Publicado por: Foto: Divulgação
59
Exposição
Araraquara recebe, a partir desta sexta-feira (3), a exposição “O Assalto do Maravilhoso – o movimento surrealista no Brasil 1960-2025”. Com abertura às 19 horas na Biblioteca Municipal “Mário de Andrade”, no Centro. A exposição gratuita tem curadoria do grupo surrealista DeCollage.
“O Assalto do Maravilhoso” apresenta obras de surrealistas brasileiros a partir da década de 1960 até os dias atuais, reunindo obras visuais, poemas e iconografia de nomes do primeiro núcleo surrealista formado no Brasil na década de 1960, do Grupo Surrealista de São Paulo e do grupo DeCollage.
A abertura da exposição contará com a presença de artistas de São Paulo, entre eles Elvio Fernandes (colagista, poeta e organizador), Leonardo Chagas (poeta) e Guilherme Ziggy (poeta). Para visitas monitoradas deverá ser realizado agendamento pelo telefone (16) 99750-0557 ou e-mail lizunderart@gmail.com.
“O Assalto do Maravilhoso – o movimento surrealista no Brasil 1960-2025” segue até 3 de novembro, com visitação gratuita, no horário das 8h15 às 18h55. Grátis.
Feiras
No sábado (4), das 9 às 19 horas, o Parque Infantil, no Centro, recebe mais uma edição da Feira “Tô em Casa”. Essa edição se une ao III Encontro de Gerações, que acontece das 9h às 12h30, celebrando o Dia Internacional da Melhor Idade e o Dia das Crianças. A programação contempla atividades para todas as idades, além de diversão para as crianças com brincadeiras, pipoca e algodão doce; haverá serviços gratuitos, como vacina, teste glicêmico, aferição de pressão e também sorteio de brindes, entre outros.
Já no domingo (5), das 17 às 22 horas, tem Encontro de Brechós “Quem Garimpa Acha” na Praça Pedro de Toledo, no Centro. A programação cultural apresenta o DJ Maccedo e jogos de tabuleiro, para todas as idades, disponibilizados pela Ludoteka 2D.
No mesmo dia e horário, a feira de empreendedores “AQA Criativa” é a atração na Praça das Bandeiras, no Centro. O samba vai embalar a programação com o projeto “Praçambá” que apresenta o grupo SambaZinho às 18h30.
Coral
No sábado (4), às 20 horas, o Teatro Municipal recebe os integrantes dos Corais da Unesp, reunindo mais de 300 vozes em um grande encontro de celebração e integração artística. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados uma hora antes do evento, no próprio local. O evento ainda contará com transmissão ao vivo pela TV Unesp, no canal da Proec no YouTube.
Literatura
Slam é uma batalha de poesias inspirada nos movimentos de poetry slam, em que poetas se reuniam para batalhar poeticamente entre si com textos autorais. Uma batalha de poesia feminina, feita para destacar as vozes de mulheres sinalizantes. O espaço é delas, mas homens também são bem-vindos – sem pressão para participar. “Slam das Manas em Libras”, com Caty Moreira, Viic Oliveira e poetas convidadas, no domingo (5), às 15 horas, na Convivência do Sesc. Grátis.
Choro das Águas
No domingo (5), às 16 horas, tem mais Choro das Águas, na Praça do Daae, na Fonte Luminosa. A programação começa às 16 horas com a Feira de Artesanato, seguida por recreação infantil Oficina de Chocalho, com Eduardo Marçal (17 horas) e música com Crockodilo Rock (18 horas).
Dança
Espetáculo de dança contemporânea que propõe uma reflexão urgente e sensível sobre o corpo feminino e sua liberdade de existir. “Expresso-me em Ti”, com Femini Crew, no domingo (5), às 17 horas, no Teatro do Sesc. Grátis, com entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência. Com tradução em Libras.
Música autoral
A partir de segunda-feira (6), tem início a 4ª Semana Municipal de Valorização dos Compositores Locais “Pedro Paulo Zavagli – Spiga”. A programação, que celebra a música autoral, segue até o dia 12 de outubro.
Estão previstos diferentes formatos de atividades, como exposições, mesas de debate e apresentações musicais. A abertura oficial será na segunda-feira (6), às 17h30, no saguão da Câmara Municipal, com a exposição “Você conhece os compositores de Araraquara?”. Logo em seguida, às 18 horas, acontece a mesa de abertura com o tema “Compositores locais e sua valorização”, também na Casa de Leis.
