Fone: (16) 3301-0641

Assinado termo para realização do projeto Parlamento Jovem em Araraquara

Parceiros foram recebidos pelo presidente da Câmara, Tenente Santana


Na tarde de segunda-feira (17), foi renovada a parceria entre a Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara e as redes municipal, estadual e particular de ensino do município, para a realização do projeto Parlamento Jovem (PJ), uma iniciativa que visa à formação política e cidadã dos estudantes do nono ano, sem distinção.

O termo de renovação foi assinado pelo presidente da Casa de Leis, Tenente Santana (MDB), que destacou a confiança depositada na equipe da Escola do Legislativo, que tão bem desempenha seu trabalho no desenvolvimento e na elaboração do projeto, além da importância de cada passo para um resultado final de sucesso. “Há uma grande mobilização antes da sessão oficial na Câmara, que este ano acontecerá no dia 18 de junho. As aulas dos especialistas em política, o contato com o mundo legislativo, a escolha das propostas, os ensaios, a visitação à Câmara e ao gabinete da presidência, tudo isso contribui para o aprendizado de vida e mostra a relevância do Poder Legislativo. São situações que fazem com que os jovens entendam que podem e devem participar do processo político”, enfatizou Santana.

Em 2020, participarão alunos de 36 escolas, os quais conhecerão o real trabalho da Câmara Municipal, suas funções e seus papéis. Elas estão divididas em cinco instituições particulares, 11 escolas municipais e 20 escolas estaduais.

O novo dirigente Regional de Ensino, Paulo Pereira da Silva, oriundo de Sumaré (SP), afirmou já conhecer o projeto e que “certamente alcançará o mesmo sucesso de edições anteriores”.

Representantes de escolas municipais e particulares relataram suas experiências em anos passados, inclusive com propostas apresentadas por seus alunos que foram colocadas em prática e já fazem parte do cotidiano de Araraquara. “Os alunos acharam o projeto Parlamento Jovem muito interessante, tanto que eles pedem e fazem questão de participar, ainda mais depois que os projetos de seus colegas foram atendidos”, disse o professor Daniel Marcos de Paula, do Externato Santa Terezinha. Participaram da reunião com o presidente da Câmara, Tenente Santana, Paulo Pereira da Silva, dirigente Regional de ensino; Eguyar Ferreira Sudati, coordenadora do Núcleo Pedagógico da Diretoria Regional de Ensino; Alexandre Luiz Martins de Freitas, coordenador executivo de Educação Básica, representando a secretária municipal de Educação Clélia Mara Santos; Marinês Oliveira, coordenadora do Colégio Adventista e a professora Gisela Favaro; Alessandra Ferrari Barbieri, coordenadora do Colégio Objetivo; o professor João Luís de Mattos Gonçalves, do Colégio Pueri Domus e o professor Daniel Marcos de Paula, do Externato Santa Terezinha.

 

Cronograma Parlamento Jovem 2020

A organização do projeto ficará por conta da equipe da Escola do Legislativo, formada pelas servidoras Ana Paula Escamilha, Alicia Gimenez e Bruna Brasil.

Os trabalhos para este ano estão divididos em seis etapas:

1ª etapa: 20 de fevereiro – Reunião e apresentação do Projeto Parlamento Jovem para professores apoiadores e coordenadores.

2ª etapa: março a maio – Curso sobre o Poder Legislativo e Oficina de Proposituras nas escolas.

3ª etapa: até 31 de maio – Elaboração de proposituras e envio à Câmara dos documentos e inscrições dos alunos representantes.

4ª etapa: em junho – Seleção na Câmara Municipal de 18 proposituras, cujos autores participarão da Sessão do Parlamento Jovem 2020.

5ª etapa: de 15 e 17 de junho, às 13 horas, ensaios da sessão parlamentar dos vereadores jovens.

6ª etapa: dia 18 de junho, às 15 horas: sessão oficial do Parlamento Jovem.

 

Confira as fotos aqui




Outras Notícias

Fique por dentro


Memória: Prêmio 'Heleieth Saffioti'

26 de março de 2020

Heleieth Iara Bongiovani Saffioti (1934-2010) - Socióloga, professora, escritora e pensadora feminista, por unir a militância política com produção acadêmica, tornou-se uma referência no movimento feminista. Acesse a biografia na íntegra aqui.   O Prêmio Instituído através do Decreto Legislati...


Memória: há 48 anos, foi oficializado o Hino de Araraquara

19 de março de 2020

O Memorial da Câmara Municipal relembra que no dia 21 de março, há 48 anos, foi oficializado o hino do município de Araraquara.  Recordamos que até o ano de 1971 a cidade ainda não possuía um hino, quando o então prefeito Rubens Cruz enviou ao presidente da Câmara Municipal, vereador Gaeta, o Of...


Memória: Casarão histórico no centro da cidade completa 100 anos

12 de março de 2020

Cerimônia de inauguração   O Memorial da Câmara Municipal relembra que há seis anos era inaugurado o Anexo da Câmara Municipal, denominado “Vereadora Deodata do Amaral”. O casarão histórico recebeu o nome da vereadora que conquistou o maior número de votos na história do Poder Legislativo ar...


Memória: Araraquara na Guerra do Paraguai, há 155 anos

09 de março de 2020

O Memorial da Câmara Municipal relembra os voluntários que partiram de Araraquara para a Guerra do Paraguai, em 10 de março de 1865. Na época, a cidade de Araraquara era pequena, com renda de 300 mil réis anuais, mas mostrou que seus filhos eram homens valorosos, pois ao verem o território da pá...


Memória: Mulheres Vereadoras

05 de março de 2020

O Memorial da Câmara relembra neste mês, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que Olinda Montanari (in memoriam) mesmo não tendo sido a primeira mulher convocada para o Poder Legislativo araraquarense, ainda assim tornou-se a primeira mulher a exercer o cargo de vereadora, convocada com...


Calendário Municipal do Mês: MARÇO

01 de março de 2020

A cidade de Araraquara tem datas comemorativas importantes para serem lembradas, pois homenageiam profissões, classes e assuntos relevantes. O Memorial da Câmara Municipal relembra essas datas:     Lei Data Assunto Autoria Data comemorativa 7173 07/01/...