1323
As condições de armazenamento de medicamentos nas farmácias das unidades de saúde de Araraquara foram questionadas à Prefeitura pelo vereador Rafael de Angeli (PSDB) por meio do Requerimento nº 730/2022.
No documento, o parlamentar afirma ter recebido reclamações de usuários sobre o refrigerador com defeito no Centro Municipal de Saúde (CMS) “Enf. Kimiko Yuta”, no Jardim Iguatemi, o que teria levado a se deslocarem para a Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim Victório de Santi para a retirada de medicamentos que necessitam ser armazenados sob refrigeração.
Angeli também questiona sobre quais unidades de saúde do Município contam com geladeiras para armazenar medicamentos que necessitam de refrigeração, como funciona o cronograma de manutenção desses equipamentos e quantas estão danificadas, aguardando reparos.
Em resposta, a coordenadora Executiva de Atenção Básica da Prefeitura, Talitha Paula Resende Martins, listou as 34 unidades básicas de saúde de Araraquara que possuem refrigeradores para o armazenamento de medicamentos termolábeis, ou seja, que são sensíveis à ação da temperatura e que, por isso, requerem armazenamento sob refrigeração (entre 2°C e 8°C).
Sobre a manutenção dos refrigeradores, a coordenadora afirmou que os farmacêuticos responsáveis, ao identificar problemas de funcionamento desses equipamentos, fazem solicitação de manutenção à Gerência de Manutenção e Próprios da Saúde.
Em relação a refrigeradores com defeito, Talitha informou que apenas na CMS “Enf. Kimiko Yuta”, no Jardim Iguatemi, existe atualmente equipamento em mau funcionamento, sendo aguardada a compra de um novo refrigerador.
Angeli acredita que falta planejamento para casos como esse. “A Secretaria de Saúde deveria se precaver de outras formas para que uma unidade não fique sem o aparelho. No final das contas, quem paga é a população, que tem que se deslocar para outro local para ter o que é seu de direito”, finaliza o parlamentar.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
O secretário municipal da Educação, Fernando Diana, negou que escolas serão fechadas em Araraquara. O que existe por parte da Prefeitura, segundo ele, é uma proposta de readequações de espaços em d...
A Indicação nº 5073/2025, enviada pelo vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), à Prefeitura, pede que seja realizado serviço de manutenção no telhado do Ginásio de Ginástica...
A Câmara de Araraquara aprovou, em segundo turno, a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2026, na tarde desta quarta-feira (5), na 12ª Sessão Extraordinária – o texto segue agora para sanção do prefei...
No primeiro semestre deste ano, 4.200 pacientes receberam insulina e lancetas para monitoramento de glicemia, informou a Secretaria de Saúde em resposta ao Requerimento nº 1672/2025, de autoria da...
Informações detalhadas sobre a frota de veículos em operação no transporte coletivo de Araraquara foram solicitadas à Prefeitura pelo vereador Marcelinho (Progressistas), por meio do Requerimento n...
A Praça dos Advogados, localizada na Rua Napoleão Selmi Dei, entre as avenidas Dr. Agostinho Tucci e Casemiro Perez, na Vila Harmonia, recebe no domingo (9), das 16 às 21 horas, mais uma edição da...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.