341
Em 2 de fevereiro de 1923, por iniciativa de Bento de Abreu Sampaio Vidal, então presidente da Câmara Municipal, e de outros líderes araraquarenses foi criada a Escola de Pharmácia e Odontologia de Araraquara, que mais tarde seria desmembrada e se tornou Faculdade de Odontologia e Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara, da Unesp.
O centenário da instituição foi celebrado em Sessão Solene do Conselho Universitário, nesta quinta-feira (2), no Centro Internacional de Convenção “Dr. Nelson Barbieri” e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Paulo Landim (PT).
O parlamentar destacou o movimento de criação da faculdade e a história construída com a Unesp. Lembrou que para levar a cabo a criação de escolas "para preparar a mocidade para ter eficiência e vencer a concorrência" o Poder Legislativo autorizou a atribuição de duzentos contos de réis para as despesas da escola e Bento de Abreu efetuou, em Paris, a compra de equipamentos de laboratório e biblioteca.
Destacou também a interação da Unesp com a comunidade, prestando relevantes serviços e contribuindo para a melhoria na qualidade de vida da população. Há uma verdadeira simbiose entre a cidade e a universidade, pois a Unesp é referência em Araraquara e uma das maiores e mais importantes instituições de ensino, com destacada atuação no ensino, na pesquisa e na extensão de serviços à comunidade.
Para Landim, no período de pandemia essa parceria foi fundamental na preservação de vidas. “Felizmente, em Araraquara, apesar de todas as dificuldades, nós adotamos uma postura baseada na ciência. E isso só foi possível porque fizemos importantes parcerias com instituições como a Unesp, que foi, nos momentos mais decisivos da pandemia, um verdadeiro pilar de sustentação para que pudéssemos enfrentar essa terrível doença”, pontuou.
Landim citou como exemplo o Núcleo de Atendimento à Comunidade, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, que foi responsável por garantir uma ampla testagem para a doença, graças à capacidade técnica dos docentes e pesquisadores aliada a estrutura lá existente.
O reitor da Unesp, Pasqual Barretti, destacou o legado da Faculdade de Ciências Farmacêuticas e da Faculdade de Odontologia e também os desafios em um futuro próximo. “Trago comigo neste exato momento vários sentimentos: alegria, júbilo, gratidão, emoção, mas particularmente reconhecimento e fé. Reconhecimento a essas duas instituições que ao longo de 100 anos têm desempenhado papel fundamental na formação profissional e humana de milhares de jovens, bem como contribuído com a saúde da população, seu bem-estar e para a ciência deste país. E fé, fé inabalável no futuro dessas instituições, com a certeza de que estão ancoradas no lastro de suas histórias que me permite antever a continuidade de uma trajetória de sucesso e realizações”.
A mesa de honra contou ainda com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Vahan Agopyan; a vice-reitora, Maysa Furlan; o diretor da FCFAr, Ricardo Luiz Nunes de Souza; o diretor FOAr, Edson Alves Nunes de Campos; e o vice-prefeito de Araraquara, Damiano Neto (Progressistas).
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Os impactos e benefícios da Proposta de Emenda Constitucional (PEC), de autoria da deputada federal Érika Hilton (PSOL-SP), que prevê o fim da escala 6x1 (com um dia de descanso para cada seis trab...
Oficina Nesta sexta-feira (22), às 18h30, dentro da programação “Novembro Negro 2024 - Por uma Araraquara Antirracista”, acontece a Oficina de Poesia “Vozes Femininas e o Poder da Palavra” na Casa...
Futebol de base Pelo Campeonato Paulista, no domingo (24), às 15h30, o sub-12 da Ferroviária tem pela frente o Palmeiras, em Guarulhos-SP, na fase de quartas de final. Na primeira partida, vitória...
No início de novembro, o vereador Carlão do Joia (MDB) enviou ao Executivo uma indicação pedindo a limpeza da área próxima ao Posto de Saúde do Yolanda Ópice, usada irregularmente pela população pa...
A vaga de estacionamento reservada para pessoas com deficiência localizada em frente à Escola Estadual “Florestano Libutti”, encontra-se desgastada e de difícil visualização, conforme constatado pe...
A fim de fiscalizar o andamento dos programas habitacionais desenvolvidos pelo município, o vereador Alcindo Sabino (PT) e a vereadora Fabi Virgílio (PT) encaminharam o Requerimento nº 815/2024 à P...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.