Notícias



Vereadores conhecem avanços e necessidades da Santa Casa



84


Em visita à Santa Casa de Araraquara na manhã da quinta-feira (9), com a direção da instituição, os vereadores puderam conhecer os avanços conquistados nos últimos anos e as necessidades do hospital para continuar melhorando as condições de atendimento à população.

Os parlamentares foram recebidos pelo provedor da Santa Casa, Dr. Valter Curi Rodrigues, o superintendente Jader Pires, o gerente médico Dr. André Peluso, a gerente de negócio Juliana Lujan e a secretária Cássia Carneiro.

Participaram da visita, organizada pela Comissão de Saúde da Câmara, o presidente Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), o vice-presidente Tenente Santana (PMDB), o 1º secretário Edio Lopes (PT), o presidente da Comissão de Saúde, Gerson da Farmácia (PMDB), os membros da comissão Paulo Landim (PT) e Zé Luiz (PPS), e os vereadores Rafael de Angeli (PSDB), Magal Verri (PMDB), José Carlos Porsani (PSDB), Juliana Damus (PP), Roger Mendes (PP), e a vereadora Thainara Faria (PT) foi representada por uma assessora.

Antes de visitarem as dependências do hospital, os parlamentares se reuniram com os dirigentes da Santa Casa no centro administrativo do hospital.

O provedor apresentou um histórico da reorganização do hospital nos últimos anos.  “A evolução da Santa Casa é resultado de esforço e de consenso político das lideranças da cidade. Estamos numa fase muito boa de evolução, tão boa que hoje o hospital tem credores. Os principais credores do hospital são a Prefeitura e o governo estadual, mas esses pagamentos serão equacionados”, disse o Dr. Valter Curi.

Os gerentes Dr. André e Juliana apresentaram um quadro geral da evolução da Santa Casa, que conta com 185 leitos, sendo 128 para atendimentos pelo SUS e 57 para convênios e particulares. Hoje, 80% dos atendimentos são realizados pelo SUS. É uma instituição certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas) na área da saúde.

A Santa Casa é um hospital geral regional de porta de entrada referenciada de especialidades em alta complexidade, via urgência e emergência e cirurgias eletivas, para 18 municípios da região que somam 606.658 habitantes. A Santa Casa de Araraquara é um dos 21 hospitais estruturantes, dentro do programa Santas Casas Sustentáveis, do governo do estado. Nos três anos em que está inserida no programa, a Santa Casa teve uma visível evolução nos 35 indicadores de qualidade, passando de 62,86 para 86,34 no índice de avaliação.

Em 2016, a Santa Casa realizou 6.803 internações clínicas e cirúrgicas, 23.364 consultas ambulatoriais, 8.702 consultas na área de oncologia e mais de sete mil atendimentos de urgência. O hospital tem projetos para credenciar mais leitos de UTI e de retaguarda, mas depende de financiamentos externos.

Para o presidente da Câmara, a visita ao hospital foi muito produtiva. “A reunião foi importante para que os vereadores tivessem entendimento principalmente do sistema de regulação de vagas, a estrutura de leitos SUS e a necessidade que a Santa Casa tem de credenciamento de novos leitos de UTI e de retaguarda para garantir melhores condições para atender toda a demanda de Araraquara e região. A Santa Casa é um hospital de referência regional para atendimento de alta complexidade. É bom que a população entenda que o atendimento pelo SUS tem início na rede básica, que os casos emergenciais são atendidos nas unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e, que, quando necessário, são encaminhados para a Santa Casa, em se tratando de alta complexidade, e para o Hospital Estadual de Américo, nos casos de média e baixa complexidade, com a regulação de vagas gerenciada pela Cross (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde), ferramenta de gestão do sistema de saúde pública do governo do estado, cuja qualidade é reconhecida pela administração da Santa Casa de Araraquara”.

“A Santa Casa já melhorou bastante, mas tem que melhorar mais. Temos que buscar recursos, emendas parlamentares para ampliarmos o atendimento da nossa população”, disse o vereador Gerson da Farmácia, presidente da Comissão de Saúde da Câmara.

 

Assessoria de gabinete da Presidência da Câmara Municipal de Araraquara


Publicado em: 09 de março de 2017

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Alerta do Daae (16/05)

16 de maio de 2024

Por causa da falta de chuva e do elevado consumo de água verificado nas últimas semanas em função de altas temperaturas, queimadas, fuligem e poeiras, o Departamento Autônomo de Água e Esgotos de A...



Covid-19 e dengue (16/05)

16 de maio de 2024

Nesta quinta-feira (16), Araraquara registrou mais um caso positivo de Covid-19. Portanto, a cidade soma 7.137 casos confirmados em 2024. Três pacientes estão internados, todos de outros municípios...



Suspeitas de convocações irregulares de professores em Araraquara são investigadas

16 de maio de 2024

Recentemente, foi realizado um concurso público para provimento de cargos públicos de caráter efetivo para contratação de professores para a Rede Municipal de Educação. No entanto, segundo relatos...



LDO 2025: veja previsão para comunicação, esportes e desenvolvimentos urbano e econômico

15 de maio de 2024

O Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu, na tarde desta quarta-feira (15), a segunda Audiência Pública do ciclo de apresentações sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2025, con...



Horário estendido

15 de maio de 2024

A Secretaria Municipal da Saúde estendeu o horário de funcionamento até as 20 horas, todas as quintas-feiras, em 22 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O órgão também divulgou a programação semanal d...



Imóvel alvo de reclamação de moradores não se enquadra no Instituto do Abandono

15 de maio de 2024

Um imóvel localizado no Jardim do Carmo e em situação de abandono está gerando reclamações de moradores vizinhos à propriedade pelo descarte irregular de lixo, acúmulo de sujeira e pela falta de se...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!