Notícias



A saga das mulheres camponesas é destaque em vídeo



514


Um vídeo idealizado e dirigido pelo vereador Edio Lopes (PT) exibido na Sessão da Câmara de terça-feira (7) emocionou aos presentes e continua sendo muito comentado nas redes sociais.

 

O objetivo da produção, segundo Lopes, que é membro do Procuradoria Especial da Mulher, é mostrar a coragem e a luta das mulheres que escreveram a história da humanidade. “No dia a dia e em datas históricas como o 8 de março, Dia Internacional da Mulher, é preciso relembrar a atuação feminina na sociedade”, alerta.

 

O olhar foi dirigido especialmente às mulheres camponesas. As lentes captaram semblantes de quem já sofreu, já enfrentou a luta pela terra, além de risos e histórias de quem, apesar de tudo, viu seu sonho realizado.

 

Várias mulheres do Assentamento Bela Vista do Chibarro contaram, sucintamente, um pouco do que passaram durante os anos de acampamento, quando não tinham perspectiva do futuro, quando moravam embaixo de barracas com seus filhos e que muitas vezes não tinham nem o que comer.

 

Dona Maria Rezadeira, por exemplo, sente-se orgulhosa em dizer que é camponesa com as mãos “calosas”, e compara as mulheres rurais com a gralha azul, um pássaro do sul do Brasil que leva a pinha no bico para plantar, ajuda a criar um novo pinhal e cultivar alimento para as próximas gerações.

 

O parlamentar acompanhou todos os passos da produção, desde a captação de imagens, as entrevistas e a edição final.

 

“São histórias reais de mulheres reais que muitas vezes não são notadas. Elas têm gravado em seus corações as marcas da luta, e através desse vídeo tivemos a oportunidade de dar-lhes visibilidade. Para mim, a mensagem que o trabalho traz é urgente: as mulheres camponesas precisam ser respeitadas e reconhecidas pelas instituições”, frisou.

 

O vídeo tem o título de Gralha Azul e você pode assistir no site da Câmara: www.cmararaquara.sp.gov.br ou através deste link no YouTube: www.youtube.com/watch?v=jLQRqnRhNgU.


Publicado em: 10 de março de 2017

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Programas educativos e uso de praças serão discutidos pela Câmara nesta terça-feira (27)

26 de janeiro de 2026

A Câmara Municipal realiza, na terça-feira (27), a 47ª Sessão Ordinária. Na Ordem do Dia, constam oito projetos, mas novos itens ainda poderão ser incluídos.   Após aprovação em primeiro turno, r...



Volta às aulas (26/01)

26 de janeiro de 2026

A Secretaria Municipal da Educação divulgou o cronograma de volta às aulas para 2026. O início do atendimento para alunos dos Centros de Educação e Recreação (CERs) com matrícula renovada em períod...



Vagas PAT (26/01)

26 de janeiro de 2026

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com 36 vagas de emprego abertas, nesta segunda-feira (26), distribuídas em diferentes áreas e níveis de escolaridade. As oportunidades...



Fechamento agências INSS

26 de janeiro de 2026

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estarão fechadas para atendimento ao público de quarta-feira (28) a sexta-feira (30). Além do fechamento das agências, os canais remotos de...



Troca de equipamentos de ginástica do Parque Infantil é sugerida ao Executivo

26 de janeiro de 2026

Os equipamentos de ginástica e calistenia do Parque Infantil precisam ser renovados. A sugestão ao Executivo, na Indicação nº 135/2026, é do vereador Alcindo Sabino (PT).   O parlamentar menciona...



Rua Maria Brambilia Passos precisa de contenção de erosão

26 de janeiro de 2026

É necessário adotar medidas para conter o processo de erosão e recuperar a calçada na Rua Maria Brambilla Passos, no Jardim Adelaide. A solicitação, enviada à Prefeitura, consta em Indicação do ver...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!