Fone: (16) 3301-0641

Memória: Casarão histórico no centro da cidade completa 100 anos

Imóvel abriga atualmente os setores administrativos da Câmara Municipal


Cerimônia de inauguração

 

O Memorial da Câmara Municipal relembra que há seis anos era inaugurado o Anexo da Câmara Municipal, denominado “Vereadora Deodata do Amaral”.

O casarão histórico recebeu o nome da vereadora que conquistou o maior número de votos na história do Poder Legislativo araraquarense e pela incansável luta por justiça social. A inauguração foi marcada por emoção e manifestações de reconhecimento.

 

Biografia

Deodata Leopoldina Toledo do Amaral nasceu em 6 de agosto de 1929 na cidade de Cravinhos/SP e veio residir em Araraquara com a família, ainda pequena, aos 7 anos. Foi estudante interna do Colégio Progresso e trabalhou na Companhia Estrada de Ferro Araraquara. Casou-se com Vagner Amaral, com quem teve quatro filhos: José Luiz (falecido), Luiz Augusto, Sílvia e Lúcia. Foi como visitadora de Saúde Pública do Serviço Especial de Saúde (Sesa), trabalho exercido de 1954 a 1978, que Deodata conheceu todas as regiões da cidade, seus pontos mais carentes de atendimento público, orientando a população sobre os cuidados mais fundamentais com a saúde e a higiene. Por sua iniciativa, o poder público realizou mutirões para levar redes de água e esgoto aos bairros da periferia da cidade. Em 1983, assumiu seu primeiro mandato nesta Casa de Leis, exercendo a vereança por quatro mandatos consecutivos, recebendo o maior número de votos da história da Câmara Municipal de Araraquara, no ano de 2000. No município, exerceu ainda o cargo de secretária da Promoção Social da Prefeitura de Araraquara. Faleceu em 16 de novembro de 2013, aos 84 anos de idade.

 

A história do Casarão: 100 anos de existência