Notícias



Comissão de Estudos compartilha experiências com equipe do PlanMob

Vereador Elias Chediek conduziu a reunião e apresentou estudos do Parque dos Trilhos e VLT


Os membros da Comissão Especial de Estudos (CEE) do Parque dos Trilhos – Elias Chediek (MDB), Jéferson Yashuda (PSDB) e José Carlos Porsani (PSDB) – reuniram-se, na quarta-feira (4), com a equipe de professores e estudantes da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) que está elaborando os estudos para o Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) de Araraquara, encomendado pela Prefeitura. Na ocasião, Chediek apresentou os resultados dos estudos realizados até o momento para a implantação do Parque dos Trilhos e do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na orla ferroviária, após a desocupação da área.

O objetivo do encontro foi a troca de experiências, já que os dois projetos têm como tema central a mobilidade na cidade. “As discussões em torno do VLT estão bem avançadas, inclusive com mapeamento prévio dos prováveis locais de instalação das estações”, apontou Chediek, ao apresentar os levantamentos realizados e os mapas do projeto.

A ex-secretária de Desenvolvimento Urbano, Luciana Gonçalves, que é docente da UFSCar e participa da elaboração do PlanMob, destacou que “é importantíssimo que as discussões avancem, já que o projeto do Parque dos Trilhos está sendo mais detalhado e ganhando mais formato a cada ano”, lembrando que é necessário que a cidade tenha um projeto pronto para a utilização da área no momento da desocupação, para que esta seja mantida integralmente sob gestão do município.

A título de exemplificação das possibilidades atuais, os professores apresentaram também projetos modernos, que utilizam a aerofotometria digital, com emprego de drones, para realizar mapeamentos e estudos topográficos de grande precisão.

Na avaliação de Chediek, o encontro foi produtivo. “Tivemos a oportunidade de mostrar o avanço do estudo referente ao Parque dos Trilhos e VLT, bem como tomar conhecimento da possibilidade de contarmos com o trabalho de drone para o levantamento fotográfico e planialtimétrico das áreas de interesse. Isso permitirá o avanço do estudo, com mais precisão e detalhes.”

Além dos vereadores e da equipe da UFSCar, participaram da reunião representantes da Controladoria do Transporte de Araraquara (CTA) e da empresa de ônibus Paraty.

 

Sobre o Parque dos Trilhos

O projeto tem como principal objetivo requalificar a área atualmente ocupada pelo trecho da via férrea, pátio de manobras e manutenção a serem desativados, integrando a mesma ao tecido urbano da cidade e às áreas de fundo de vale do Córrego do Ouro e do Pinheirinho, por meio da formação de um anel verde de aproximadamente 15 km de extensão que proporcionará continuidade e complementaridade dos serviços públicos, dos sistemas naturais e de lazer.

Além da preservação e recuperação das áreas de proteção ambiental, o projeto tem como objetivo a ampliação de espaços livres de uso público voltados ao lazer, cultura, contemplação, turismo e à prática de esportes, além de melhorias no sistema de drenagem e na mobilidade urbana.

 

Sobre o PlanoMob

De acordo com a Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), instituída pela Lei Federal nº 12.587/2012, todos os municípios com mais de 20 mil habitantes são obrigados a elaborar um plano de mobilidade em um processo participativo com os diversos setores da sociedade civil. Para cumprir a determinação, a Prefeitura assinou um convênio com a UFSCar Professores e alunos do Departamento de Engenharia Civil, além de outros profissionais da área, mestrandos e doutorandos da instituição, estão estudando o fluxo viário em vários pontos da cidade.

O PlanMob deve conter um diagnóstico da cidade e seus principais interesses de mobilidade, como orla ferroviária, serviços de transporte público coletivo, integração intermodal de transporte público e privado, hierarquia viária, mobilidade ativa, circulação viária e infraestrutura do sistema de mobilidade urbana, incluindo planejamento cicloviário, ciclovias e ciclofaixas, além de acessibilidade, polos geradores de viagens e áreas de estacionamentos.

 

Confira as fotos aqui


Publicado em: 06 de março de 2020

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Covid-19 e dengue (19/04)

19 de abril de 2024

Araraquara registrou, nesta sexta-feira (19), mais 3 casos positivos de Covid-19. Portanto, a cidade soma 7.100 casos confirmados em 2024. São 4 pacientes internados, 3 em enfermaria e 1 em UTI, em...



Agentes de combate a endemias de Araraquara recebem piso nacional de R$ 2.869,66

19 de abril de 2024

No início deste ano, a vereadora Fabi Virgílio (PT) protocolou requerimento questionando a Prefeitura sobre a aplicabilidade da Portaria GM/MS nº 3.086, de 19 de janeiro de 2024, do Ministério da S...



Audiência sobre cannabis medicinal destaca o conhecimento para banir o preconceito

18 de abril de 2024

O combate ao preconceito por meio de políticas públicas e de mobilizações sociais foi a tônica de uma audiência pública com o tema "Cannabis medicinal: não espere precisar para defender", que acont...



Parada desde o início do ano, hidroterapia é alvo de questionamentos

18 de abril de 2024

Em Araraquara, a hidroterapia atende 396 alunos, entre bebês a partir de 8 meses e adultos de até 59 anos, conforme apurou o vereador Rafael de Angeli (Republicanos) em visita ao complexo esportivo...



Atendimento imigrantes

18 de abril de 2024

A Prefeitura oferece atendimento psicológico gratuito para imigrantes. O serviço, voltado para maiores de 18 anos, é individual e com encontros semanais na sede da Secretaria Direitos Humanos e Par...



Aspectos sobre aumento da população em situação de rua são pontuados em documento

18 de abril de 2024

Na sexta-feira (12), o vereador Gerson da Farmácia (MDB) protocolou um documento, solicitando à Prefeitura informações sobre o aumento da população de pessoas em situação de rua na região central d...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!