Notícias



Retomada das atividades do Clube e Escolinha de Xadrez de Araraquara é questionada

Vereador Rafael de Angeli (PSDB) busca informações sobre projeto gratuito à população


Recentemente, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) esteve em reunião na Secretaria de Esportes e Lazer com pais de alunos e a chefe da pasta, Milena Pavanelli, a presidente da Fundesport, Roseli Gustavo, o coordenador de Esportes de Alto Rendimento, Edio Lopes, e o gerente das Escolinhas de Esportes, Júlio Cezar Invenzioni Alexandre.

Dispostos a colaborar com a volta da modalidade, os pais destacaram a importância da atividade, proporcionando interação entre as crianças. “É um espaço rico e gostaríamos de entender o motivo de a atividade ter sido suspensa. As crianças precisam continuar com a atividade, e tem a questão de saúde mental para os adultos”, avaliam. Segundo eles, faltou comunicação, uma vez que chegaram ao local e deram de cara com a porta fechada, e fizeram um abaixo-assinado para o retorno da atividade.

Segundo os representantes da Secretaria, o principal problema é a falta de espaço, em razão das diversas reformas que estão sendo realizadas, o que tem afetado também outras modalidades, como caratê, tênis, vôlei de praia, damas e taekwondo, e estariam buscando alternativas para atender as atividades. Eles concordaram que faltou uma melhor comunicação. “A empresa não poderia mais oferecer a modalidade com o local em obras e o espaço foi fechado. Chegamos a encontrar um local para damas e xadrez, mas não tinha acessibilidade. Visitamos vários espaços, e as modalidades deverão ser alocadas em até 20 dias. Estamos também avaliando a construção de um local para todas as modalidades, com acessibilidade e estacionamento.”

Disseram ainda que o atletismo também tem sofrido com isso devido à reforma da pista. “Em relação ao xadrez, precisamos tomar uma decisão em cima da hora, pois é uma modalidade que vem crescendo e queremos manter. Sabemos também que o xadrez exige concentração, então não pode acontecer em um local com ruídos, pessoas passando, barulho de rua.”

Atualmente, conforme informaram, são 44 modalidades, com investimento total de mais de R$ 6,5 milhões.

“É de extrema relevância o Clube de Xadrez de Araraquara (Fundesport) e sua Escolinha de Xadrez como um projeto público que, há mais de duas décadas, tem proporcionado atendimento gratuito à população da cidade. Tem ainda um papel social, ao acolher cidadãos de todas as idades e promover educação, aprendizado e integração por meio do esporte”, destaca Angeli.

Para o vereador, o projeto tem desempenhado um papel fundamental na formação educacional e social de cerca de 20 crianças e adolescentes que participam da Escolinha de Xadrez, bem como de aproximadamente 20 munícipes que participam das atividades regulares no Clube de Xadrez. “Os frequentadores e atletas do Clube de Xadrez da Fundesport estão se mobilizando através de abaixo-assinados virtuais, buscando apoio para a retomada imediata das atividades”, pontua.

Buscando informações sobre a retomada das atividades do Clube e Escolinha de Xadrez de Araraquara, o parlamentar encaminhou um requerimento à Prefeitura.

No documento, Angeli perguntou qual seria a justificativa para a interrupção abrupta das atividades do Clube de Xadrez de Araraquara e de sua Escolinha de Xadrez na Fundesport; quais seriam as medidas e ações planejadas para aprimorar as condições estruturais do projeto, garantindo um ambiente propício para o pleno desenvolvimento das atividades; e se seria possível considerar a possibilidade de uma reabertura imediata do Clube de Xadrez e da Escolinha de Xadrez do município, com o intuito de garantir a continuidade e estabilidade desse projeto.

“Estamos atentos à retomada das atividades do Clube e Escolinha de Xadrez de Araraquara, que desempenham um papel essencial em nossa comunidade. Questionamos a paralisação e buscamos respostas da Prefeitura. Continuaremos acompanhando de perto para garantir o acesso ao esporte e à educação que esses projetos oferecem”, explica e completa Angeli.


Publicado em: 11 de setembro de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Rotary Internacional completa 75 anos em Araraquara e é homenageado pela Câmara

03 de maio de 2024

O Rotary Internacional foi homenageado pela Câmara de Araraquara com Diploma de Honra ao Mérito, entregue em Sessão Solene realizada na quinta-feira (02), no Salão do Rotary Club Araraquara – Carmo...



Projeto cria cargo para profissionais cuidarem de estudantes com autismo

03 de maio de 2024

Os vereadores da Câmara Municipal de Araraquara receberam um Projeto de Lei em que a Prefeitura propõe a criação do cargo de Agente de Apoio ao Estudante da Educação Especial (AAEEE). O projeto pod...



Programa social para a população LGBTQIA+ será debatido na Câmara

03 de maio de 2024

Está protocolado no sistema legislativo da Câmara Municipal de Araraquara um Projeto de Lei que institui no município o Programa “Transformação em Cores”, para incentivo à qualificação profissional...



Agenda Cultural – 03/05

03 de maio de 2024

Feiras Na sexta-feira (3), a partir das 19 horas, a FeirAfro acontece na Casa SP Afro Brasil “Oswaldo da Silva – Bogé”, na Vila Xavier, com lançamento da Festa Literária da Morada do Sol (FliSol)....



Agenda Esportiva – 03/05

03 de maio de 2024

Ginástica artística Neste final de semana, o Ginásio de Esportes “Castelo Branco”, o Gigantão, sediará a 12ª edição da Copa Estadual de Ginástica Artística. A entrada é gratuita para o público em...



Semana do Uso Correto de Medicamentos tem início na segunda-feira (6)

03 de maio de 2024

Na segunda-feira (6), às 8 horas, na Unidade de Saúde da Família (USF) “Gustavo de Moraes Júnior”, no Parque São Paulo, têm início as atividades da Semana Municipal do Uso Correto de Medicamentos,...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!