1747
Foi no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara que a doutora Talitha Paula Resende Martins recebeu a Honraria de Cidadã Araraquarense, na noite da quinta-feira (9). O título foi concedido à medica por meio do Decreto Legislativo nº 6 de 2021, de autoria da vereadora Filipa Brunelli (PT).
Nascida em Minas Gerais, a homenageada mudou-se para Araraquara em 2014 para trabalhar como Médica de Família na Unidade de Saúde do Jardim Iedda. Em 2018, assumiu a Coordenadoria Executiva da Atenção Básica e o desafio de gerir as unidades básicas de saúde (UBSs), o Programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF), a Assistência Farmacêutica e a Saúde Bucal do município.
Talitha se destacou pela gestão acolhedora e de fundamental importância no Sistema Único de Saúde (SUS). “A população LGBTQIA+ infelizmente tem seus estigmas em todo esse contexto discriminatório e preconceituoso. Eu me lembro bem em como ela ajudou no processo de construção da política pública LGBT e teve esse olhar tão afetuoso para a população trans”, contou Erika Matheus, assessora Especial de Políticas LGBTQIA+ em Araraquara. A médica ainda participou da construção de um protocolo de combate às discriminações contra a população LGBTQIA+ nos atendimentos de saúde. “Foi graças ao trabalho, ao esforço e à dedicação minha e da doutora Talitha que nós implementamos no SUS o nome social para as pessoas travestis e transexuais, o protocolo contra a LGBTFobia no município”, destacou Filipa.
Ao longo dos últimos anos, Talitha enfrentou também o desafio de atuar no combate à epidemia de Dengue e, recentemente, à pandemia da Covid-19. O trabalho incessante no combate ao coronavírus tornou a médica braço direito da secretária de Saúde, Eliana Honain. “Há 20 meses, ela vem trabalhando de segunda a domingo, sem nenhuma interrupção. Cuidando, conduzindo o processo, acompanhando os pacientes, mantendo a gestão e, sobretudo, fazendo contato com os pacientes. Isso não é qualquer profissional que faz. Isso é dedicação”, reforçou a chefe da pasta.
Para o prefeito Edinho Silva, a honraria é um modo de traduzir o sentimento de gratidão pelo trabalho durante a maior crise sanitária da história e de defesa ao SUS. “Coube às instituições encontrarem a materialidade daquilo que a gente quer expressar. Você está recebendo hoje a maior honraria que uma cidade pode oferecer a alguém que não nasceu na cidade, o título de cidadã Araraquarense. Dar o reconhecimento a alguém que não nasceu aqui, mas que nós gostaríamos que tivesse nascido e que nós queremos que faça parte institucionalmente da cidade”, reiterou.
Emocionada com os agradecimentos, Talitha destacou a importância dos colegas e dos pacientes durante sua trajetória. “Prezar pelo respeito, agir com empatia e fazer uma abordagem centrada na pessoa. Nossa equipe busca sempre esse objetivo, e eu acho que essa é a minha luta diária: reconhecer o outro como um indivíduo, com uma história e na sua subjetividade. Porque eu acredito que é fundamental acolher o outro e saber das suas necessidades”, finalizou.
O vereador Paulo Landim (PT), as secretárias municipais, Priscila Luiz (Comunicação) e Juliana Agatte (Finanças), o chefe de gabinete da Prefeitura, Alan Silva, bem como o superintendente do Departamento Autônomo de Agua e Esgotos (Daae), Donizete Simeoni, também estiveram presentes na solenidade.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Em meados de outubro deste ano, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), questionou a Prefeitura a respeito da demora no agendamento de consultas, exames e cirurgias na red...
Música O Grupo de Coco Besouro Mangangá, de Recife/PE, criado por Mestre Hugo Leonardo, apresentará repertório de autoria própria, que faz referência ao Patrono – que dá nome ao grupo -, além de p...
Futebol masculino Nesta sexta-feira (7), às 19 horas, a Ferroviária enfrenta o Athletic-MG, na Arena Sicredi, em São João Del Rei, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, com transmis...
No sábado (8), das 8 às 13 horas, haverá uma força-tarefa para reforçar as medidas de prevenção e eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti com a realização do “Dia D de Mobilização Estad...
Até o dia 15 de dezembro (segunda-feira), a Prefeitura oferece aos contribuintes a oportunidade de corrigir débitos do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) declarados no sistema de g...
A insegurança de estudantes e servidores da Escola Estadual “Professor Oacyr Antonio Ellero” foi apresentada na Indicação nº 5018/2025, de autoria do vereador Coronel Prado (Novo). A demanda foi en...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.