Notícias



História do Feminismo abre Mês da Mulher na Câmara Municipal  

A psicóloga Juliana Superbi foi a palestrante do evento, organizado pela Escola do Legislativo


Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, a Escola do Legislativo (EL) promoveu, na segunda-feira (9), uma tarde de reflexão sobre a condição feminina com a palestra “História do Feminismo”, ministrada pela psicóloga Juliana Superbi. A palestrante é responsável pelo projeto “Sobre Nós Mulheres”, que busca incentivar a busca por direitos, o empoderamento feminino e a independência pessoal e profissional.

Juliana destacou a importância de as mulheres terem coragem para se posicionarem em muitos momentos de suas vidas e da sororidade, ou seja, o sentimento de solidariedade e união entre mulheres, sem competições e julgamento, para se ajudarem na luta por direitos.

Ela também ressaltou que o feminismo não é o oposto do machismo, como muitos acreditam. “Enquanto o machismo coloca o homem em posição de superioridade em relação à mulher, o feminismo busca construir condições de igualdade entre gêneros, não de superioridade. São comportamentos diferentes”, observou.

 

Ondas de lutas

A história do feminismo divide-se em três ondas. A primeira onda, originada no fim da década de 1910, é marcada pelo fim da Primeira Guerra Mundial e caracteriza-se pela luta pelos direitos trabalhistas das mulheres e pelo movimento sufragista (direito de voto). “As mulheres acreditavam que o voto poderia lhes dar o poder de mudar as condições de trabalho nas fábricas. Muitas foram mortas, presas, perderam suas famílias, para que nós tivéssemos o direito de votar hoje. Confesso que conhecer esta história mudou minha visão pessoal em relação à importância do voto”, disse Juliana.

A segunda onda, que teve início nos anos 50, aborda a liberdade sexual, o direito ao prazer, à autoridade sobre o próprio corpo, aos métodos contraceptivos e ao aborto. Já a terceira, iniciada nos anos 80, tem como foco a mudança dos estereótipos ligados às mulheres, com o objetivo de reconhecer as diversas identidades femininas e abandonar a ideologia de “feminismo vítima”.

“Hoje já se fala em quarta onda, mas ela é uma expansão da terceira”, apontou Juliana. Entre os temas atuais, estão a desconstrução da imagem do feminino, o feminismo negro em ascensão e a pluralidade feminina. A perseguição de padrões de beleza e normalidade baseados na TV e em redes sociais é um novo desafio que a mulher contemporânea enfrenta.

“É interessante notar que todos os temas, de todas as ondas do feminismo, ainda são atuais. Tem gente que acha chato e desnecessário falar em feminismo e em todos esses assuntos ainda hoje, afirmando que antigamente não se falava tanto em machismo, racismo, LGBTfobia, e se vivia mesmo assim. Mas observemos quais foram os resultados. Temos uma sociedade perfeitamente equilibrada, em que as pessoas vivem bem e se respeitam? Não, então vamos falar disso agora, para que, talvez daqui a 20 ou 30 anos, as pessoas tenham o direito de assumir e vivenciar quem elas realmente são”, concluiu.

 

Confira as fotos aqui


Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Biblioterapia? Palestra na Câmara mostra como livros podem ser aliados da saúde mental

18 de abril de 2024

Você já ouviu falar de biblioterapia? “’Biblio o quê?’ é o que eu mais escuto”, iniciou Cidinha Pardini, biblioterapeuta, psicanalista, escritora e membro da Academia Araraquarense de Letras, em pa...



Podcast apresenta informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

15 de abril de 2024

Está no ar o 11º episódio do podcast da Escola do Legislativo: “Abril Azul – Uma conversa sobre o TEA”. O programa apresenta um debate sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), atendendo ao Fór...



Parlamento Jovem 2024: projeto da Escola do Legislativo tem início na Câmara Municipal

12 de abril de 2024

Na quinta-feira (11), teve início a 1ª etapa do projeto Parlamento Jovem (PJ) 2024, intitulada “Conhecendo o Legislativo”, com estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Waldemar...



Exposição ‘Mulheres Inspiradoras’ pode ser conferida no saguão da Câmara Municipal

04 de abril de 2024

Até o dia 15 de abril, o saguão da Câmara Municipal de Araraquara disponibiliza a exposição “Mulheres Inspiradoras: Trajetórias de Sucesso – Edição 2024”. A atividade, que teve sua abertura na tard...



Câmara debate sobre empreendedorismo feminino, plano de negócios e saúde financeira

28 de março de 2024

Com o objetivo de promover o debate e o reconhecimento das mulheres no campo do empreendedorismo e da ciência, a Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara realizou, na noite de q...



Palestra abre Fórum Municipal de Mulheres Empreendedoras e na Ciência

26 de março de 2024

O passo a passo da venda de um produto ou serviço e informações sobre cada perfil de cliente. Esses foram alguns dos temas abordados no 1º encontro do Fórum Municipal de Mulheres Empreendedoras e n...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!