Notícias



Projeto piloto com sussurrofone tem resultado positivo na educação municipal

Recurso auxilia no processo de alfabetização


Após um ano letivo de trabalho pedagógico com o sussurrofone, a secretária municipal da Educação, Clélia Mara Santos, apresentou, na quarta-feira (29), os resultados do projeto piloto ao presidente da Comissão de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social da Câmara Municipal, vereador Gerson da Farmácia (MDB), que sugeriu a utilização do recurso na alfabetização do município no início de 2019.

Com os resultados positivos apresentados pela pasta, Gerson formalizou a Indicação nº 396/2020, para que o projeto tenha continuidade e seja estendido dentro da rede de educação municipal.

 

Projeto piloto

O “sussurrofone” é uma ferramenta montada com peças de PVC e tem o objetivo de auxiliar na alfabetização, pois, o estudante tem a possibilidade de escutar a própria voz que passa pelo cano e chega com nitidez até o ouvido. Ao dizer e ouvir as palavras pelo aparelho, a criança, por exemplo, fica mais concentrada no que está escutando, diminuindo erros na escrita. Esse e outros benefícios foram comprovados durante o projeto desenvolvido pelo município.

Participaram da iniciativa estudantes do 1º, 2º e 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) "Rafael de Medina”. Ao final do ano, as educadoras destacaram: melhora na concentração dos alunos durante as atividades de leitura individual; melhor discriminação dos sons, permitindo ao próprio aluno identificação e correção do erro; avanço na entonação e sinais de pontuação durante a leitura; possibilidade de treinamento para leitura em voz, aumentando a confiança do aluno.

Segundo a secretária, a experiência foi positiva. “O sussurrofone é um recurso a mais para o processo de alfabetização, trazendo o lúdico para as atividades. Continuaremos o projeto com as turmas já envolvidas e sugeriremos que mais escolas utilizem essa ferramenta para trabalhar os componentes da nossa base curricular.”

O vereador, que conheceu o instrumento através de um projeto desenvolvido no Paraná, ficou satisfeito com os resultados. “Muito bom saber que o sussurrofone contribui para o processo de aprendizagem dos alunos. Espero que as novas experiências também sejam positivas.”

Também participaram da reunião os supervisores de ensino da Secretaria Municipal de Educação, Fernando Diana e Rosana Cristina Carvalho Fraiz.

 

Confira as fotos aqui


Publicado em: 07 de fevereiro de 2020

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Empreendedorismo feminino, plano de negócios e saúde financeira é tema de palestra

28 de março de 2024

Com o objetivo de promover o debate e o reconhecimento das mulheres no campo do empreendedorismo e da ciência, a Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara realizou, na noite de q...



Agenda Esportiva – 28/03

28 de março de 2024

Capoeira No sábado (30), às 11 horas, a praça do Yolanda Ópice recebe o projeto "Capoeira Itinerante: Gingando pela Cidade". A iniciativa busca promover a prática da modalidade, além de fortalecer...



Agenda Cultural – 28/03

28 de março de 2024

Feira No sábado (30), das 10 às 19 horas, tem a Feira Tô Em Casa, no Parque Infantil, no Centro, com trabalhos de empreendedores e artesãos da cidade e região, com uma diversidade de produtos, que...



Covid-19 e dengue (28/03)

28 de março de 2024

Araraquara registrou, nesta quinta-feira (28), mais 38 casos positivos de Covid-19. Portanto, a cidade soma 6.869 casos confirmados em 2024. São 9 pacientes internados em Araraquara: 4 em UTI e 5 e...



Reajuste no subsídio do prefeito impacta escala de trabalho dos médicos do município

27 de março de 2024

O Projeto de Lei (PL) que reajustou os valores dos subsídios de prefeito e vice-prefeito de Araraquara para R$ 29.325,00 e R$ 14.662,50, respectivamente, foi aprovado pela Câmara em Sessão Ordinári...



Ginásio da Pista passará por reforma geral

27 de março de 2024

No início de março, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) indagou a Prefeitura sobre as condições estruturais - problemas no telhado e quadras poliesportivas fechadas - do Ginásio Guilherme Fragoso Fe...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!