Notícias



Resumo da 60ª Sessão Ordinária



68


Dezenas de estudantes ocuparam o plenário da Câmara Municipal na noite da terça-feira (17) para acompanhar a 60ª Sessão Ordinária, diante da expectativa de votação do projeto de lei “Escola Sem Partido”, de autoria do vereador Elton Negrini (PSDB), retirado da pauta para análise mais aprofundada da questão. Parlamentares também ocuparam a Tribuna para discorrer sobre a audiência que discutiu o tema, promovida na última quinta-feira (12).

Durante a Sessão, foram aprovados seis projetos de lei, além da inclusão, por meio da indicação do presidente da Câmara Municipal, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), para avaliação das Comissões da Casa Legislativa, de projeto de lei que visa reformular o programa “IPTU Verde”, que concede isenção parcial de Imposto Predial e Territorial Urbano para propriedades que conservarem área arborizada e adotarem outras medidas de interesse ambiental.

Em única discussão e votação, foi contemplada a propositura do vereador José Carlos Porsani (PSDB), que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos a Semana Municipal de Psicologia, a ser comemorada anualmente de 25 a 31 de agosto.

Também foi aprovada a proposta do vereador Paulo Landim (PT) denominando Avenida Antônio Gomes da Silva o conjunto de vias públicas abrangidas pela Avenida Marginal 01, lados noroeste e nordeste, localizadas no loteamento Jardim São Francisco.

De autoria da Prefeitura, foi aprovado o dispositivo que altera a Lei nº 8.667, de 2016, a qual autoriza a extinção da Companhia Tróleibus Araraquara (CTA), definindo que os documentos da referida empresa ficarão sob guarda e gerenciamento da Controladoria do Transporte de Araraquara.

O Poder Executivo foi autorizado a abrir dois créditos no orçamento em execução. O primeiro, no limite de até R$ 679.249,77, é para aquisição de material hospitalar e medicamentos para atender às demandas da atenção básica. O segundo, até o limite de R$ 385.026,08, é para despesas referentes à sinalização turística no município.

Foi aprovado, ainda, o projeto de lei, de autoria da Prefeitura, que trata da concessão de adiantamento aos servidores da Administração Municipal Direta e Indireta.

 

Requerimentos

No final da Sessão, foram aprovados cinco requerimentos, com pedidos de informações ou encaminhamento de questões. O vereador e segundo secretário Edson Hel (PPS) solicitou informações à Prefeitura sobre as linhas de transporte coletivo que atendem os bairros Selmi Dei, Valle Verde, Indaiá e Adalberto Roxo.

O vereador e primeiro secretário Edio Lopes (PT) questionou o Executivo sobre eventuais dívidas de INSS, PIS/Pasep, precatórios e fornecedores deixados pela administração anterior.

Por sua vez, parlamentares da bancada do PSDB cobram a Prefeitura quanto à situação de extrema vulnerabilidade dos moradores de rua que estão nos arredores do Gigantão.

Requerimento assinado por José Carlos Porsani (PSDB) e endereçado à Prefeitura pede dados sobre os 28 conselhos municipais existentes.

Já o vereador Zé Luiz – Zé Macaco (PPS) requisitou o número de cães e gatos castrados, chipados, resgatados e abrigados pelo Centro de Zoonoses do município.

 

Arquivo Histórico

Foi atendido o requerimento do vereador e segundo secretário Edson Hel (PPS) para que a matéria publicada no jornal “Folha da Cidade”, na edição de 9 de março de 2018, sob o título "Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias - legítimo orgulho de Araraquara", passasse a fazer parte do Arquivo Histórico da Câmara.

 

Tribuna Popular

Dois inscritos participaram da Tribuna Popular. Rogério Belmiro Tampellini, credenciado pela “Missão Apostólica de Araraquara – Associação Cristã de Beneficência”, tratou do tema “Semana Municipal de Psicologia”.

Por sua vez, Danilo Basile Forlini, credenciado por um grupo de 30 cidadãos eleitores no município, abordou o tema “Escola Sem Partido”.


Publicado em: 17 de abril de 2018

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Alerta do Daae (16/05)

16 de maio de 2024

Por causa da falta de chuva e do elevado consumo de água verificado nas últimas semanas em função de altas temperaturas, queimadas, fuligem e poeiras, o Departamento Autônomo de Água e Esgotos de A...



Covid-19 e dengue (16/05)

16 de maio de 2024

Nesta quinta-feira (16), Araraquara registrou mais um caso positivo de Covid-19. Portanto, a cidade soma 7.137 casos confirmados em 2024. Três pacientes estão internados, todos de outros municípios...



Suspeitas de convocações irregulares de professores em Araraquara são investigadas

16 de maio de 2024

Recentemente, foi realizado um concurso público para provimento de cargos públicos de caráter efetivo para contratação de professores para a Rede Municipal de Educação. No entanto, segundo relatos...



LDO 2025: veja previsão para comunicação, esportes e desenvolvimentos urbano e econômico

15 de maio de 2024

O Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu, na tarde desta quarta-feira (15), a segunda Audiência Pública do ciclo de apresentações sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2025, con...



Horário estendido

15 de maio de 2024

A Secretaria Municipal da Saúde estendeu o horário de funcionamento até as 20 horas, todas as quintas-feiras, em 22 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O órgão também divulgou a programação semanal d...



Imóvel alvo de reclamação de moradores não se enquadra no Instituto do Abandono

15 de maio de 2024

Um imóvel localizado no Jardim do Carmo e em situação de abandono está gerando reclamações de moradores vizinhos à propriedade pelo descarte irregular de lixo, acúmulo de sujeira e pela falta de se...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!