1371
Após um ano letivo de trabalho pedagógico com o sussurrofone, a secretária municipal da Educação, Clélia Mara Santos, apresentou, na quarta-feira (29), os resultados do projeto piloto ao presidente da Comissão de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social da Câmara Municipal, vereador Gerson da Farmácia (MDB), que sugeriu a utilização do recurso na alfabetização do município no início de 2019.
Com os resultados positivos apresentados pela pasta, Gerson formalizou a Indicação nº 396/2020, para que o projeto tenha continuidade e seja estendido dentro da rede de educação municipal.
Projeto piloto
O “sussurrofone” é uma ferramenta montada com peças de PVC e tem o objetivo de auxiliar na alfabetização, pois, o estudante tem a possibilidade de escutar a própria voz que passa pelo cano e chega com nitidez até o ouvido. Ao dizer e ouvir as palavras pelo aparelho, a criança, por exemplo, fica mais concentrada no que está escutando, diminuindo erros na escrita. Esse e outros benefícios foram comprovados durante o projeto desenvolvido pelo município.
Participaram da iniciativa estudantes do 1º, 2º e 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) "Rafael de Medina”. Ao final do ano, as educadoras destacaram: melhora na concentração dos alunos durante as atividades de leitura individual; melhor discriminação dos sons, permitindo ao próprio aluno identificação e correção do erro; avanço na entonação e sinais de pontuação durante a leitura; possibilidade de treinamento para leitura em voz, aumentando a confiança do aluno.
Segundo a secretária, a experiência foi positiva. “O sussurrofone é um recurso a mais para o processo de alfabetização, trazendo o lúdico para as atividades. Continuaremos o projeto com as turmas já envolvidas e sugeriremos que mais escolas utilizem essa ferramenta para trabalhar os componentes da nossa base curricular.”
O vereador, que conheceu o instrumento através de um projeto desenvolvido no Paraná, ficou satisfeito com os resultados. “Muito bom saber que o sussurrofone contribui para o processo de aprendizagem dos alunos. Espero que as novas experiências também sejam positivas.”
Também participaram da reunião os supervisores de ensino da Secretaria Municipal de Educação, Fernando Diana e Rosana Cristina Carvalho Fraiz.
Confira as fotos aqui
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A 43ª Sessão Ordinária da atual legislatura da Câmara de Araraquara terá análise de alteração na Lei Orgânica do Município, veto do prefeito, créditos no orçamento público, ins...
A Câmara realizou nesta segunda-feira (24) uma Audiência Pública para debater uma proposta de alteração no Plano Diretor de Desenvolvimento e Política Ambiental de Araraquara. O evento foi convocad...
Em Indicação enviada à Prefeitura, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), pede a substituição da caixa d’água instalada no setor do Bem-Estar Animal no Parque Pinheirinho...
No final de outubro, o vereador João Clemente (Progressistas) solicitou à Prefeitura informações sobre as condições das piscinas do Complexo da Ferroviária, utilizadas para aulas gratuitas de hidro...
A realização de estudo técnico para reforma e ampliação no Centro de Educação e Recreação (CER) “Profª Maria José Pahim da Porciúncula”, localizado no Jardim Iguatemi, foi sugerida à Prefeitura pel...
No período de janeiro a agosto deste ano, a Subsecretaria de Bem-Estar Animal recolheu 1.615 animais, sendo 257 em janeiro, 220 em fevereiro, 220 em março, 179 em abril, 272 em maio, 158 em junho,...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.