Notícias



Prefeitura explica critérios para denominações de vias públicas de Araraquara

Informações foram solicitadas em requerimento pelos vereadores Lucas Grecco (PRD), Rafael de Angeli (Republicanos) e João Clemente (Progressistas)

1664


Em resposta a um requerimento dos vereadores Lucas Grecco (PRD), Rafael de Angeli (Republicanos) e João Clemente (Progressistas), a Prefeitura apresentou informações sobre os critérios utilizados para a elaboração de projetos de lei que denominam vias e outros locais públicos de Araraquara.

Os parlamentares argumentaram ao Executivo que, de acordo com a Lei Orgânica do Município (artigo 21, inciso XIII), a denominação de próprios, vias e logradouros públicos e a alteração dessas denominações cabem à Câmara Municipal.

Grecco, Angeli e Clemente, então, perguntaram a razão de não haver uma “ordem de atendimento cronológica aos vereadores quanto aos pedidos de nomes dos próprios, vias e logradouros públicos”, já que a Lei Municipal nº 5.403, de 19 de abril de 2000, exige esse procedimento.

Os vereadores costumam protocolar à Prefeitura pedidos para que pessoas falecidas sejam homenageadas e tenham seus nomes em vias da cidade e outros locais públicos (como praças, dispositivos viários e unidades de saúde e educação).

“As indicações dos vereadores ao Poder Executivo são atendidas cronologicamente, mas existem situações em que o próprio vereador sugere algum outro próprio municipal sem denominação que substitui a indicação original, como praça, rotatória ou estrada municipal ainda sem benfeitoria. Os projetos de lei para denominações de viário ou logradouros públicos também podem ser feitos diretamente pelo Poder Executivo ou através de projetos de lei da própria Câmara Municipal”, diz a resposta da Prefeitura.

Os parlamentares ainda questionaram por que “protocolos mais recentes de vereadores são atendidos enquanto outros que estão aguardando há anos não são”. Segundo o Executivo, “o atendimento ocorre de acordo com a disponibilidade de novas vias ou logradouros públicos identificados ou aprovados no processo de parcelamento do solo”.

 

Lista de solicitações

No requerimento, os vereadores também mencionaram o fato de a Prefeitura não estar enviando a relação das solicitações sobre a denominação oficial de vias e logradouros públicos, pois a Lei Municipal nº 5.403 obriga que o documento seja encaminhado a cada três meses. O último envio teria sido em maio de 2023.

O Executivo respondeu que “desde essa data [maio de 2023] tivemos a aprovação de loteamento aberto com indicação dos nomes de vias pelo Poder Executivo, em homenagem aos vereadores já falecidos de Araraquara. Em relação aos loteamentos fechados, existe uma demanda para que as denominações sejam nomes relacionados à natureza ou a artistas importantes no cenário nacional”.

Além dessa explicação, a Prefeitura também enviou uma lista com as solicitações de denominação de vias ou logradouros recebidas nos últimos anos, com início em 2019. O arquivo pode ser consultado no site da Câmara.

Grecco, Angeli e Clemente sugeriram que fosse criado um portal de transparência dos procedimentos de indicação de nomes a vias e prédios públicos. “A proposta será analisada a luz das legislações vigentes e de forma que atenda os Poderes Executivo e Legislativo Municipal”, afirma a Prefeitura na resposta.


Publicado em: 06 de junho de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Audiência Pública na Câmara reúne sugestões para o Plano Municipal de Saúde 2026-2029

12 de junho de 2025

O Plenário da Câmara recebeu, na tarde de quarta-feira (11), uma Audiência Pública da Prefeitura de Araraquara sobre o Plano Municipal de Saúde 2026-2029, que está em processo de elaboração.   O...



Ambulantes de Araraquara pedem instalação de pontos para acesso à energia elétrica

12 de junho de 2025

Por meio de um Requerimento, o presidente da Câmara, Rafael de Angeli (Republicanos), solicitou à Prefeitura informações a respeito da aplicação da Lei Municipal nº 5.568 para garantir acesso a pon...



Pedágio de Bueno de Andrada arrecadou R$ 4, 5 milhões em 2024

12 de junho de 2025

  No intuito de requisitar informações sobre o Pedágio Municipal de Bueno de Andrada/Matão, o vereador Michel Kary (PL) protocolou na Prefeitura um Requerimento. No documento, o parlamentar aponta...



Pacientes esperam 8 meses para exame de ressonância magnética; 1.484 pedidos estão na fila

11 de junho de 2025

Em requerimento encaminhado à Prefeitura no final de abril, a vereadora Filipa Brunelli (PT) pediu informações sobre a realização e o agendamento de exames de ressonância magnética no município....



Cursos gratuitos (11/06)

11 de junho de 2025

A Prefeitura, em parceria com o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSuldeMinas), está divulgando a abertura de 7.850 vagas em cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio, todos oferecidos...



Programa Escolinhas de Esportes conta com mais de três mil alunos inscritos

11 de junho de 2025

No final de abril, o vereador Michel Kary (PL) encaminhou um requerimento à Prefeitura pedindo informações sobre o Programa Escolinhas de Esporte para o ano de 2025.   “O esporte de base no munic...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!