Notícias



Resumo da 33ª Sessão Ordinária, de 17 de setembro




Os estabelecimentos comerciais já existentes na cidade de Araraquara, e os que forem construídos, deverão ter instaladas rampas, elevadores e portas adequadas ao acesso e locomoção de pessoas portadoras de deficiência ou mobilidade reduzida. A norma que determina esta medida foi aprovada na Sessão Ordinária realizada na terça-feira (17), na Câmara Municipal de Araraquara. O projeto de Lei Complementar é de autoria do vereador Roberval Fraiz. Falta agora o prefeito sancionar a lei.

Os vereadores aprovaram projeto do vereador e presidente da Câmara, João Farias, que denomina Avenida Ásis Mussi, via pública do loteamento Parque Residencial Jardim do Valle.

Foi aprovada a inclusão no Calendário Oficial de Eventos do Município de Araraquara, da Festa Junina do Assentamento Bela Vista do Chibarro, a ser realizada anualmente, no mês de junho. O projeto foi do vereador Edio Lopes.

Foram aprovados os dois Requerimentos para que matérias publicadas na imprensa da cidade façam parte do Arquivo Histórico da Câmara. O pedido do vereador Elias Chediek foi para a matéria publicada no jornal "O Imparcial", em sua edição de 21 de julho, de autoria da jornalista Célia Pires, sob o Título "Alessandra de Cássia Laurindo, a menina do Centro Afro".

E o pedido do vereador Roberval Fraiz foi para o caderno "Tribuna no Bairro", do jornal "Tribuna Impressa", edição do dia 6 de agosto, onde são destacados vários bairros de nossa cidade como Jardim Universal, Morumbi e Parque das Laranjeiras e seus moradores mais antigos.

Projeto da vereadora Juliana Damus, aprovado pelos vereadores, institui o “Programa de Regulamentação do Transporte de Carroças, de Proteção aos Animais Tracionados e de Prevenção Ambiental”, em Araraquara. São normas de cadastramento e plano de formação permanente da atividade profissional de carroceiros, plano de proteção aos animais de tração, medidas de proteção ambiental no deslocamento e despejo de materiais transportados pelas carroças.

A Prefeitura recebeu dos vereadores aprovação para dois projetos sobre renúncia fiscal, com a redução para a alíquota de alíquota de 2% do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) para as empresas Andritz Hydro Inepar do Brasil e para a GE Transportes Ferroviários, que realizarão investimentos na cidade. A empresa austríaca Andritz Hidro está mudando sua sede brasileira da cidade de Campinas para Araraquara, onde já funcionava uma subsidiária. Ela é uma das maiores fábricas do mundo de geradores, turbinas hidráulicas, equipamentos hidromecânicos e demais equipamentos associados. Já a GE fará a manutenção de uma frota de 81 locomotivas na cidade, nas oficinas da ALL.

 

Sessão Extra na quinta-feira

Na quinta-feira (19), às 17h30, haverá uma Sessão Extraordinária na Câmara, para a discussão e votação de três matérias enviadas pela Prefeitura. Uma delas trata de um pedido de autorização da Câmara para alteração no Plano de Carreiras, Cargos e Vencimentos (PCCV) dos Servidores do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), criando os empregos de motorista assistente de serviços de saneamento e de operador de veículos pesados nos serviços de saneamento.

Outro projeto propõe a reformulação do Conselho Municipal dos Direitos dos Animais, atualizado a legislação e realinhando o conselho às novas diretrizes nacionais. E finalmente, o projeto da Prefeitura, que propõe a revisão no campo de atuação e na jornada de trabalho dos integrantes do Magistério Público, alterando artigos da Lei Municipal.

 

Reprise

Nesta quarta-feira, a partir das 9 horas da manhã, ocorre a reprise na íntegra da Sessão Ordinária de terça, pela TV Câmara, canal 2 da NET Digital, canal 98 da NET analógica, e pelo site da Câmara (www.cmararaquara.sp.gov.br).


Publicado em: 19 de setembro de 2013

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Jomi

26 de abril de 2024

Araraquara disputará na próxima semana, em Bebedouro, a fase regional dos Jogos da Melhor Idade (Jomi). A competição, que é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, é destinada às pessoas...



Pint of Science (26/04)

26 de abril de 2024

Nos dias 13, 14 e 15 de maio, Araraquara será uma das cidades em todo o mundo que irão receber o “Pint of Science”, maior debate científico do mundo que ocorre fora das universidades. O festival oc...



Dia da Dança

26 de abril de 2024

As comemorações do Dia da Dança serão realizadas no sábado (27) e no domingo (28), no Teatro Municipal, com ingressos gratuitos. A programação do domingo terá duas apresentações, às 16 e 19 horas,...



Dia do Ferroviário (27/04)

26 de abril de 2024

No sábado (27), acontecerão, das 10 às 17 horas, as comemorações do Dia do Ferroviário, com atrações como exposição de ferromodelismo, visitação ao Museu Ferroviário, chorinho, modas de viola, feir...



Informações sobre editais de chamamento e contratações são solicitadas em documento

26 de abril de 2024

O vereador Rafael de Angeli (Republicanos) protocolou um requerimento, solicitando à Prefeitura informações referentes aos editais de chamamento público e contratações da Secretaria Municipal de Cu...



Dados da PM mostram redução nas tentativas de suicídios em pontilhões do município

26 de abril de 2024

No início de fevereiro do ano passado, o vereador Marchese da Rádio (PSD) encaminhou uma indicação à Prefeitura para que fosse discutido um projeto para implantação de um sistema de segurança e pro...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!