Notícias



Mesa Diretora da Câmara é eleita para mandato de 2025 a 2026

Presidente, vice-presidente, 1º e 2º secretários foram votados nominalmente durante Sessão Solene de Posse para conduzir os trabalhos no próximo biênio

3354


No 1º dia do ano, em Sessão Solene de Posse, realizada no auditório do Distrito Revee (antigo Cear), Rafael de Angeli (Republicanos) – presidente, Emanoel Sponton (Progressistas) – vice-presidente, Geani Trevisóli (PL) – 1ª secretária, e Balda (Novo) – 2º secretário foram os escolhidos para compor a Mesa Diretora da Câmara Municipal durante o mandato de 2025 a 2026.

A eleição foi realizada por voto nominal dos vereadores empossados, conforme previsto no Regimento Interno. Candidataram-se ao cargo de presidente os vereadores Aluisio Boi (MDB) e Rafael de Angeli (Republicanos), sendo Angeli eleito com 10 votos.

Tentaram o cargo de vice-presidente Emanoel Sponton (Progressistas) e Filipa Brunelli (PT), sendo Sponton escolhido com 10 votos.

Para o cargo de 1º secretário, concorreram os vereadores Alcindo Sabino (PT) e Geani Trevisóli (PL), sendo Geani eleita com 10 votos.

Balda (Novo) e Guilherme Bianco (PCdoB) se candidataram para o cargo de 2º secretário, sendo Balda o escolhido com 10 votos.

 

Mas, afinal, o que fazem os integrantes da Mesa de Diretora?

Todos os trabalhos legislativos e administrativos da Câmara Municipal são coordenados pelos membros da Mesa Diretora e seguem determinações previstas em um conjunto de regras, que é chamado de Regimento Interno.

A Mesa Diretora é eleita a cada dois anos, entre os vereadores, e é formada por um presidente, um vice-presidente e dois secretários, 1º e 2º. As funções de cada um são:

Presidente: é o representante da Câmara Municipal, interna e externamente, e coordenador dos trabalhos administrativos e legislativos, sendo responsável pela fiscalização dos serviços em todos os setores da Casa de Leis. Também cabe ao presidente encaminhar ao prefeito os pedidos formalizados pelos demais vereadores.

Vice-presidente: substitui o presidente em sua ausência e executa as tarefas delegadas por ele. Na ausência do presidente, também compete ao vice assinar cheques em conjunto com um dos secretários.

1º secretário: é responsável pela leitura dos projetos e propostas durante as sessões, redação das atas, substituição dos demais membros da Mesa e assinatura de cheques.

2º secretário: substitui o 1º secretário, faz a chamada dos vereadores durante as sessões, supervisiona as inscrições para uso da palavra e também assina cheques.


Publicado em: 01 de janeiro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural - 08/07

08 de julho de 2025

Música As Obscênicas é uma fanfarra debochada, feminina e feminista formada exclusivamente por mulheres. Com formação acústica, entre instrumentos de sopro e percussão, tocam uma mistura de jazz s...



Agenda Esportiva – 08/07

08 de julho de 2025

Vôlei feminino O vôlei feminino Sub-21 da Fundesport/Araraquara tem dois duelos pela Copa Regional da LRV (Liga Regional de Vôlei) antes de disputar os Jogos Regionais, na segunda quinzena de julh...



Abre e fecha: 9, 10 e 11

08 de julho de 2025

A Prefeitura fecha na quarta-feira (9), no feriado da Revolução Constitucionalista, e retoma o atendimento na segunda-feira (14). Vale lembrar que sexta-feira (11) é feriado municipal devido à come...



Obra de revitalização em estádio da Vila Xavier é alvo de questionamentos

08 de julho de 2025

Em requerimento encaminhado à Prefeitura, o vereador Paulo Landim (PT) pede detalhes sobre a situação da obra de revitalização no Estádio Municipal “Adair Pavanelli”, conhecido popularmente como o...



Câmara promove Audiência Pública com o tema ‘Políticas culturais que apoiam músicos e cantores’

08 de julho de 2025

Uma Audiência Pública com o tema “Políticas culturais que apoiam músicos e cantores” será realizada na quarta-feira (14), às 18h30, no Plenário da Câmara. A propositura é de autoria do vice-preside...



Projeto quer instituir Declaração Municipal de Direitos de Liberdade Econômica em Araraquara

07 de julho de 2025

A Câmara Municipal de Araraquara analisa o Projeto de Lei Complementar nº 194/2025, apresentado pelos vereadores do Novo, Coronel Prado e Balda, que cria a Declaração Municipal de Direitos de Liber...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!