Notícias



Restaurantes populares recebem investimentos e cobrança de IPTU é revista



37


Durante a 72ª Sessão Ordinária, realizada na noite da terça-feira (24), os vereadores autorizaram a abertura de crédito de R$ 790 mil para aquisição de alimentos para as duas unidades do Restaurante Popular, que funcionam na cidade, para o fornecimento e distribuição diária de até 500 refeições (250 para cada restaurante popular) balanceadas que atendam os padrões nutricionais e dispositivos legais vigentes.

Câmara também aprovou projeto que autoriza Prefeitura a realizar contratação simplificada de quatro psiquiatras e três psicólogos, para atuação junto ao Creas e ao Cras, até que novo concurso possa ser realizado. A medida visa resolver, ao menos temporariamente, a falta do prestador de serviço.

 

Segurança

A Prefeitura recebeu autorização dos vereadores para abrir crédito de R$ 1.100.000,00, para a contratação de serviços de segurança e vigilância no Parque do Pinheirinho, Ginásios de Esporte, Estádio Municipal do Botânico e área de lazer do Melhado. São serviços de portaria, vigilância armada e motorizada e vigilância desarmada, em próprios municipais da Secretaria de Esportes e Lazer.

 

IPTU

Foi aprovado em segunda e última votação, projeto que revoga o Art. 18 da Lei Complementar n° 882, suspendendo a eficácia, ou seja, aplicação de uma das medidas aprovadas na revisão da Planta Genérica de Valores (PGV)/IPTU). O artigo 18 da Lei Municipal desconsiderou os descontos previstos para o Imposto Predial e Territorial Urbano no exercício de 2018, e manteve a cobrança relativa ao exercício de 2017, o que gerou cobranças indevidas aos cidadãos. Para o autor do pedido na Câmara, vereador Elias Chediek (MDB), a expectativa é de que a Prefeitura, daqui para frente, tome as providências necessárias para ressarcir os contribuintes que foram lesados.

 

Transparência nas contas públicas

Foi aprovada emenda à Lei Orgânica que inclui nas atribuições do Prefeito a obrigação de instituir o procedimento de transição de governo assim que finalizadas as eleições municipais, com a finalidade de coordenar e acompanhar os trabalhos relacionados à transferência administrativa para a gestão eleita. Unanimidade entre os vereadores, a proposição foi entendida como indispensável para a manutenção da transparência e da democracia.

 

Lei complementar

Passou pela primeira votação, de duas necessárias, o projeto que autoriza o desdobro de terrenos com áreas que resultem em lotes com áreas não inferiores a 125 metros quadrados e testada não inferior a 5,00 metros quadrados. A medida era aguardada com expectativa por diversos cidadãos e regulariza situações de fato, nas quais se permitirá que um terreno (com ou sem construção) seja desdobrado em dois lotes, para fins residenciais, desde que em respeito aos recuos e índices permitidos na lei de uso e ocupação do solo urbano, estabelecendo um mínimo de testada de acesso com 5 metros.

 

Demais projetos

Foram discutidas e aprovadas as seguintes proposições:

Projeto que altera a Lei Complementar nº 17 de modo a ajustar a imposição de multa pelo descumprimento de obrigações tributárias acessórias.

Projeto, de autoria do vereador e vice-presidente Tenente Santana (MDB), que denomina Avenida Maria Lucia Cabrera a via pública conhecida como Avenida “D”.

Projeto que dispõe sobre a desafetação de bem de uso comum do povo para bem dominical e a alienação do imóvel localizado na confluência da Rua Caetano Nigro com o Rodoanel Norte-Oeste “Dr. Octávio de Arruda Camargo”, e dá outras providências.

 

Arquivo Histórico

Passa a fazer parte do Arquivo Histórico da Câmara:

A pedido do vereador e presidente Jéferson Yashuda Farmacêutico, matéria publicada no jornal "O Imparcial", em 12 de junho de 2018, sob o título “Araraquarense premiado”.

A pedido da vereadora Thainara Faria, a “Carta de Araraquara”, extraída a partir de debates realizados no I Fórum Paulista do Movimento do Campo de Públicas, que ocorreu no campus da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”) em Araraquara, no dia 19 de maio de 2018.

 

Requerimentos

Foram apresentadas e aprovadas as seguintes solicitações:

Vereador Cabo Magal Verri pede informações à Prefeitura sobre providências em relação ao imóvel abandonado na Rua Domingos Zanin, 600.

Vereadora Juliana Damus pede apoio da Câmara de Araraquara ao Projeto de Lei 6.244/2016 que obriga hospitais de todo o país a manter em alojamento separado das demais puérperas, mulheres cuja gravidez resulte em óbito fetal.

Vereador José Carlos Porsani solicita informações à Prefeitura sobre providências em relação à segurança, limpeza, manutenção, paisagismo e população em situação de rua, na Praça do Carmo.

Vereador Rafael de Angeli pede informações à Prefeitura sobre a legislação a respeito da proibição de criar e alimentar pombos.

Vereador Elias Chediek pede que sejam oficiadas autoridades, “para manifestar absoluto repúdio à pretensão de descriminalização do aborto até a décima segunda semana de gestação”.

Presidente Jéferson Yashuda Farmacêutico manifesta apelo aos senadores para que aditem e aprovem Projeto de Lei, sobre aumento per capita do Fundeb para educação de alunos com deficiência.

Bancada do PSDB requer informações à Prefeitura sobre a área pertencente ao Daae que foi cedida à CTA e sobre projetos de expansão.

Bancada do PSDB pede informações à Prefeitura sobre funcionários terceirizados que prestam serviços ao município.


Publicado em: 24 de julho de 2018

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Alerta do Daae (16/05)

16 de maio de 2024

Por causa da falta de chuva e do elevado consumo de água verificado nas últimas semanas em função de altas temperaturas, queimadas, fuligem e poeiras, o Departamento Autônomo de Água e Esgotos de A...



Covid-19 e dengue (16/05)

16 de maio de 2024

Nesta quinta-feira (16), Araraquara registrou mais um caso positivo de Covid-19. Portanto, a cidade soma 7.137 casos confirmados em 2024. Três pacientes estão internados, todos de outros municípios...



Suspeitas de convocações irregulares de professores em Araraquara são investigadas

16 de maio de 2024

Recentemente, foi realizado um concurso público para provimento de cargos públicos de caráter efetivo para contratação de professores para a Rede Municipal de Educação. No entanto, segundo relatos...



LDO 2025: veja previsão para comunicação, esportes e desenvolvimentos urbano e econômico

15 de maio de 2024

O Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu, na tarde desta quarta-feira (15), a segunda Audiência Pública do ciclo de apresentações sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2025, con...



Horário estendido

15 de maio de 2024

A Secretaria Municipal da Saúde estendeu o horário de funcionamento até as 20 horas, todas as quintas-feiras, em 22 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O órgão também divulgou a programação semanal d...



Imóvel alvo de reclamação de moradores não se enquadra no Instituto do Abandono

15 de maio de 2024

Um imóvel localizado no Jardim do Carmo e em situação de abandono está gerando reclamações de moradores vizinhos à propriedade pelo descarte irregular de lixo, acúmulo de sujeira e pela falta de se...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!