Notícias



Parlamento Jovem tem início no Colégio Natureza

O Curso de Formação Política acontecerá em 33 escolas municipais, estaduais e particulares de Araraquara, com alunos do nono ano, até o dia 12 de maio

36


A Escola do Legislativo, juntamente com os professores do Laboratório de Política e Governo da Unesp Araraquara, esteve no Colégio Natureza, na segunda-feira (3), para o início do projeto Parlamento Jovem 2017, que tem o objetivo de aproximar os estudantes da Casa de Leis.

“O Parlamento Jovem é um projeto que tem um escopo nacional e o grande objetivo dele é levar formação política para jovens de forma suprapartidária, para que eles consigam entender como funciona o sistema político brasileiro, e que a política não está restrita necessariamente aos espaços institucionais, sendo uma ferramenta que permite nossa convivência em sociedade”, explica uma das professoras do projeto, Maira Lopes. “Além dessa dimensão, o Parlamento Jovem traz toda uma explicação de como funciona o sistema eleitoral, a Câmara, para que os alunos entendam como funciona o Poder Legislativo, inclusive que se qualifiquem para conseguirem acompanhar os seus representantes políticos”, completa.

O Curso de Formação Política acontecerá em 33 escolas municipais, estaduais e particulares de Araraquara, com alunos do nono ano, até o dia 12 de maio. Segundo Carlos Eduardo Tauil, do Laboratório de Política da Unesp, a ideia é mostrar para os alunos que a política está no dia a dia de toda a sociedade. “Buscamos exemplos de como eles, dentro da sala de aula, também fazem política, e vamos transformando esse ambiente micro, de tomada de decisões na sala de aula, para ambientes mais macros, levando exemplos para a Câmara Municipal, dos Deputados, Senado e outros.”

O cientista político e professor apoiador do projeto, Bruno Souza da Silva, destacou a importância deste. “Temos um desafio no mundo contemporâneo que é em relação a como aproximar o jovem da política, no sentido de ele entender que é parte importante em tudo aquilo que ocorre no espaço público. Fazer educação política significa organizar as informações sobre o universo da política que chegam ao jovem de forma totalmente distorcida e muitas vezes enviesada, e fazer com que se transforme em conhecimento, que permita a ele debater um pouco melhor, entender um pouco mais o que é a vida pública.”

“Esse projeto é de fundamental importância para os nossos alunos, principalmente quando percebemos que nosso país tem um déficit muito grande na questão da participação das pessoas na vida política do país. O Parlamento Jovem vem favorecer bastante a formação de pessoas mais críticas e mais participativas politicamente”, afirmou a diretora do Colégio Natureza, Maria Teresa Fernandes.

A aluna Carolina Evangelista Ferreira aprovou a aula. “Achei bem interessante, pois eles explicaram que a política não está só ligada com a corrupção, mas que é uma ferramenta para convivermos em coletividade.”

“Estou achando muito legal, pois é um jeito de fazer os alunos se interessarem pela política, explica sobre as matérias que falam que só tem corrupção na política e ajuda a nos interessarmos mais pela política”, finalizou o aluno Mateus Lima de Souza Branco.

A sessão do Parlamento Jovem está prevista para acontecer no dia 14 de setembro, com 36 alunos, sendo 18 titulares e 18 suplentes, no Plenário da Câmara Municipal.

 

Atividades do Parlamento Jovem

O Parlamento Jovem envolve as etapas de curso sobre o Poder Legislativo para professores e coordenadores, curso de formação política nas escolas, oficina de processo legislativo, seleção interna das proposituras, entrega da documentação, seleção na Câmara Municipal, plantão de dúvidas, visita guiada à Câmara e aos gabinetes dos vereadores, pré-vivência e Sessão Oficial Jovem.


Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

EL da Câmara participa da 1ª Semana Nacional da Educação Legislativa

10 de maio de 2024

A Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara participará da 1ª Semana Nacional da Educação Legislativa, que acontecerá de 13 a 17 de maio. A ação, promovida pela Associação Brasil...



Escola do Legislativo da Câmara realiza curso de formação sobre autismo

29 de abril de 2024

O Plenário da Câmara Municipal de Araraquara ficou lotado durante a manhã desta segunda-feira (29), onde foi realizado, também no modo online, o Curso de Formação Básica sobre o Transtorno do Espec...



Mostra de literatura contemporânea apresenta trabalho de escritores araraquarenses

26 de abril de 2024

A primeira fase da “Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense – edição 2024” aconteceu na tarde da quinta-feira (25), no Plenário da Câmara Municipal, com a apresentação do trabalho de 12 es...



Câmara recebe ‘Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense’

24 de abril de 2024

Até o dia 10 de maio, o saguão da Câmara Municipal de Araraquara recebe a exposição da “Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense – edição 2024”. A atividade faz parte do Fórum Municipal de...



Biblioterapia? Palestra na Câmara mostra como livros podem ser aliados da saúde mental

18 de abril de 2024

Você já ouviu falar de biblioterapia? “’Biblio o quê?’ é o que eu mais escuto”, iniciou Cidinha Pardini, biblioterapeuta, psicanalista, escritora e membro da Academia Araraquarense de Letras, em pa...



Podcast apresenta informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

15 de abril de 2024

Está no ar o 11º episódio do podcast da Escola do Legislativo: “Abril Azul – Uma conversa sobre o TEA”. O programa apresenta um debate sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), atendendo ao Fór...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!