Notícias



Prefeitura responde sobre irregularidades no programa Minha Casa Minha Vida

Questionamentos partiram do vereador Rafael de Angeli (PSDB)

1283


No dia 10 de agosto, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) encaminhou ao Executivo o Requerimento nº 788/2020, no qual solicitava informações sobre a apuração de irregularidades cometidas por pessoas contempladas no programa “Minha Casa Minha Vida” em Araraquara. No documento, o parlamentar indagava se as violações de contrato eram constatadas, a quantidade de imóveis em situação irregular, os responsáveis pela fiscalização dos casos e qual o procedimento adotado quando irregularidades são constatadas.

A Prefeitura enviou à Câmara Municipal um Ofício de resposta no dia 17 de agosto, assinado pela coordenadora executiva de Habitação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Mara Gomes. Ela esclarece que “desde 2011, a então Secretaria de Habitação está incumbida da implantação do Programa Federal de moradia popular. A seleção das famílias foi por ela mesma executada e é certo que esse processo acabou beneficiando famílias que não preenchem os critérios do programa, seja por informações insuficientes ou por inverdades declaradas pelos beneficiários, o que em pouco tempo repercutiu nas irregularidades”.

A coordenadora explica que “o beneficiário fere o contrato quando vende, aluga, cede ou abandona o imóvel, caracterizando transferência irregular passível de nulidade do contrato. Desde 2016, este setor, hoje Coordenadoria de Habitação, subordinada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano, fiscaliza, com base em denúncias, as ocupações irregulares nos empreendimentos. Em meados de 2016, foi instaurado o Inquérito Civil 1.34.017.00015112016-11, buscando ações concretas para sanar as irregularidades”.

Quanto à responsabilidade, esta é compartilhada pela Prefeitura e pela Caixa Econômica Federal (CEF). O município recebe a indicação, fiscaliza as irregularidades e encaminha os registros à CEF, solicitando distrato e implantação do Projeto Social de Pré e Pós-Ocupação. “A CEF, por sua vez, deve constatar as denúncias recebidas do município e tomar os procedimentos cabíveis quanto ao cancelamento dos contratos, a reintegração de posse e a contratação de novo beneficiário indicado pelo município”, acrescenta Mara.

 

Os números

A coordenadora anexou à resposta uma tabela referente à situação atual dos empreendimentos do projeto nos bairros Anunciata Barbieri, Romilda Barbieri, Maria Helena Barbieri, Jardim Valle, Valle Verde, Jardim São Rafael e Residencial dos Oitis.

De acordo com as informações, foram realizadas, até o momento, 821 vistorias, que resultaram em 454 processos, dos quais 211 foram considerados improcedentes.

As irregularidades apuradas foram venda (96 casos), aluguel (80), cessão (46) e abandono (145), totalizando 367 casos, que resultaram no envio de 467 ofícios à CEF.

As devolutivas da CEF foram 125: 63 denúncias foram consideradas improcedentes, 31 estão aguardando resposta e 148 foram consolidadas.

A Coordenadoria informa, ainda, que há Ações Civis Públicas em curso relativas às regiões do Grande Valle Verde, Jardim São Rafael e no Residencial Oitis, buscando a efetivação das regularizações.

A resposta completa pode ser conferida aqui.


Publicado em: 11 de setembro de 2020

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

FliSolzinha (17/09)

17 de setembro de 2025

As atividades da FliSolzinha acontecem na quinta-feira (18) no Sesc. Destinada às crianças da rede pública municipal, a iniciativa busca aproximar crianças e livros e faz parte da programação infan...



PAT (17/09/25)

17 de setembro de 2025

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara oferece 26 vagas para diversas áreas, incluindo ajudante de pedreiro (5), auxiliar administrativo PCD (1), auxiliar para instalação de coif...



Pets & Cia. (17/09)

17 de setembro de 2025

A feira Pets & Cia. será realizada no sábado (20), das 10 às 19 horas, no Parque Infantil, com entrada gratuita, reunindo mais de 60 expositores de gastronomia e bem-estar animal. O evento oferece...



Vagas (17/09)

17 de setembro de 2025

Estão abertas, até o dia 30, as inscrições para vagas na Educação Infantil referentes ao ano letivo de 2026 e destinadas a crianças de 0 a 5 anos de idade. Gestantes também poderão realizar a pré-i...



Documento pede sinalização de trânsito no Victório de Santi II

17 de setembro de 2025

Em Indicação encaminhada à Prefeitura, o vereador Cristiano da Silva (PL) pede a implementação de sinalização de trânsito horizontal e vertical em todo o Jardim Victório Antônio de Santi II.   “A...



Ampliação do horário de funcionamento do Parque Botânico é proposta em documento

17 de setembro de 2025

O vereador Alcindo Sabino (PT) apresentou a Indicação nº 4248/2025, solicitando à Prefeitura de Araraquara a extensão do horário de funcionamento do Parque Botânico Municipal. Atualmente, o espaço...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!