832
Em 2 de fevereiro de 1923, por iniciativa de Bento de Abreu Sampaio Vidal, então presidente da Câmara Municipal, e de outros líderes araraquarenses foi criada a Escola de Pharmácia e Odontologia de Araraquara, que mais tarde seria desmembrada e se tornou Faculdade de Odontologia e Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara, da Unesp.
O centenário da instituição foi celebrado em Sessão Solene do Conselho Universitário, nesta quinta-feira (2), no Centro Internacional de Convenção “Dr. Nelson Barbieri” e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Paulo Landim (PT).
O parlamentar destacou o movimento de criação da faculdade e a história construída com a Unesp. Lembrou que para levar a cabo a criação de escolas "para preparar a mocidade para ter eficiência e vencer a concorrência" o Poder Legislativo autorizou a atribuição de duzentos contos de réis para as despesas da escola e Bento de Abreu efetuou, em Paris, a compra de equipamentos de laboratório e biblioteca.
Destacou também a interação da Unesp com a comunidade, prestando relevantes serviços e contribuindo para a melhoria na qualidade de vida da população. Há uma verdadeira simbiose entre a cidade e a universidade, pois a Unesp é referência em Araraquara e uma das maiores e mais importantes instituições de ensino, com destacada atuação no ensino, na pesquisa e na extensão de serviços à comunidade.
Para Landim, no período de pandemia essa parceria foi fundamental na preservação de vidas. “Felizmente, em Araraquara, apesar de todas as dificuldades, nós adotamos uma postura baseada na ciência. E isso só foi possível porque fizemos importantes parcerias com instituições como a Unesp, que foi, nos momentos mais decisivos da pandemia, um verdadeiro pilar de sustentação para que pudéssemos enfrentar essa terrível doença”, pontuou.
Landim citou como exemplo o Núcleo de Atendimento à Comunidade, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, que foi responsável por garantir uma ampla testagem para a doença, graças à capacidade técnica dos docentes e pesquisadores aliada a estrutura lá existente.
O reitor da Unesp, Pasqual Barretti, destacou o legado da Faculdade de Ciências Farmacêuticas e da Faculdade de Odontologia e também os desafios em um futuro próximo. “Trago comigo neste exato momento vários sentimentos: alegria, júbilo, gratidão, emoção, mas particularmente reconhecimento e fé. Reconhecimento a essas duas instituições que ao longo de 100 anos têm desempenhado papel fundamental na formação profissional e humana de milhares de jovens, bem como contribuído com a saúde da população, seu bem-estar e para a ciência deste país. E fé, fé inabalável no futuro dessas instituições, com a certeza de que estão ancoradas no lastro de suas histórias que me permite antever a continuidade de uma trajetória de sucesso e realizações”.
A mesa de honra contou ainda com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Vahan Agopyan; a vice-reitora, Maysa Furlan; o diretor da FCFAr, Ricardo Luiz Nunes de Souza; o diretor FOAr, Edson Alves Nunes de Campos; e o vice-prefeito de Araraquara, Damiano Neto (Progressistas).
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A importância da gestão correta de resíduos na construção de uma sociedade mais sustentável foi abordada em uma palestra realizada pela Escola do Legislativo (EL) no Plenário da Câmara, na tarde de...
A Prefeitura lançou o edital de Chamada Pública nº 001/2025 do Programa Municipal de Agricultura de Interesse Social (Pmais), que vai adquirir alimentos da agricultura familiar para famílias em sit...
Na terça-feira (8), a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento realizará o recebimento itinerante de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Assentamento Bela Vista do Chibarro, das...
A Sessão Cidadã de julho acontece no dia 31, às 15 horas, no Plenário da Câmara. A iniciativa, prevista nos artigos 185-A a 185-F do Regimento Interno, permite que cidadãos araraquarenses apresente...
O vereador Coronel Prado (Novo) apresentou uma indicação solicitando à Prefeitura a realização de estudos técnicos e a adoção de medidas concretas para a implantação de um espaço público destinado...
A Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Araraquara recebeu o Diploma de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Araraquara na noite da sexta-feira (27) na sede de campo da entidade. A h...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.