396
Os membros da Comissão Especial de Estudos (CEE) do Parque dos Trilhos – Elias Chediek (MDB), Jéferson Yashuda (PSDB) e José Carlos Porsani (PSDB) – reuniram-se, na quarta-feira (4), com a equipe de professores e estudantes da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) que está elaborando os estudos para o Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) de Araraquara, encomendado pela Prefeitura. Na ocasião, Chediek apresentou os resultados dos estudos realizados até o momento para a implantação do Parque dos Trilhos e do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na orla ferroviária, após a desocupação da área.
O objetivo do encontro foi a troca de experiências, já que os dois projetos têm como tema central a mobilidade na cidade. “As discussões em torno do VLT estão bem avançadas, inclusive com mapeamento prévio dos prováveis locais de instalação das estações”, apontou Chediek, ao apresentar os levantamentos realizados e os mapas do projeto.
A ex-secretária de Desenvolvimento Urbano, Luciana Gonçalves, que é docente da UFSCar e participa da elaboração do PlanMob, destacou que “é importantíssimo que as discussões avancem, já que o projeto do Parque dos Trilhos está sendo mais detalhado e ganhando mais formato a cada ano”, lembrando que é necessário que a cidade tenha um projeto pronto para a utilização da área no momento da desocupação, para que esta seja mantida integralmente sob gestão do município.
A título de exemplificação das possibilidades atuais, os professores apresentaram também projetos modernos, que utilizam a aerofotometria digital, com emprego de drones, para realizar mapeamentos e estudos topográficos de grande precisão.
Na avaliação de Chediek, o encontro foi produtivo. “Tivemos a oportunidade de mostrar o avanço do estudo referente ao Parque dos Trilhos e VLT, bem como tomar conhecimento da possibilidade de contarmos com o trabalho de drone para o levantamento fotográfico e planialtimétrico das áreas de interesse. Isso permitirá o avanço do estudo, com mais precisão e detalhes.”
Além dos vereadores e da equipe da UFSCar, participaram da reunião representantes da Controladoria do Transporte de Araraquara (CTA) e da empresa de ônibus Paraty.
Sobre o Parque dos Trilhos
O projeto tem como principal objetivo requalificar a área atualmente ocupada pelo trecho da via férrea, pátio de manobras e manutenção a serem desativados, integrando a mesma ao tecido urbano da cidade e às áreas de fundo de vale do Córrego do Ouro e do Pinheirinho, por meio da formação de um anel verde de aproximadamente 15 km de extensão que proporcionará continuidade e complementaridade dos serviços públicos, dos sistemas naturais e de lazer.
Além da preservação e recuperação das áreas de proteção ambiental, o projeto tem como objetivo a ampliação de espaços livres de uso público voltados ao lazer, cultura, contemplação, turismo e à prática de esportes, além de melhorias no sistema de drenagem e na mobilidade urbana.
Sobre o PlanoMob
De acordo com a Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), instituída pela Lei Federal nº 12.587/2012, todos os municípios com mais de 20 mil habitantes são obrigados a elaborar um plano de mobilidade em um processo participativo com os diversos setores da sociedade civil. Para cumprir a determinação, a Prefeitura assinou um convênio com a UFSCar Professores e alunos do Departamento de Engenharia Civil, além de outros profissionais da área, mestrandos e doutorandos da instituição, estão estudando o fluxo viário em vários pontos da cidade.
O PlanMob deve conter um diagnóstico da cidade e seus principais interesses de mobilidade, como orla ferroviária, serviços de transporte público coletivo, integração intermodal de transporte público e privado, hierarquia viária, mobilidade ativa, circulação viária e infraestrutura do sistema de mobilidade urbana, incluindo planejamento cicloviário, ciclovias e ciclofaixas, além de acessibilidade, polos geradores de viagens e áreas de estacionamentos.
Confira as fotos aqui
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara Municipal de Araraquara analisa o Projeto de Lei Complementar nº 194/2025, apresentado pelos vereadores do Novo, Coronel Prado e Balda, que cria a Declaração Municipal de Direitos de Liber...
Por meio da Indicação nº 3152/2025, o vereador Emanoel Sponton (Progressistas) solicitou à Prefeitura reparos na pavimentação da Avenida São Paulo, no Centro. Moradores da rua entraram em conta...
Os vereadores Aluisio Boi e Marcão da Saúde, do MDB, Enfermeiro Delmiran (PL) e Marcelo Gurgel (Progressistas) participaram, na semana passada, da solenidade de abertura da Jornada da Cidadania, Tr...
Projetos de planejamento e aprovação, além de relatórios que avaliam impactos positivos e negativos do Residencial Flora, no bairro de mesmo nome, foram solicitados pela vereadora Fabi Virgílio (PT...
Festa Julina das Oficinas Culturais As diversas turmas das Oficinas Culturais Municipais se reúnem para celebrar o clima julino nesta sexta-feira (4), às 19 horas, na “Festa Julina das Oficinas Cu...
Futebol feminino A equipe sub-17 das Guerreirinhas Grenás enfrenta o Fortaleza-CE no sábado (5), às 15 horas, no CT Ribamar Bezerra – Maracanaú, na abertura do returno do Grupo E do Campeonato Bra...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.