Notícias



34 unidades de saúde contam com refrigeradores para armazenamento de medicamentos

Informação foi dada em resposta, pela Secretaria da Saúde, a requerimento de fiscalização do vereador Rafael de Angeli (PSDB)

972


As condições de armazenamento de medicamentos nas farmácias das unidades de saúde de Araraquara foram questionadas à Prefeitura pelo vereador Rafael de Angeli (PSDB) por meio do Requerimento nº 730/2022.

No documento, o parlamentar afirma ter recebido reclamações de usuários sobre o refrigerador com defeito no Centro Municipal de Saúde (CMS) Enf. Kimiko Yuta”, no Jardim Iguatemi, o que teria levado a se deslocarem para a Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim Victório de Santi para a retirada de medicamentos que necessitam ser armazenados sob refrigeração.

Angeli também questiona sobre quais unidades de saúde do Município contam com geladeiras para armazenar medicamentos que necessitam de refrigeração, como funciona o cronograma de manutenção desses equipamentos e quantas estão danificadas, aguardando reparos.

Em resposta, a coordenadora Executiva de Atenção Básica da Prefeitura, Talitha Paula Resende Martins, listou as 34 unidades básicas de saúde de Araraquara que possuem refrigeradores para o armazenamento de medicamentos termolábeis, ou seja, que são sensíveis à ação da temperatura e que, por isso, requerem armazenamento sob refrigeração (entre 2°C e 8°C).

Sobre a manutenção dos refrigeradores, a coordenadora afirmou que os farmacêuticos responsáveis, ao identificar problemas de funcionamento desses equipamentos, fazem solicitação de manutenção à Gerência de Manutenção e Próprios da Saúde.

Em relação a refrigeradores com defeito, Talitha informou que apenas na CMS Enf. Kimiko Yuta”, no Jardim Iguatemi, existe atualmente equipamento em mau funcionamento, sendo aguardada a compra de um novo refrigerador.

Angeli acredita que falta planejamento para casos como esse. “A Secretaria de Saúde deveria se precaver de outras formas para que uma unidade não fique sem o aparelho. No final das contas, quem paga é a população, que tem que se deslocar para outro local para ter o que é seu de direito”, finaliza o parlamentar.


Publicado em: 01 de novembro de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Prefeitura prevê investir R$ 3,7 milhões em iluminação no Complexo Arena Fonte Luminosa

25 de julho de 2025

              A Prefeitura informou, em resposta ao Requerimento nº 891/2025, enviado pela vereadora Maria Paula (PT), que prevê o investimento de R$ 3,7 milhões para iluminação em LED para o está...



Vereadores participam de reunião com técnicos de enfermagem e Secretaria da Saúde

25 de julho de 2025

               Um grupo de vereadores participou na tarde da quinta-feira (24), a convite de técnicos e técnicas de enfermagem da rede do município, de reunião envolvendo representantes dos funcio...



Documento sugere ampliação do horário de atendimento da Farmácia Central  

25 de julho de 2025

  O vereador Coronel Prado (Novo) apresentou uma Indicação à Prefeitura solicitando a realização de estudos técnicos para avaliar a viabilidade de ampliar o horário de funcionamento da Farmácia Ce...



Sinalização em frente à Delegacia de Defesa da Mulher precisa de revitalização

25 de julho de 2025

              A Indicação nº 3368/2025, de autoria da vereadora Fabi Virgílio (PT), solicita que Prefeitura realize melhorias na sinalização da Alameda Rogerio Pinto Ferraz, na Vila Harmonia, em f...



Indicação sugere reorganizar e sinalizar rua de acesso ao Parque Botânico

25 de julho de 2025

              O tráfego da Rua Caetano Nigro, no bairro Vila Girassol, foi tema da Indicação nº 3332/2025. O documento, de autoria do vereador Emanoel Sponton (Progressistas), sugere que a Prefeit...



Escolas e centro de educação necessitam de reforço no quadro de servidores, diz Prefeitura

25 de julho de 2025

              Escolas e centros de educação de Araraquara contam com 1.528 professores e 1.163 agentes educacionais. No entanto, levantamentos internos realizados pela Secretaria Municipal da Educ...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!