Notícias



Saúde de Araraquara pede ajuda

Vereadores Gerson da Farmácia e Jéferson Yashuda estiveram em reunião no DRS III

1058


A necessidade de recursos financeiros motivou reunião na Diretoria Regional de Saúde da 3ª Região (DRS-III) na tarde de sexta-feira (6) com a presença dos vereadores e membros da Comissão de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, Gerson da Farmácia (MDB) e Jéferson Yashuda (PSDB), da secretária municipal da Saúde, Eliana Honain, do diretor da DRS-III, Antonio Martins, do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Haroldo Campos, além de membros do Conselho e da Diretoria.

Campos enfatizou que “Araraquara está precisando de muita coisa e o Estado não está enxergando a importância do município na região. Estamos falando de investimento”. Eliana destacou o passivo com a Santa Casa que deve passar a casa dos R$ 3 milhões, além das filas na Oncologia. “A Oncologia tem crescido muito, temos uma pressão muito grande. Precisamos de emendas parlamentares, ver o que podemos construir juntos”, afirmou, informando que a especialidade atua com a segunda maior taxa de mortalidade, que é o câncer. “Vai ter uma hora que teremos que tirar das eletivas para garantirmos a Oncologia. Precisamos aumentar os recursos financeiros.”

Para a maioria dos presentes, os recursos atuais estão defasados. “O que precisar da DRS-III será feito, pois Araraquara é referência em qualidade de serviço e atendimento”, disse uma das representantes da Diretoria.

Martins explicou que é preciso apresentar um estudo da necessidade para buscar um aumento do teto. “A Saúde precisa de emendas parlamentares. Só o Estado de São Paulo movimentou R$ 170 milhões em emendas impositivas. Elas são sinônimo de sobrevivência. Nenhum município pode abrir mão disso. Quem banca as grandes cirurgias é o SUS. Contem com a nossa ajuda, mas é preciso apresentar esses estudos para a proposta de aumento do teto”, completou.

Segundo representantes da Secretaria, os estudos já estão sendo feitos, conciliados com as diversas demandas da pasta. “Precisamos de um movimento político, por meio dos vereadores, para conseguirmos as emendas.”

“Os municípios não vão suportar. Não temos condições de dar conta das demandas. Precisamos das ajudas estaduais e federais”, alertou a secretária da Saúde.

Os parlamentares se prontificaram a trabalhar em busca das emendas. “O município vem se responsabilizando por contratações acima do teto SUS na Santa Casa. Faz-se necessário contabilizar o valor destas contratações e notificar a DRS-III para solicitação de ampliação do teto SUS. A saúde de Araraquara pode contar com o empenho dos vereadores”, declarou Yashuda. “Araraquara está ficando em uma situação difícil, pois nunca fecha as contas, o repasse sempre é menor que os custos da saúde pública”, completou Gerson.

 

Confira as fotos em https://photos.app.goo.gl/2a1eMafUg9A3jVdZ7


Publicado em: 09 de setembro de 2019

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento pede informações sobre o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

19 de dezembro de 2025

Em Requerimento apresentado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações completas e documentadas sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no exercício de...



Daae registra mais de 16 mil cortes de água nos primeiros nove meses de 2025

19 de dezembro de 2025

O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...



Mulher Segura (11/12)

19 de dezembro de 2025

O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...



Vacinação gestantes (11/12)

19 de dezembro de 2025

A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...



Fechado à visitação (22 e 23/12)

19 de dezembro de 2025

O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara “Vicente Henrique Baroffaldi” estará fechado para visitação nos dias 22 e 23 de dezembro, em razão da realização de serviços de dedetização, descupinizaç...



Poda e vistorias

19 de dezembro de 2025

A Prefeitura informa que os pedidos de serviços de poda de árvores em calçadas devem ser protocolados exclusivamente pelo site https://araraquara.1doc.com.br. Após o login, o usuário deve acessar a...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!