Notícias



Projeto busca conscientizar sobre combate ao trabalho infantil

De autoria da vereadora Thainara Faria (PT), proposta está em tramitação na Câmara Municipal de Araraquara

47


Com o intuito de tornar permanentes as discussões sobre o combate ao trabalho infantil no município de Araraquara, a vereadora Thainara Faria (PT) apresentou projeto de lei que institui o Dia Municipal de Enfrentamento ao Trabalho Infantil.

“Pretendemos com este projeto ampliar as discussões na cidade de Araraquara e toda região sobre o combate ao trabalho infantil e sobre as práticas ilegais que são recorrentes em muitos municípios brasileiros, violando os direitos das crianças e adolescentes. A Constituição Federal, combinada com o Estatuto da Criança e do Adolescente e outras legislações, define diretrizes de proteção aos direitos das crianças e adolescentes, no sentido de impedir a exploração e a violação de direitos básicos e essenciais à vida, protegendo-os de toda e qualquer omissão e falta de amparo praticados por seus tutores ou responsáveis”, argumenta a parlamentar.

Thainara enfatiza que Araraquara conta com uma equipe empenhada no combate ao trabalho infantil através da Comissão Municipal Permanente do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Competi), composta por membros de setores diversos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de entidades. O objetivo é que a cidade possa avançar nas ações sobre o tema.

“Com a aprovação do nosso projeto, será possível endossar ainda mais o trabalho da Competi e dar visibilidade a este projeto no calendário oficial de eventos do município, como uma data de proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Nosso objetivo é trabalhar junto com a sociedade e o Poder Público, promovendo debates e ações, em que sejam construídas políticas que, efetivamente, façam a diferença na vida de todos os jovens que ainda sofrem com a exploração infantil na cidade de Araraquara”, finaliza a vereadora.

O Dia Municipal de Enfrentamento ao Trabalho Infantil será comemorado anualmente em 12 de junho, podendo ser celebrado com reuniões, palestras, seminários, campanhas de conscientização e outras ações que reforcem a importância do enfrentamento ao trabalho infantil no município de Araraquara.

As atividades deverão estimular o debate junto ao Poder Público para o avanço de políticas públicas que visam conscientizar e informar a sociedade sobre as consequências do trabalho infantil.

Importante lembrar que os recursos necessários para atender as despesas com a execução da lei serão obtidos mediante parceria com a iniciativa privada ou governamental, sem acarretar ônus para o município.


Publicado em: 29 de abril de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova nove projetos em Sessão Extraordinária nesta quinta (9)

09 de maio de 2024

  Dez projetos estavam relacionados para a Sessão Extraordinária que ocorreu na tarde desta quinta-feira (9), no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara. Ao final da sessão, nove deles estavam...



Audiência discute ações estratégicas para redução de risco de desastres em Araraquara

09 de maio de 2024

Na tarde da quarta-feira (8), a Câmara Municipal realizou a Audiência Pública “Plano de Ação Estratégica de Redução de Risco de Desastres de Araraquara: Diagnóstico e Propostas”. De iniciativa da v...



Ritmos

09 de maio de 2024

Neste sábado (11), o Parque Infantil receberá o aulão aberto de ritmos do projeto "Amo Viver", com o propósito de celebrar o Dia das Mães, que neste ano se comemora no domingo (12). Conduzida pelo...



Covid-19 e dengue (09/05)

09 de maio de 2024

Araraquara registrou, nesta quinta-feira (9), mais 1 caso positivo de Covid-19. Portanto, a cidade soma 7.131 casos confirmados em 2024. Três pacientes estão internados, sendo 1 na enfermaria e 2 n...



Saúde atendeu 156 adolescentes grávidas nos últimos seis meses

09 de maio de 2024

O Brasil ocupa o 2º lugar entre países da América e Caribe em gravidez de adolescentes. Em média, são 66 bebês que nascem da barriga de mil meninas entre 14 e 19 anos, segundo a Organização Pan-Ame...



Unidade de Retaguarda do Melhado ainda não oferece exames de Endoscopia e Colonoscopia

09 de maio de 2024

Inaugurada em maio de 2022, a Unidade de Retaguarda às Urgências e Diagnóstico “Doutor José Roberto Poletti”, antigo Pronto-Socorro do Melhado, recebeu recentemente mais uma visita de fiscalização...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!