Notícias



Acordo judicial para pagamento de vigilantes do município fica impossibilitado

Vereador Marcos Garrido (Patriota) recebeu essa e outras informações em resposta a requerimento

1165


Em fevereiro, o vereador Marcos Garrido (Patriota) enviou o Requerimento nº 129 ao Executivo, solicitando documentos e esclarecimentos sobre o contrato com uma empresa de vigilância para serviços de monitoramento e segurança eletrônica no “Restaurante Popular II”, “Parque do Pinheirinho”, Casa de Acolhimento (Casa Transitória) e outros postos em que funcionam serviços públicos. A motivação são os atrasos nos pagamentos dos trabalhadores.

Em resposta, a Prefeitura encaminhou cópia dos contratos para vigilância desarmada 24 horas todos os dias no Parque do Pinheirinho, o qual conta com dois postos na portaria e campo; no Centralizado e Almoxarifados que também possuem o serviço de vigilância motorizada com motocicletas, e no Restaurante Popular 2 e Casa de Acolhimento.

Sobre os comprovantes de pagamentos, a Prefeitura enviou cópia dos documentos e informou que a empresa é obrigada a enviar mensalmente, conforme cláusula contratual, a documentação solidária referente a competência da execução dos serviços, que é composta de Folha de Pagamento, Relatório Sefip, Relatório analítico da Guia de Recolhimento do FGTS (GRF); as guias pagas GRF com os devidos comprovantes de pagamentos, e DCTFWEB, composta de declaração completa, recibo de transmissão, guia de recolhimento e comprovante de pagamento.

Em relação à retenção mensal de uma porcentagem dos repasses destinados ao prestador de serviços, o Executivo explicou que não existe essa prática, havendo, conforme cláusulas contratuais, a obrigação de a empresa contratada manter depositado na Coordenadoria Executiva de Finanças (Tesouraria) a importância de 5% (cinco por cento) no valor total dos contratos, a título de garantia.

No requerimento, o vereador havia solicitado que o município intimasse imediatamente a empresa para regularizar os pagamentos atrasados. Sobre isso, a Prefeitura esclareceu que a empresa solicitou a rescisão do contrato, pois está em processo de fechamento, devido à prolongada crise financeira.

Além disso, foi informado que, no dia 13 de março, ocorreu através de vídeo conferência, uma Mediação Coletiva por descumprimento de legislação trabalhista, com representantes do município, da empresa e do Sindicato da Categoria Profissional dos Empregados e dos Trabalhadores em Vigilância na Segurança Privada de Araraquara e Região - Sindivigilancia AQA.

Na ocasião, o representante da empresa declarou em audiência “a plena disposição dela para a negociação amigável das pendências com os seus servidores, se dispondo a preparar e enviar todo o levantamento contábil da dívida”. Foi levantado pelo município que a empresa possuía até o dia 23 de março, o valor a receber de R$ 139.800,96, referente as competências de janeiro e fevereiro dos contratos celebrados. “Informamos que este recurso ficou retido pelo município, pois quando do conhecimento da crise do não pagamento da empresa aos seus colaboradores, foi tomada a iniciativa pelo Município de acordo entre as partes através de Mediação da Seret da SRTb-SP, para que esses colaboradores não ficassem sem receber seus salários”, frisou o Secretário Municipal de Administração, Antonio Adriano Altieri.

Após tais tratativas, ocorreu o envio de quatro processos com decisões de Varas do Trabalho, solicitando R$ 460.407,00. Assim, segundo o gestor da Pasta, ficou “impossibilitada a realização do acordo firmado em mediação entre as partes, pois a somatória das importâncias solicitadas pelas Varas do Trabalho de Araraquara e Araçatuba, retiveram toda a importância que poderia ser utilizada para pagamentos dos colaboradores da empresa”.


Publicado em: 08 de maio de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Política Municipal de Incentivo ao Airsoft é aprovada na Câmara de Araraquara

11 de fevereiro de 2026

  Durante a Sessão Ordinária de terça-feira (10), foi aprovado o Projeto de Lei do vereador Coronel Prado (Novo) que institui no município de Araraquara a “Política Municipal de Incentivo ao Airso...



Projeto aprovado pela Câmara amplia proteção a crianças e adolescentes

11 de fevereiro de 2026

A Câmara de Araraquara aprovou um projeto que proíbe instituições sociais ou educacionais de contratarem — e de manterem entre seus funcionários — pessoas que tenham sido condenadas pela prática de...



Câmara aprova reclassificação de bares, lanchonetes, pizzarias e restaurantes

11 de fevereiro de 2026

Bares, lanchonetes, pizzarias e restaurantes serão reclassificados no Plano Diretor de Desenvolvimento e Política Ambiental de Araraquara (PDPUA). É isso que estabelece o Projeto de Lei Complementa...



Iracema Nogueira (13/02)

11 de fevereiro de 2026

O tradicional Bloco de Carnaval da Escola Municipal de Dança (EMD) “Iracema Nogueira” se apresentará nesta sexta-feira (13), em iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Sec...



Unidade Melhado

11 de fevereiro de 2026

A Prefeitura de Araraquara informa que as consultas e exames eletivos de Ortopedia passaram a ser realizados na Unidade de Retaguarda do Melhado, conforme reorganização feita pela Secretaria Munici...



Prouni 2026 (Até 13/02)

11 de fevereiro de 2026

Os estudantes pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) no primeiro semestre de 2026 devem entregar a documentação comprobatória até sexta-feira (13) à insti...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!