Notícias



Bispo auxiliar Dom Eduardo Malaspina recebe Título de Cidadão Araraquarense

O propositor da honraria foi o vereador José Carlos Porsani


A comunidade araraquarense ganhou mais um cidadão engajado nas lutas sociais na noite de quinta-feira (31). O bispo auxiliar da Diocese de São Carlos, Dom Eduardo Malaspina, conhecido na cidade pelo trabalho nas pastorais sociais, foi homenageado com o Título de Cidadão Araraquarense, conferido pela Casa de Leis, por indicação do vereador José Carlos Porsani (PSDB). “A Câmara Municipal homenageia, nesta noite, um homem de Deus. É uma grande honra ser o autor deste Título. Obrigado por dedicar a vida a Deus e por estar sempre presente na vida da comunidade, principalmente do bairro Santa Angelina, que o acolheu e o estima muito”, declarou o parlamentar em seu discurso.

O presidente do Legislativo, vereador Tenente Santana (MDB), afirmou se sentir um privilegiado por poder presidir a Sessão Solene. “Araraquara se sente muito feliz em ter Dom Eduardo como filho, pois ele conseguiu conquistar uma legião de amigos aqui e em toda a região.”

O prefeito Edinho Silva (PT) lembrou que “a Diocese de São Carlos já ofereceu ao Brasil e ao mundo muitos bispos. Mas é a primeira vez que um padre formado pela Diocese é ordenado bispo na própria Diocese de São Carlos”. Dirigindo-se ao homenageado, que é também seu amigo pessoal, o chefe do Executivo apontou: “Você já está fazendo história. Este Título é um reconhecimento pelo que você já fez e uma antecipação pelo que ainda vai fazer na construção do Reino de Deus”.

Representando as paróquias de Araraquara, o vigário episcopal padre Cristian Henrique Capelatto afirmou ter escolhido, entre os muitos trabalhos pelos quais poderia agradecer a Dom Eduardo, a sua atuação nas pastorais sociais. “Para cada pastoral que surge, muitas vidas surgem por trás. O senhor chegou em um momento em que as pastorais estavam desanimadas, e está descobrindo lideranças e colocando-as em pé. Seja muito bem-vindo mais de perto em nosso meio.”

“Para mim, receber este Título não é apenas uma questão de honra, mas é uma missão profética de ser aqui, por onde passo, alguém que, pela minha função como bispo, se soma aos seus habitantes”, agradeceu Dom Eduardo, que propôs, em seu discurso, uma reflexão sobre a esperança: “Temos hoje um razoável consenso que ronda entre nós de que os tempos são terríveis, complicados. Partilhamos um momento difícil de desigualdade, pobreza, violência, abusos de direitos. Cabe, porém, uma questão: alguma vez não foi assim? Levando em conta que todo e qualquer ser humano sempre viveu na era contemporânea, em qual delas não teria valido então o alerta de Guimarães Rosa de que viver é muito perigoso? No entanto, nós resistimos, porque a esperança é um princípio vital. Tenho certeza de que nós sonhamos muitas coisas boas. E quando Deus quer, o homem sonha e a obra nasce”.

Além de familiares e amigos do homenageado, estiveram presentes à cerimônia os vereadores Elias Chediek (MDB), Jéferson Yashuda (PSDB) e Roger Mendes (Progressistas), o vice-prefeito e secretário municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto (Progressistas), o coordenador diocesano de Pastoral, padre Marcelo Aparecido de Souza (Paróquia São Bento), o prefeito de Tabatinga (SP), Dr. Eduardo Martinez, o presidente da Câmara Municipal de Tabatinga (SP), Vanderlei Carvalho, e os padres José Luiz Ferrari (Paróquia São Geraldo), Nelson Ramos (Paróquia Nossa Senhora Aparecida), Osvaldo Gonçalves Pereira (Paróquia São Sebastião) e Nicolau Sanitá Neto (Paróquia São Dimas).

 

Estudo inveterado e trabalho árduo

Dom Eduardo Malaspina nasceu em Tabatinga (SP) em 12 de julho de 1967, filho de Odino e Ivonete Malaspina. Depois de concluir o seminário menor e a faculdade de Filosofia no Seminário Diocesano de São Carlos, em 1987, cursou Teologia na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas. É licenciado em Filosofia pelo Claretiano – Centro Universitário e cursou Ciência da Comunicação Social na Pontifícia Universidade Salesiana, em Roma (Itália). Concluiu também Jornalismo na Universidade Sagrado Coração, em Bauru, e Mestrado em Teologia Pastoral na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, da PUC de São Paulo.

O religioso desempenhou várias funções dentro da igreja: vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, em Jaú (1992); administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Américo Brasiliense (SP); secretário diocesano de Pastoral e coordenador diocesano de Pastoral da Diocese de São Carlos; e representante dos presbíteros da Diocese em diversos Encontros Nacionais de Presbíteros (ENP). Também foi professor do Seminário do Propedêutico e do Instituto de Filosofia São Tomás de Aquino (Infista) da Diocese, membro do Conselho de Presbíteros e do Colégio de Consultores, chanceler do Bispado e pároco da Paróquia de São Nicolau de Flüe, em São Carlos (SP).

No dia 7 de março de 2018, foi nomeado bispo auxiliar de São Carlos pelo Papa Francisco. A sua ordenação episcopal deu-se no dia 1º de maio de 2018, sendo o celebrante Dom Paulo Cezar Costa, na Catedral de São Carlos.

Em 12 de junho de 2019, durante a programação da 82ª Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada em Itaici, Indaiatuba (SP), o bispo auxiliar Dom Eduardo Malaspina foi eleito bispo presidente da Sub-Região Campinas.

 

Confira as fotos aqui


Publicado em: 01 de novembro de 2019

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Empreendedorismo feminino, plano de negócios e saúde financeira é tema de palestra

28 de março de 2024

Com o objetivo de promover o debate e o reconhecimento das mulheres no campo do empreendedorismo e da ciência, a Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara realizou, na noite de q...



Agenda Esportiva – 28/03

28 de março de 2024

Capoeira No sábado (30), às 11 horas, a praça do Yolanda Ópice recebe o projeto "Capoeira Itinerante: Gingando pela Cidade". A iniciativa busca promover a prática da modalidade, além de fortalecer...



Agenda Cultural – 28/03

28 de março de 2024

Feira No sábado (30), das 10 às 19 horas, tem a Feira Tô Em Casa, no Parque Infantil, no Centro, com trabalhos de empreendedores e artesãos da cidade e região, com uma diversidade de produtos, que...



Covid-19 e dengue (28/03)

28 de março de 2024

Araraquara registrou, nesta quinta-feira (28), mais 38 casos positivos de Covid-19. Portanto, a cidade soma 6.869 casos confirmados em 2024. São 9 pacientes internados em Araraquara: 4 em UTI e 5 e...



Reajuste no subsídio do prefeito impacta escala de trabalho dos médicos do município

27 de março de 2024

O Projeto de Lei (PL) que reajustou os valores dos subsídios de prefeito e vice-prefeito de Araraquara para R$ 29.325,00 e R$ 14.662,50, respectivamente, foi aprovado pela Câmara em Sessão Ordinári...



Ginásio da Pista passará por reforma geral

27 de março de 2024

No início de março, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) indagou a Prefeitura sobre as condições estruturais - problemas no telhado e quadras poliesportivas fechadas - do Ginásio Guilherme Fragoso Fe...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!