Notícias



A saga das mulheres camponesas é destaque em vídeo



274


Um vídeo idealizado e dirigido pelo vereador Edio Lopes (PT) exibido na Sessão da Câmara de terça-feira (7) emocionou aos presentes e continua sendo muito comentado nas redes sociais.

 

O objetivo da produção, segundo Lopes, que é membro do Procuradoria Especial da Mulher, é mostrar a coragem e a luta das mulheres que escreveram a história da humanidade. “No dia a dia e em datas históricas como o 8 de março, Dia Internacional da Mulher, é preciso relembrar a atuação feminina na sociedade”, alerta.

 

O olhar foi dirigido especialmente às mulheres camponesas. As lentes captaram semblantes de quem já sofreu, já enfrentou a luta pela terra, além de risos e histórias de quem, apesar de tudo, viu seu sonho realizado.

 

Várias mulheres do Assentamento Bela Vista do Chibarro contaram, sucintamente, um pouco do que passaram durante os anos de acampamento, quando não tinham perspectiva do futuro, quando moravam embaixo de barracas com seus filhos e que muitas vezes não tinham nem o que comer.

 

Dona Maria Rezadeira, por exemplo, sente-se orgulhosa em dizer que é camponesa com as mãos “calosas”, e compara as mulheres rurais com a gralha azul, um pássaro do sul do Brasil que leva a pinha no bico para plantar, ajuda a criar um novo pinhal e cultivar alimento para as próximas gerações.

 

O parlamentar acompanhou todos os passos da produção, desde a captação de imagens, as entrevistas e a edição final.

 

“São histórias reais de mulheres reais que muitas vezes não são notadas. Elas têm gravado em seus corações as marcas da luta, e através desse vídeo tivemos a oportunidade de dar-lhes visibilidade. Para mim, a mensagem que o trabalho traz é urgente: as mulheres camponesas precisam ser respeitadas e reconhecidas pelas instituições”, frisou.

 

O vídeo tem o título de Gralha Azul e você pode assistir no site da Câmara: www.cmararaquara.sp.gov.br ou através deste link no YouTube: www.youtube.com/watch?v=jLQRqnRhNgU.


Publicado em: 10 de março de 2017

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural - 08/07

08 de julho de 2025

Música As Obscênicas é uma fanfarra debochada, feminina e feminista formada exclusivamente por mulheres. Com formação acústica, entre instrumentos de sopro e percussão, tocam uma mistura de jazz s...



Agenda Esportiva – 08/07

08 de julho de 2025

Vôlei feminino O vôlei feminino Sub-21 da Fundesport/Araraquara tem dois duelos pela Copa Regional da LRV (Liga Regional de Vôlei) antes de disputar os Jogos Regionais, na segunda quinzena de julh...



Abre e fecha: 9, 10 e 11

08 de julho de 2025

A Prefeitura fecha na quarta-feira (9), no feriado da Revolução Constitucionalista, e retoma o atendimento na segunda-feira (14). Vale lembrar que sexta-feira (11) é feriado municipal devido à come...



Obra de revitalização em estádio da Vila Xavier é alvo de questionamentos

08 de julho de 2025

Em requerimento encaminhado à Prefeitura, o vereador Paulo Landim (PT) pede detalhes sobre a situação da obra de revitalização no Estádio Municipal “Adair Pavanelli”, conhecido popularmente como o...



Câmara promove Audiência Pública com o tema ‘Políticas culturais que apoiam músicos e cantores’

08 de julho de 2025

Uma Audiência Pública com o tema “Políticas culturais que apoiam músicos e cantores” será realizada na quarta-feira (14), às 18h30, no Plenário da Câmara. A propositura é de autoria do vice-preside...



Projeto quer instituir Declaração Municipal de Direitos de Liberdade Econômica em Araraquara

07 de julho de 2025

A Câmara Municipal de Araraquara analisa o Projeto de Lei Complementar nº 194/2025, apresentado pelos vereadores do Novo, Coronel Prado e Balda, que cria a Declaração Municipal de Direitos de Liber...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!