Notícias



Mesa Redonda 'Lei de Planejamento Familiar e suas implicações para a realização da Laqueadura: avanços e desafios'



24


A violência contra a mulher é histórica e atravessa diferentes modelos econômicos, têm raízes culturais presentes, independente de raça e etnia.

Em 1981 o dia 25 de novembro foi declarado Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher como justa homenagem às heroínas da República Dominicana brutalmente assassinadas em 1960.

O problema da violência contra a mulher não é isolado, ele envolve ações afetivas, sonhos, partidos, projetos de vida, vergonha e humilhações. Muitas vezes ele acontece na própria família, sendo que a mulher prefere o silêncio e o sofrimento solitário a denúncia, com o objetivo de preservar a união familiar e evitar o rompimento de seus vínculos.

A cidade de Araraquara conta com diversas políticas públicas para a defesa de mulheres que são vítimas de violência doméstica.

Pensando esta questão, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara realizou, na última segunda-feira (23), no Plenarinho da Casa de Leis, a Mesa Redonda intitulada “Lei de Planejamento Familiar e suas implicações para a realização da Laqueadura: avanços e desafios”, que fez parte da programação do Seminário da Não Violência Contra a Mulher realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres.

A iniciativa desta mesa originou-se do debate travado durante a 4ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (IV CMPM). Na ocasião muitas participantes apresentaram demandas referentes ao processo de esterilização feminina e da dificuldade que as mulheres têm tido para acessar esta política. Assim, para que o município pudesse qualificar o debate acerca do tema e garantir que suas demandas fossem devidamente representadas na Conferência Estadual de Política para as Mulheres, compuseram a Mesa as Delegadas Municipais eleitas na IV CMPM, a vereadora Edna Martins que coordenou os debates, Maria Regina Rolfsen Francisco Chediek, Gianny Trevisóli, Amanda Vizoná e Fátima Correa.

A discussão suscitou diversas questões que serão apresentadas à Assistente Social do Ambulatório da Saúde da Mulher, Manuela de Alencar Faleiros, no próximo dia 2 de dezembro. Na ocasião a assistente social apresentará dados sobre as laqueaduras realizadas no Sistema Único de Saúde (SUS) do município. Essas informações subsidiarão a elaboração de um documento final que será apresentado à população de Araraquara e levado à Conferência Estadual das Mulheres, que será realizada nos dias 13 e 14 de dezembro.

Na sequência, as Delegadas e junto com o Conselho Municipal da Mulher se reunirão com Secretaria Municipal da Saúde com o objetivo de obter informações sobre a possibilidade e a viabilidade de migração do procedimento de esterilização feminina para a Maternidade Gota de Leite, de forma a reduzir a fila de espera pelo procedimento.

"Nosso propósito é qualificar cada vez mais as pessoas que atuam diretamente com a aplicação da Lei de Planejamento Familiar e garantir que os direitos conquistados pelas mulheres ao longo desses anos sejam devidamente respeitados e universalmente garantidos", afirmou Edna Martins.


Publicado em: 25 de novembro de 2015

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Escola do Legislativo

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

EL da Câmara participa da 1ª Semana Nacional da Educação Legislativa

10 de maio de 2024

A Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara participará da 1ª Semana Nacional da Educação Legislativa, que acontecerá de 13 a 17 de maio. A ação, promovida pela Associação Brasil...



Escola do Legislativo da Câmara realiza curso de formação sobre autismo

29 de abril de 2024

O Plenário da Câmara Municipal de Araraquara ficou lotado durante a manhã desta segunda-feira (29), onde foi realizado, também no modo online, o Curso de Formação Básica sobre o Transtorno do Espec...



Mostra de literatura contemporânea apresenta trabalho de escritores araraquarenses

26 de abril de 2024

A primeira fase da “Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense – edição 2024” aconteceu na tarde da quinta-feira (25), no Plenário da Câmara Municipal, com a apresentação do trabalho de 12 es...



Câmara recebe ‘Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense’

24 de abril de 2024

Até o dia 10 de maio, o saguão da Câmara Municipal de Araraquara recebe a exposição da “Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense – edição 2024”. A atividade faz parte do Fórum Municipal de...



Biblioterapia? Palestra na Câmara mostra como livros podem ser aliados da saúde mental

18 de abril de 2024

Você já ouviu falar de biblioterapia? “’Biblio o quê?’ é o que eu mais escuto”, iniciou Cidinha Pardini, biblioterapeuta, psicanalista, escritora e membro da Academia Araraquarense de Letras, em pa...



Podcast apresenta informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

15 de abril de 2024

Está no ar o 11º episódio do podcast da Escola do Legislativo: “Abril Azul – Uma conversa sobre o TEA”. O programa apresenta um debate sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), atendendo ao Fór...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!