Fone: (16) 3301-0641

Empreendedorismos jovem e feminino são temas de reunião no Sebrae

Vereador Rafael de Angeli conversou com gerente da entidade sobre os projetos  


No ano passado, foi sancionada a Lei nº 9.776/2019 de autoria do vereador Rafael de Angeli (PSDB) instituindo e incluindo no Calendário Oficial de Eventos de Araraquara a "Semana Municipal do Empreendedorismo Feminino", a ser realizada anualmente na semana que compreende o dia 19 de novembro.

“Nesta data, é comemorado o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino. É um dia muito importante para as mulheres e também para o mundo dos negócios. Além da comemoração, a data tem, como principal objetivo, celebrar e apoiar a entrada das mulheres no universo corporativo”, explica o parlamentar, entendendo que o projeto se consolidou em Araraquara a partir da 1ª Feira de Mulheres Empreendedoras de Araraquara realizada no Parque Infantil em 24 de novembro.

O evento foi organizado pelo grupo Mulheres Empreendedoras de Araraquara (MEA), liderado por Néia Castagini, e contou com palestras, exposição e vendas de produtos de empreendedoras de diversos setores, incluindo gastronomia, artesanato, decoração, beleza, entre outros. O encontro alcançou o seu objetivo: divulgar e fortalecer o empreendedorismo feminino na cidade. “Essa feira mostrou a força das empreendedoras de nossa cidade, que merecem visibilidade e apoio de toda a comunidade”, avalia Angeli.

Visando à organização do próximo evento, o vereador esteve com Néia na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Araraquara na tarde de sexta-feira (17). Eles se reuniram com Luiz Andia Filho e Luciane Girasolo Frigieri, respectivamente, gerente e analista de negócios da entidade.

Andia comentou sobre diversos projetos de empreendedorismo na vizinha Tabatinga (SP), cidade de apenas 15 mil habitantes. Explicou também sobre o trabalho realizado e os serviços oferecidos pelo Sebrae. “Queremos ser uma peça para ajudar no desenvolvimento do município”.

Para a próxima edição, a ideia é oferecer cursos e treinamentos para essas mulheres empreendedoras. A atividade aconteceria à noite, com um grupo de 15 a 30 pessoas. “É importante que elas tenham acesso a todas as informações e saibam, por exemplo, agregar valor aos seus produtos”, completou Luciane.

Angeli entende que “é imprescindível valorizar e estimular o empreendedorismo, principalmente em grupos específicos da sociedade, como os jovens e as mulheres. O Sebrae é uma instituição referência no assunto e, com certeza, faremos um grande projeto para Araraquara”.

 

Semana Municipal de Empreendedorismo Feminino

A programação conta com feiras, workshops, palestras, oficinas e outros eventos para divulgar e valorizar as mulheres empreendedoras de Araraquara. Os recursos necessários para a execução da lei são obtidos mediante parcerias com empresas privadas ou governamentais, sem acarretar gastos ao município.

 

Semana de Incentivo ao Jovem Empreendedor

Outro projeto de autoria do vereador, a Semana de Incentivo ao Jovem Empreendedor também foi discutida durante o encontro. De acordo com a lei, a Semana será celebrada com atividades que incentivem a prática empreendedora, como palestras, seminários, reuniões, oficinas de trabalho e outros eventos que promovam a difusão do espírito empreendedor e fortaleçam ações de entidades do município. “O desejo é enaltecer o jovem empreendedor ou empresário por seu arrojo, inovação e destaque no mercado de trabalho, incentivando outros jovens a seguirem o mesmo caminho”, explica Angeli. A atividade está prevista para ser realizada na primeira semana do mês de agosto, com recursos obtidos mediante doações e campanhas, além de parcerias com as universidades locais.

 

Sobre o MEA

Formado há quase dois anos, o grupo Mulheres Empreendedoras de Araraquara conta com aproximadamente 759 participantes, além de mais de 1.300 curtidas na página do grupo no Facebook. Mensalmente, as integrantes se encontram na Biblioteca Municipal e participam de palestras e bate-papos.

"Esses eventos são voltados ao conhecimento e ao crescimento das mulheres. Trazemos palestrantes de outras cidades, com outras culturas de empreendedorismo. O grupo visa a passar informações e auxiliar a mulher a começar e a fortalecer o seu negócio", explica Néia.

 

Confira as fotos aqui




Publicado em: 24 de janeiro de 2020

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro


Memória: há 88 anos, as mulheres brasileiras garantiram o direito ao voto

21 de fevereiro de 2020

O Memorial da Câmara Municipal relembra que o impedimento do voto à mulher somente foi quebrado há 88 anos, em 24 de fevereiro de 1932, com a publicação do Decreto nº 21.076 - Código Eleitoral, que em seu artigo 2º dizia: “É eleitor o cidadão maior de 21 anos, sem distinção de sexo, alistado na f...


Arquivo Histórico

14 de fevereiro de 2020

O Memorial da Câmara Municipal disponibiliza para pesquisa, o Arquivo Histórico/Anais do Poder Legislativo araraquarense. São matérias que foram inseridas na pauta das sessões camarárias, versando sobre a história, memória da cidade, da região, do estado e do país, sobre acontecimentos e fatos q...


Araraquara: 131 anos da sua elevação de vila à cidade

06 de fevereiro de 2020

O antigo povoado de São Bento de Araraquara teve sua freguesia criada no município de Itu, pelo Alvará de 22 de agosto de 1817. Anos mais tarde, em 31 de outubro de 1821, a freguesia foi transferida para o município de Piracicaba, tornando-se vila, por meio de Decreto Imperial em 10 de julho de...


Calendário Municipal do mês: FEVEREIRO

01 de fevereiro de 2020

A cidade de Araraquara tem datas comemorativas importantes para serem lembradas, pois homenageiam profissões, classes e assuntos relevantes. O Memorial da Câmara Municipal relembra essas datas:    Lei Data Descrição Autoria Data comemorativa 6064 28/...


Memória: Crime dos Brito - há 123 anos dava-se início ao crime

30 de janeiro de 2020

Um pouco do contexto histórico Fins do século XIX, a cidade de Araraquara se recuperava da epidemia de Febre Amarela, ampliava suas riquezas econômicas através da produção do café e escoava pela estrada de ferro, inaugurada em 1885. A urbe crescia em volta do largo da Igreja Matriz, o ambiente...


Memória: Biografia do ex-servidor público municipal Euripes Ancelmo

23 de janeiro de 2020

Biografia Euripes Ancelmo nasceu em 6 de abril de 1929, no Distrito de Silvania, Matão/SP, filho de José Cezarino Ancelmo e Angelina Pianisola Ancelmo. De família numerosa, cresceu ao lado dos irmãos Ercilia, Maria Lourdes, Guiomar, Carlos, Werthe e Maria Teresa. Mudou-se com a família aos 6 a...