Notícias



Saúde, espaços urbanos, arte e tecnologia: quatro novas leis sancionadas

Legislações são de autoria da vereadora Fabi Virgílio (PT) e dos vereadores Gerson da Farmácia (MDB), Guilherme Bianco (PCdoB) e Rafael de Angeli (PSDB)

192


Foram sancionadas quatro novas leis, pelo prefeito Edinho Silva (PT), durante ato que aconteceu na Prefeitura na manhã desta quinta-feira (17), com presença do presidente da Câmara Municipal, vereador Aluísio Boi (MDB), e do líder da bancada do PT, vereador Paulo Landim. As legislações são provenientes do Legislativo e contemplam as áreas de saúde, espaços urbanos, arte e tecnologia.

O Projeto de Lei nº 1/2022, de autoria do vereador Gerson da Farmácia (MDB), foi o primeiro a ser sancionado. A nova legislação institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos de Araraquara o Dia Municipal de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, a ser comemorado anualmente em 12 de agosto. De acordo com o parlamentar, a data para a celebração foi escolhida por remeter ao valor da pressão arterial “12 por 8”, considerada a medida ideal. “A hipertensão arterial ou pressão alta é um problema bastante comum, que atinge mais de 38,1 milhões de brasileiros com mais de 18 anos, número que equivale a 23,9% da população dessa faixa etária, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019”, ressaltou Gerson.

O vereador ainda destacou que, segundo a lei, a data pode ser comemorada com reuniões, palestras, seminários, campanhas, ações educativas e demais atividades cujo objetivo seja conscientizar a população sobre o diagnóstico preventivo e o tratamento da doença; sendo que os recursos necessários para atender as despesas serão obtidos mediante parcerias com empresas da iniciativa privada ou governamental, sem gerar gastos ao município.

Na sequência, tornaram-se lei o Projeto de Lei Complementar nº 22/2021 e o Projeto de Lei nº 13/2022, ambos de autoria da vereadora Fabi Virgílio (PT). O primeiro institui a permissão para instalação e uso de “Parklets/Vaga Viva” no município, com possibilidade de ampliação do passeio público, por meio da liberação de espaços antes ocupado por veículos, possibilitando a instalação de bancos, floreiras ou outros elementos de mobiliário, com função de recreação, uso coletivo ou manifestações artísticas. Já o segundo institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos de Araraquara a Semana Municipal de Valorização dos Compositores Locais – Pedro Paulo Zavagli – Spiga, a ser comemorada anualmente na segunda semana de outubro.

“É uma honra enquanto vereadora poder elaborar esses dois projetos. Os parklets/vaga viva são intervenções urbanas temporárias de caráter local, que promovem o uso do espaço público de forma democrática para a permanência de pessoas, possibilitando maior interação social entre elas. Enquanto criar uma semana municipal que valorize os compositores locais e poder homenagear este homem incrível que foi o compositor Pedro Paulo Zavagli – Spiga, é, sem sombra de dúvida, uma oportunidade de honrar o seu legado e semear futuro para os compositores locais que merecem ser valorizados e incentivados”, frisou Fabi.

Também foi sancionado o Projeto de Lei Complementar nº 33/2021, de autoria dos vereadores Guilherme Bianco (PCdoB) e Rafael de Angeli (PSDB), que prevê as regras para a instalação da “tecnologia 5G” em Araraquara. “A partir da regulamentação para implantação dessa tecnologia no município, lembrando que somos a 60ª cidade a fazer isso, poderemos ser agraciados com investimentos na área mais rapidamente. Muitas capitais ainda não tomaram tais providências”, afirmou Bianco. O vereador também destacou que a área de tecnologia gera muitos empregos. “Queremos colocar Araraquara na contramão do que está acontecendo no país, gerando mais oportunidades de emprego e renda para a população.”

O prefeito reconheceu a importância das novas normas. “Para quem, muitas vezes, não conhece o trabalho da vereadora e do vereador, quando a gente sanciona leis como essas, as pessoas começam a ter dimensão da importância da Câmara Municipal. Uma Câmara atuante, que trabalha e está plugada com as coisas da cidade”, concluiu.

Também estavam presentes Mateus Estrella, representando os profissionais da saúde, Rafael Orsi, professor dos cursos de Ciências Sociais e Administração Pública da Unesp, o compositor Rodolfo Sotratti, e Neusa Zavagli, sendo estes dois últimos, respectivamente, amigo e irmã do compositor homenageado Pedro Paulo Zavagli; além de servidores da Prefeitura e representantes da sociedade civil.


Publicado em: 17 de março de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Alerta do Daae (16/05)

16 de maio de 2024

Por causa da falta de chuva e do elevado consumo de água verificado nas últimas semanas em função de altas temperaturas, queimadas, fuligem e poeiras, o Departamento Autônomo de Água e Esgotos de A...



Covid-19 e dengue (16/05)

16 de maio de 2024

Nesta quinta-feira (16), Araraquara registrou mais um caso positivo de Covid-19. Portanto, a cidade soma 7.137 casos confirmados em 2024. Três pacientes estão internados, todos de outros municípios...



Suspeitas de convocações irregulares de professores em Araraquara são investigadas

16 de maio de 2024

Recentemente, foi realizado um concurso público para provimento de cargos públicos de caráter efetivo para contratação de professores para a Rede Municipal de Educação. No entanto, segundo relatos...



LDO 2025: veja previsão para comunicação, esportes e desenvolvimentos urbano e econômico

15 de maio de 2024

O Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu, na tarde desta quarta-feira (15), a segunda Audiência Pública do ciclo de apresentações sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2025, con...



Horário estendido

15 de maio de 2024

A Secretaria Municipal da Saúde estendeu o horário de funcionamento até as 20 horas, todas as quintas-feiras, em 22 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O órgão também divulgou a programação semanal d...



Imóvel alvo de reclamação de moradores não se enquadra no Instituto do Abandono

15 de maio de 2024

Um imóvel localizado no Jardim do Carmo e em situação de abandono está gerando reclamações de moradores vizinhos à propriedade pelo descarte irregular de lixo, acúmulo de sujeira e pela falta de se...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!