Notícias



Reajuste no subsídio do prefeito impacta escala de trabalho dos médicos do município

Reajustes, que entrarão em vigor a partir de janeiro de 2025, alteram teto salarial da administração pública

12704


O Projeto de Lei (PL) que reajustou os valores dos subsídios de prefeito e vice-prefeito de Araraquara para R$ 29.325,00 e R$ 14.662,50, respectivamente, foi aprovado pela Câmara em Sessão Ordinária realizada na última terça-feira (26).

O vencimento do prefeito define o teto salarial da administração pública, que ficou defasado com o passar do tempo. Isso tem afetado principalmente o atendimento nas diversas unidades de saúde de Araraquara, já que os médicos acabam tendo de trabalhar menos horas nas escalas de trabalho para não ultrapassarem os vencimentos do chefe do Executivo, como está determinado no artigo 37 da Constituição Federal.

O assunto já havia sido trazido para a Casa de Leis em outubro do ano passado. Na ocasião, um grupo de médicos esteve no Gabinete da Presidência em reunião com sete dos 18 parlamentares, expondo a urgência da necessidade do aumento na carga horária de trabalho, que seria possível apenas com a alteração do limite salarial estabelecido por lei.

Durante a sessão, que contou com a presença de médicos da rede básica do Município e do Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região (Sismar), a situação da classe foi explicada aos vereadores e ao público. As médicas Adriana Aveiro Ventura e Giselle Oliveira e o médico César Esteves representaram os colegas na Tribuna Popular e relataram algumas das dificuldades vividas no dia a dia.

Foi mencionada também a falta de profissionais disponíveis para contratação, já que muitos deles têm optado por deixar a cidade em busca de salários mais atrativos, pois o valor ofertado aqui é menor do que em outros lugares do estado. “No concurso anterior, que a gente teve no ano passado, dos dez médicos chamados, só dois assumiram. Isso faz com que a gente perca muitos médicos bons, que poderiam continuar seus trabalhos em Araraquara”, afirmou Adriana.

Na sequência dos debates, foi iniciada a Ordem do Dia com a ausência dos vereadores Edson Hel (Cidadania) e Emanoel Sponton (Progressistas), ambos por motivos de saúde. Após uma hora de discussões entre os parlamentares, que expuseram seus argumentos a respeito do PL, a votação foi nominal e o reajuste foi aprovado por 12 votos a três.

A nova remuneração representa um acréscimo de 50% nos vencimentos atuais de ambos os cargos e será válida a partir de 1º de janeiro de 2025. A última alteração havia sido realizada em 2016 e está em vigor desde janeiro de 2017, apesar de a Lei Orgânica do Município assegurar que essa revisão possa ser feita anualmente.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação acumulada no período de 2016 a 2023 foi de 42,29%, e a recomposição seria adequada para a realidade econômica do país, impactada nos últimos anos por variações cambiais, instabilidade política e pela pandemia de Covid-19.

Foram favoráveis ao projeto: Luna Meyer (MDB), Hugo Adorno (Republicanos), Marcos Garrido (Patriota), Filipa Brunelli (PT), Aluisio Boi (MDB), Gerson Da Farmácia (MDB), Carlão Do Joia (MDB), Guilherme Bianco (PCdoB), Marchese Da Rádio (Patriota), Fabi Virgílio (PT), Alcindo Sabino (PT) e João Clemente (PSDB). Posicionaram-se contra a aprovação: Lucas Grecco (União Brasil), Lineu Carlos De Assis (Podemos) e Rafael De Angeli (PSDB). O presidente da Câmara Municipal, Paulo Landim (PT), não vota.


Publicado em: 27 de março de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Geladeira de vacinas da USF Laranjeiras I precisa de atenção

01 de dezembro de 2025

Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), pede manutenção ou aquisição de uma nova geladeira para a Unidade de Saúde da F...



Apresentação de Coral Natalino

28 de novembro de 2025

O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), convida para a apresentação do Coro Encanto Teens e da solista Regina de Lourdes, sob a regência do maestro...



Agenda Cultural – 28/11

28 de novembro de 2025

Música Baile que celebra o estilo Black Charme e que mescla elementos do soul, funk e hip-hop. Discotecagem com DJ Spin e aula com a professora Sabrina Caetano. “Baile Black”, nesta sexta-feira (2...



Agenda Esportiva – 28/11

28 de novembro de 2025

Basquete feminino Pela primeira partida das finais do Campeonato Paulista de Basquete Feminino, o Sesi recebe o Corinthians no sábado (29), às 16 horas, no Ginásio do Sesi. Grátis.   Futebol fem...



Araraquara conta com 380 vagas mensais para exames de ultrassonografia obstétrica

28 de novembro de 2025

No início de novembro, a vereadora Filipa Brunelli (PT) apresentou um Requerimento à Prefeitura, pedindo informações sobre a falta de exames de ultrassom na Fundação Municipal “Irene Siqueira Alves...



Moradores do Jardim Morumbi pedem construção de praça e melhorias na manutenção do bairro

28 de novembro de 2025

Em fiscalização no Jardim Morumbi, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), ouviu pedidos da população para a construção de uma praça e para melhorias na zeladori...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!