Vila Xavier. A diretora da escola havia procurado o gabinete da vereadora Thainara pedindo um dispositivo que obrigasse os motoristas a reduzirem a velocidade no portão da escola, o que não ocorre com a simples presença da faixa de pedestres. Também nesse caso, a parlamentar havia encaminhado uma indicação à Prefeitura.
Carneiro e Robles fizeram as medições e marcações necessárias para a instalação da lombofaixa, também prevista para a primeira quinzena de janeiro. “Se não houver contratempos, ela estará instalada na volta às aulas”, adianta Robles.
Para Thainara, “é de extrema importância garantir a segurança das crianças e adolescentes a partir das melhoras na sinalização nas proximidades da escola. Para nós, é uma demanda que tem prioridade”.
Cruzeiro do Sul
Thainara também conferiu uma obra que tinha sido solicitada pelos moradores do Jardim Cruzeiro do Sul: uma lombofaixa e uma faixa de pedestres na Rua Mário Barbugli. “Era um pedido antigo da população, porque no outro quarteirão há uma creche. As mães vêm fazer compras no supermercado com as crianças depois das aulas e muitas saem correndo, brincando. Os carros passavam a alta velocidade, e criava-se uma situação muito perigosa”, conclui.
Confira as fotos aqui
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A equipe de Natação do Sesi Araraquara promove, no sábado (7), uma captação de atletas voltada à formação da equipe de competição para a temporada 2026. A avaliação técnica acontece das 14 às 16 ho...
O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...
O Centro Esportivo “José Maria Melhado” precisa de melhorias gerais e revitalização das quadras, do campo, dos equipamentos públicos e da infraestrutura como um todo. O apontamento é feito pelo ver...
Reclamações recorrentes sobre as condições de conservação da Unidade de Saúde da Família (USF) “Wilson Antunes Pereira”, localizada no Parque das Laranjeiras, motivaram o vice-presidente da Câmara,...
Em resposta ao Requerimento nº 2143/2025, da vereadora Fabi Virgílio (PT), a Prefeitura explica de que forma está se adaptando às normas da Portaria MTE nº 1.419/2024, sobre o gerenciamento dos Fat...
Dança Danças de Pernambuco que unem o brincar ao ritmo e à resistência. Entre passos vibrantes, cantos, jogos corporais e musicalidade, as aulas promovem vivências coletivas que valorizam a tradiç...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.