Na sexta-feira (10), o palco do Sesc recebe, às 20 horas, o show autoral “Pássaro do Tempo”, de Rodolfo Sotratti. Os ingressos devem ser retirados no dia da atividade, a partir das 14 horas, pelo Portal do Sesc ou nas bilheterias da unidade.
Já o encerramento, no domingo (12), será marcado por uma grande apresentação na Praça do Daae, em um Choro das Águas Especial, às 18 horas, com os artistas premiados pelo edital da Semana: Rodrigo Vulcano, Vinicius Zurlo, Paulo Henrique Melogro e Rafael Paiva Alves.
Mesa literária
A FliSol – Festa Literária da Morada do Sol realiza na segunda-feira (6), às 19 horas, a mesa “Aqui que vence a dor: vozes sobre o invisível”, na Unidade 1 da Uniara (Rua Carlos Gomes – 6, nº 1338, no Centro. A atividade gratuita faz parte do “Esquenta FliSol” e é aberta a todos interessados.
A mesa será um espaço para abordar a ansiedade, a depressão e também o autismo. Participam Lucas Tannuri e Moacir Calarga, com mediação de Gustavo Gandolfi, em um encontro que propõe o olhar afetivo e literário para a saúde mental, a escuta e o direito de ser quem se é.
A FliSol 2025 acontecerá entre os dias 5 e 9 de novembro, com toda a programação gratuita.
Coro da Osesp
Na quarta-feira (8), às 20 horas, no Teatro Municipal, no Jardim Primavera, o Coro da Osesp estrela a série Osesp Itinerante, iniciativa que leva, desde 2008, concertos gratuitos para o interior e o litoral paulistas, democratizando o acesso à música clássica. A distribuição de ingressos será feita uma hora e meia antes do espetáculo, na bilheteria, limitada a dois ingressos por pessoa. Grátis.
Cinema
Documentário produzido por um coletivo palestino-israelense mostra a destruição de Masafer Yatta por soldados israelenses na Cisjordânia ocupada e a aliança que se desenvolve entre o ativista palestino Basel e o jornalista israelense Yuval. “Sem chão (No other Land)”, na terça-feira (7), às 20 horas, no Teatro do Sesc. Grátis.
Confira os filmes em cartaz na Moviecom (Shopping Jaraguá):
- A Sogra Perfeita 2
- Coração de Lutador – The Smashing Machine
- Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba Castelo Infinito
- Dora e o Mundo Mágico das Sereias
- Invocação do Mal 4: O Último Ritual
- Malês
- O Rei da Feira
- Os Estranhos – Capítulo 2
- Uma Batalha Após a Outra
- Zoopocalipse – Uma Aventura Animal
Os horários das sessões podem ser conferidos aqui.
Confira os filmes em cartaz no Cine Lupo:
- Coração de Lutador – The Smashing Machine
- Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba Castelo Infinito
- Goat
- Malês
- Paris, Texas
- Uma Batalha Após a Outra
- Zoopocalipse – Uma Aventura Animal
Os horários das sessões podem ser conferidos aqui.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Basquete feminino Pelo Campeonato Paulista, o Sesi enfrenta Ourinhos, nesta sexta-feira (3), às 19 horas, no Ginásio Municipal “José M. Paschoalik”, casa das adversárias. As araraquarenses estão n...
A represa do Parque Pinheirinho seguirá fechada por tempo indeterminado, informou a Subsecretaria de Defesa Civil. O local foi interditado totalmente após um laudo do Departamento Autônomo de Água...
O programa Consultório na Rua, instituído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), tem como objetivo ofertar atenção integral à saúde da população em situação de rua, de forma itinerante, multipr...
A Biblioteca Municipal “Mário de Andrade” abre, nesta sexta-feira (3), às 19 horas, a exposição “O Assalto do Maravilhoso – o movimento surrealista no Brasil 1960-2025”, que reúne pinturas, colagen...
Araraquara conquistou destaque nacional ao ser reconhecida como a 3ª melhor cidade de médio porte em qualidade de vida no Brasil, segundo o Índice de Progresso Social (IPS) 2025. No ranking geral,...
A criação de uma campanha de conscientização para prevenção de afogamentos foi o assunto da Sessão Cidadã realizada no Plenário da Câmara de Araraquara na tarde desta quinta-feira (2). O profes...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.