1074
Após um ano letivo de trabalho pedagógico com o sussurrofone, a secretária municipal da Educação, Clélia Mara Santos, apresentou, na quarta-feira (29), os resultados do projeto piloto ao presidente da Comissão de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social da Câmara Municipal, vereador Gerson da Farmácia (MDB), que sugeriu a utilização do recurso na alfabetização do município no início de 2019.
Com os resultados positivos apresentados pela pasta, Gerson formalizou a Indicação nº 396/2020, para que o projeto tenha continuidade e seja estendido dentro da rede de educação municipal.
Projeto piloto
O “sussurrofone” é uma ferramenta montada com peças de PVC e tem o objetivo de auxiliar na alfabetização, pois, o estudante tem a possibilidade de escutar a própria voz que passa pelo cano e chega com nitidez até o ouvido. Ao dizer e ouvir as palavras pelo aparelho, a criança, por exemplo, fica mais concentrada no que está escutando, diminuindo erros na escrita. Esse e outros benefícios foram comprovados durante o projeto desenvolvido pelo município.
Participaram da iniciativa estudantes do 1º, 2º e 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) "Rafael de Medina”. Ao final do ano, as educadoras destacaram: melhora na concentração dos alunos durante as atividades de leitura individual; melhor discriminação dos sons, permitindo ao próprio aluno identificação e correção do erro; avanço na entonação e sinais de pontuação durante a leitura; possibilidade de treinamento para leitura em voz, aumentando a confiança do aluno.
Segundo a secretária, a experiência foi positiva. “O sussurrofone é um recurso a mais para o processo de alfabetização, trazendo o lúdico para as atividades. Continuaremos o projeto com as turmas já envolvidas e sugeriremos que mais escolas utilizem essa ferramenta para trabalhar os componentes da nossa base curricular.”
O vereador, que conheceu o instrumento através de um projeto desenvolvido no Paraná, ficou satisfeito com os resultados. “Muito bom saber que o sussurrofone contribui para o processo de aprendizagem dos alunos. Espero que as novas experiências também sejam positivas.”
Também participaram da reunião os supervisores de ensino da Secretaria Municipal de Educação, Fernando Diana e Rosana Cristina Carvalho Fraiz.
Confira as fotos aqui
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A importância da gestão correta de resíduos na construção de uma sociedade mais sustentável foi abordada em uma palestra realizada pela Escola do Legislativo (EL) no Plenário da Câmara, na tarde de...
A Prefeitura lançou o edital de Chamada Pública nº 001/2025 do Programa Municipal de Agricultura de Interesse Social (Pmais), que vai adquirir alimentos da agricultura familiar para famílias em sit...
Na terça-feira (8), a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento realizará o recebimento itinerante de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Assentamento Bela Vista do Chibarro, das...
A Sessão Cidadã de julho acontece no dia 31, às 15 horas, no Plenário da Câmara. A iniciativa, prevista nos artigos 185-A a 185-F do Regimento Interno, permite que cidadãos araraquarenses apresente...
O vereador Coronel Prado (Novo) apresentou uma indicação solicitando à Prefeitura a realização de estudos técnicos e a adoção de medidas concretas para a implantação de um espaço público destinado...
A Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Araraquara recebeu o Diploma de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Araraquara na noite da sexta-feira (27) na sede de campo da entidade. A h...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.