1219
Foi no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara que a doutora Talitha Paula Resende Martins recebeu a Honraria de Cidadã Araraquarense, na noite da quinta-feira (9). O título foi concedido à medica por meio do Decreto Legislativo nº 6 de 2021, de autoria da vereadora Filipa Brunelli (PT).
Nascida em Minas Gerais, a homenageada mudou-se para Araraquara em 2014 para trabalhar como Médica de Família na Unidade de Saúde do Jardim Iedda. Em 2018, assumiu a Coordenadoria Executiva da Atenção Básica e o desafio de gerir as unidades básicas de saúde (UBSs), o Programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF), a Assistência Farmacêutica e a Saúde Bucal do município.
Talitha se destacou pela gestão acolhedora e de fundamental importância no Sistema Único de Saúde (SUS). “A população LGBTQIA+ infelizmente tem seus estigmas em todo esse contexto discriminatório e preconceituoso. Eu me lembro bem em como ela ajudou no processo de construção da política pública LGBT e teve esse olhar tão afetuoso para a população trans”, contou Erika Matheus, assessora Especial de Políticas LGBTQIA+ em Araraquara. A médica ainda participou da construção de um protocolo de combate às discriminações contra a população LGBTQIA+ nos atendimentos de saúde. “Foi graças ao trabalho, ao esforço e à dedicação minha e da doutora Talitha que nós implementamos no SUS o nome social para as pessoas travestis e transexuais, o protocolo contra a LGBTFobia no município”, destacou Filipa.
Ao longo dos últimos anos, Talitha enfrentou também o desafio de atuar no combate à epidemia de Dengue e, recentemente, à pandemia da Covid-19. O trabalho incessante no combate ao coronavírus tornou a médica braço direito da secretária de Saúde, Eliana Honain. “Há 20 meses, ela vem trabalhando de segunda a domingo, sem nenhuma interrupção. Cuidando, conduzindo o processo, acompanhando os pacientes, mantendo a gestão e, sobretudo, fazendo contato com os pacientes. Isso não é qualquer profissional que faz. Isso é dedicação”, reforçou a chefe da pasta.
Para o prefeito Edinho Silva, a honraria é um modo de traduzir o sentimento de gratidão pelo trabalho durante a maior crise sanitária da história e de defesa ao SUS. “Coube às instituições encontrarem a materialidade daquilo que a gente quer expressar. Você está recebendo hoje a maior honraria que uma cidade pode oferecer a alguém que não nasceu na cidade, o título de cidadã Araraquarense. Dar o reconhecimento a alguém que não nasceu aqui, mas que nós gostaríamos que tivesse nascido e que nós queremos que faça parte institucionalmente da cidade”, reiterou.
Emocionada com os agradecimentos, Talitha destacou a importância dos colegas e dos pacientes durante sua trajetória. “Prezar pelo respeito, agir com empatia e fazer uma abordagem centrada na pessoa. Nossa equipe busca sempre esse objetivo, e eu acho que essa é a minha luta diária: reconhecer o outro como um indivíduo, com uma história e na sua subjetividade. Porque eu acredito que é fundamental acolher o outro e saber das suas necessidades”, finalizou.
O vereador Paulo Landim (PT), as secretárias municipais, Priscila Luiz (Comunicação) e Juliana Agatte (Finanças), o chefe de gabinete da Prefeitura, Alan Silva, bem como o superintendente do Departamento Autônomo de Agua e Esgotos (Daae), Donizete Simeoni, também estiveram presentes na solenidade.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Em segundo turno de discussão e votação, a Câmara de Araraquara aprovou por unanimidade, em Sessão Extraordinária nesta quinta-feira (31), um projeto de lei complementar que altera o Código de Arbo...
A fim de garantir mais transparência na gestão da educação pública e o respeito aos direitos dos educadores da rede, o vereador Rafael de Angeli (Republicanos) encaminhou à Prefeitura de Araraquara...
As oficinas culturais estarão com inscrições abertas para o segundo semestre de 2025, entre os dias 15 e 24 de agosto. Há oficinas no Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand, CEU das Artes, Quilomb...
O Circuito Cultural de Férias - programa com oficinas artísticas realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundart - segue com atividades gratuitas até o dia 1º de agosto. As oficinas oferec...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com diversas vagas abertas, com oportunidades para auxiliar de laminador (10 vagas), montador para produção de blocos de concreto (10)...
Na próxima quinta-feira (7), às 19h, no Palacete das Rosas, acontece o concerto “NoTas que Contam”, com a Orquestra Jovem de Araraquara. Com entrada gratuita e distribuição de convites uma hora ant...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.