530
Na quarta-feira (27), o presidente da Comissão de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, vereador Gerson da Farmácia (MDB), se reuniu com a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Pereira Barbosa, a fim de entender quais ações estão em andamento para atender as pessoas em situação de rua do município.
Segundo a chefe da pasta, há um comitê, composto por integrantes de diversos setores como Saúde, Segurança Pública, Assistência Social e Organizações Não Governamentais, que atua, de forma articulada com as políticas públicas municipais, para reinserção social dessas pessoas.
Jaqueline também afirmou que, atualmente, cerca de 93 pessoas estão em acolhimento e outras 65 estão sendo monitoradas pela Secretaria. “Para participar do Programa de Incentivo e Inclusão Social, o PIIS, que oferece bolsa auxílio de um salário mínimo, por exemplo, eles precisam frequentar cursos de capacitação e voltar para a educação formal; porém alguns não querem aderir ao programa e não podemos forçá-los.”
A Prefeitura conta com a Casa Transitória e com o Centro POP, que atendem especificamente as pessoas em situação de rua, oferecendo refeição e abrigo. “Hoje, a população mais jovem, que faz uso abusivo de substâncias químicas, é o nosso maior desafio, pois a maioria não aceita o acolhimento. A sociedade, no geral, também precisa se conscientizar que dar condições para que eles continuem na rua, dando dinheiro, por exemplo, dificulta ainda mais eles quererem sair dessa situação.”
A gerente da Proteção Social Especial, Ana Cássia Volpe, aproveitou para informar que algumas pessoas parecem estar em situação de rua, mas, na verdade, estão envolvidas com o tráfico de drogas e possuem moradia.
O vereador reconheceu a importância das ações desenvolvidas e convidou a secretária para ir até a Câmara Municipal e falar sobre esses serviços aos demais parlamentares. “Como presidente da Comissão, preciso criar essa integração e contribuir para a construção de soluções para esses problemas sociais”, afirmou Gerson da Farmácia.
A coordenadora executiva da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Cecília Sambrano, também participou da reunião.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Música No show “O Berço da Bossa”, Guca e Deni Domenico, pai e filho, dividem o palco num recital descontraído para mostrar toda a sua afinidade musical, desfiando um repertóri...
Basquete feminino Pela Liga de Basquete Feminino (LBF), o Sesi Araraquara enfrenta Ourinhos nesta sexta-feira (9), às 19h30, no ginásio do Sesi Vila Leopoldina, em São Paulo. Com transmis...
Como parte da programação do 22º Território da Arte de Araraquara, estão abertas as inscrições para a oficina “Fabricação de tintas com materiais naturais e históricos”, que será conduzida pelo art...
Criado em Araraquara pela Lei Complementar nº 350/2005, o Plano Diretor é o tema da Audiência Pública que será realizada no Plenário da Câmara na quarta-feira (14), às 18h30. A iniciativa é do vere...
Na tarde de quarta-feira (07), os integrantes da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Educação, vereadores Balda (Novo), Cristiano da Silva (PL), Guilherme Bianco (PCdoB) e Maria Paula (PT) s...
A Câmara Municipal de Araraquara manifesta profundo pesar pelo falecimento de Fernando César Câmara, carinhosamente conhecido como Galo, ocorrido nesta quarta-feira, 7 de maio de 2025. Nascido em...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.