SIGA-NOS:

Notícias



Projeto de lei na Alesp denomina ‘Prof. José Arana Varela’ a Fatec Araraquara

Por indicação do vereador Jéferson Yashuda, projeto foi apresentado pelo deputado Marcos Zerbini


Um projeto de lei em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) denomina “Prof. José Arana Varela” a Faculdade de Tecnologia de Araraquara (Fatec), unidade de ensino superior tecnológico do Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza” (Ceeteps).

Por indicação do vereador Jéferson Yashuda (PSDB), o deputado estadual Marcos Zerbini (PSDB) apresentou o Projeto de Lei nº 1.309/2019, que presta homenagem ao professor José Arana Varela, falecido em 17 de maio de 2016, aos 72 anos de idade, após três anos de luta contra o câncer.

Professor titular do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista, em Araraquara, Varela foi o primeiro docente da Unesp a assumir o cargo de diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da Fapesp. Foi também membro do Conselho Superior da Fundação de 2004 a 2010 e seu vice-presidente de 2007 a 2010.

Varela foi presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais, fundador e diretor da Agência Unesp de Inovação e coordenador em Inovação do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) da Fapesp, dirigido pelo professor emérito da UFSCar, Elson Longo da Silva, parceiro inseparável de Varela. O CDMF também recebe investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Nascido em Martinópolis, interior de São Paulo, em 11 de abril de 1944, graduou-se em Física pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado em Física pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e doutorado em Ciência de Materiais pela University of Washington.

Era membro do Conselho Superior de Inovação e Competitividade da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), da Sociedade Brasileira de Física, da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e da Academia Brasileira de Ciências.

Varela também era membro da World Academy of Ceramics, da American Ceramic Society, do Conselho de Curadores da Ceramic and Glass Industry Foundation, e da Materials Research Society.

Recebeu vários prêmios e honrarias, entre os quais o Prêmio Epsilon de Ouro, da Sociedade Espanhola de Cerâmica e Vidro – o primeiro não espanhol a receber a distinção –, o Prêmio Scopus Elsevier, pela sua contribuição para a ciência no Brasil, o Global Star Award (2013) e o Bridge Building Bridge Award (2014), os dois últimos da American Ceramic Society.

Como pesquisador, Varela tinha grande experiência em ciência de materiais, com ênfase em materiais cerâmicos, especialmente em estudos com filmes finos, materiais ferroeletricos e dielétricos, varistores, propriedades de contorno de grãos e sinterização. Manteve forte intercâmbio com instituições de pesquisa na Espanha, França, Estados Unidos, Eslovênia e Itália.

Foi membro do corpo editorial de diversas revistas, entre as quais Ceramics International, Science of Sintering, Cerâmica e Materials Research.

Publicou mais de 500 artigos em revistas internacionais, possui 15 pedidos de privilégios e gerou mais de 500 trabalhos em congressos. Desenvolveu mais de 35 projetos e convênios com os governos federal e estadual e também com empresas. Orientou e co-orientou mais de 50 teses e dissertações. Recebeu mais de 20 prêmios e menções honrosas, incluindo o Prêmio Épsilon de Ouro da Sociedade Espanhola de Cerâmica e Vidro.

 

Assessoria de gabinete do vereador Jéferson Yashuda (PSDB)


Publicado em: 20 de dezembro de 2019

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

Ecofalante

12 de agosto de 2020

A 9ª Mostra de Cinema Ecofalante tem início hoje e apresentará 98 filmes e oito debates sobre meio ambiente totalmente on-line e gratuitos, até 20 de setembro. Informações no site https://ecofalant...



Semana da Juventude

12 de agosto de 2020

A Semana da Juventude apresenta, na quinta-feira (13), as lives "Juventude: Empreendedorismo e inovação", às 14 horas, e "Jovens que se conectam por Araraquara", às 15h30, nas redes sociais da Pref...



Animação

12 de agosto de 2020

Banda Dona Malvina apresenta pop, rock, brega, samba e clássicos sertanejos, no programa Cultura em Rede desta quarta-feira (12), às 20 horas, na TV Web ParticipAtiva (canal da Prefeitura no YouTube).



Solidariedade

12 de agosto de 2020

Na ação solidária promovida pela Paróquia Santo Antônio e pelo Movimento Focolares no último fim de semana, foram arrecadados 700 kg de alimentos, além de produtos de limpeza e higiene. A Rede de S...



Balanço Covid-19

12 de agosto de 2020

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara divulgou o balanço de atendimentos relativos à Covid-19 até 10 de julho. Foram 14.382 atendimentos na UPA da Vila Xavier; 204 pacientes internados...



Coronavírus no mundo (12/08)

12 de agosto de 2020

20.412.501 casos confirmados; 744.311 mortes.Fonte: Universidade Johns Hopkins (Atualização: 12/08, às 13h27)