Publicado por: Foto: Studio 8
74
Feira de Livro Solidária
A Biblioteca Municipal “Mário de Andrade”, no Centro, promove, até esta sexta-feira (12), a Feira de Livro Solidária “Palavras que Alimentam”. O evento acontece no saguão inferior da biblioteca, com o objetivo de incentivar a leitura, promover a troca de livros e fortalecer a solidariedade comunitária.
Durante a feira, os participantes poderão trocar um livro por outro, por um brinquedo ou por um litro de leite. Vale destacar que os livros para troca devem estar em ótimas condições de uso e não podem ser didáticos.
Os livros arrecadados serão destinados ao acervo da biblioteca, enquanto os brinquedos e alimentos serão encaminhados ao Fundo Social de Solidariedade, beneficiando famílias em situação de vulnerabilidade.
A feira acontece durante o horário de funcionamento da biblioteca – até as 18h55. Na próxima semana, as doações serão entregues oficialmente ao Fundo Social.
O projeto visa a ampliar o acervo da biblioteca, promover a formação de novos leitores e fortalecer a cultura da solidariedade na comunidade.
Mostra ‘Wallace Leal’
Até domingo (14) será realizada a 14ª edição da Mostra Audiovisual “Wallace Leal Valentin Rodrigues”, evento dedicado ao cinema independente na região. Com programação gratuita, a Mostra reúne sessões de curtas e longas-metragens, mesas de debate e atividades formativas, com ações no Palacete das Rosas “Paulo A. C. Silva” e no Cine Center Lupo.
Todas as obras selecionadas são inéditas e produzidas há menos de dois anos. Os critérios de análise levaram em consideração concepção artística, pertinência cinematográfica e relevância no contexto das produções nacionais de curta-metragem, roteiro e direção. As obras agora concorrem a dois troféus: Melhor curta-metragem escolhido por votação popular e Melhor curta-metragem escolhido pela Comissão de Seleção da Mostra.
O Cine Center Lupo recebe a programação da sexta-feira (12) com duas sessões: às 18 horas acontece a sessão de curtas-metragens selecionados com os filmes “Era tudo o que eu esperava ao longo da semana”, “Pai, volta logo!”, “Vermelho de bolinhas” e “Acho que vivo uma constante saudade”. Às 19h30 é a vez da sessão do longa-metragem convidado “No caminho encontrei o vento”, ampliando o diálogo com produções de maior duração.
O sábado (13) terá programação ao longo do dia. No começo da tarde, às 13 horas, o Palacete das Rosas recebe a mesa de debate “Elas atrás das câmeras – O cinema delas!”, dedicada à presença e ao protagonismo feminino no audiovisual.
Depois, às 15 horas, o Cine Center Lupo exibe a segunda sessão de curtas-metragens selecionados, com os filmes “Renato Canoeiro Caiçara”, “Bárbara”, “Quando eu for grande”, “Nação Hip-Hop: Cultura de Rua” e “Tapando Buracos”. Na sequência, às 16h30, acontece mais uma sessão de longa-metragem convidado, “O som alcança o sol”. O sábado se encerra com a mesa de debate das 19 horas, no Palacete das Rosas, com o tema “Ações e diretrizes para a produção cinematográfica no interior paulista através de estruturação e articulação dos polos regionais”.
O domingo (14) começa às 13 horas, no Palacete das Rosas, com a mesa de debate “Descolonizando imagens na construção narrativa no cinema brasileiro e do interior paulista”, que propõe reflexões sobre linguagem, identidade e território no audiovisual. Às 15 horas, o Cine Center Lupo recebe a última sessão de curtas-metragens selecionados, com os filmes “Quando a noite é vermelha”, “Alguma coisa com plutônio”, “A caverna” e “Fronteriza”. Às 16h30 também ocorre a última sessão de longa-metragem convidado, “Até onde a vista alcança”, e o evento se encerra oficialmente às 19 horas, no Palacete das Rosas.
Toda a programação é gratuita. Para os eventos no Palacete das Rosas não é necessário ingresso; já para as sessões no Cine Center Lupo, a distribuição de ingressos será realizada uma hora antes do início até completar o número de cadeiras da sala.
Música
Com um repertório enérgico e contagiante, a banda Casa Ambulante apresenta composições próprias, além de releituras de artistas como Mutantes, Cazuza, Rita Lee, Belchior, entre outros. Nesta sexta-feira (12), às 20 horas, no Garimpo do Sesc. Grátis.
Maracatu
Está rolando a Oficina de Férias de Maracatu com o grupo Sementes Crioulas. Os encontros gratuitos serão realizados até o dia 18 de dezembro na Rua Ivo Dall’Acqua, no Jardim Quitandinha, atrás do Sesc, sem necessidade de inscrição.
Neste final de semana, dias 13 e 14 – sábado e domingo – o horário do encontro é das 15 às 18 horas; depois, nos dias 16, 17 e 18 (terça, quarta e quinta), será das 19 às 22 horas.
Todas as atividades do programa são gratuitas e destinadas a todas as idades. Mais informações pelo telefone (16) 99373-8999 e no Instagram (@maracatusementescrioulas e @associacaosementescrioulas).
Choro das Águas
No domingo (14), tem mais Choro das Águas na Praça do Daae, na Fonte Luminosa. A programação começa às 16 horas com a Feira de Artesanato, seguida pela atividade infantil “Oficina de Bilboquê”, com Silvana de Oliveira Santos (17 horas), e show musical com Manacá (18 horas).
+ Música
Em “Graça Cunha canta Samba Rock”, a cantora reúne uma banda talentosa e experiente para levar ao público a sonoridade da batida dançante do samba rock, resgatando o swing de clássicos como “Que maravilha”, “Mas que nada”, “Balança a perna”, “Eu bebo sim” e “Gostava tanto de você”, entre outros. No domingo (14), às 16 horas, no Garimpo do Sesc. Grátis.
Feiras
No sábado (13), das 10 às 19 horas, o Parque Infantil, no Centro, será ponto de encontro para mais uma edição da Feira “Tô em Casa”. A partir das 13 horas, tem karaokê aberto ao público.
“Circuito das Feiras” é mais uma feira de artesãos e gastronomia que tem início na cidade, totalmente em prol do Lar Otoniel de Camargo. A primeira edição será realizada no domingo (14), das 15 às 21 horas, na área onde está localizada a caixa d’água do Daae, na Vila Xavier.
Participam desta edição o grupo “Embalos de Flashback”, com danças e músicas dos anos 80; “Tribo dos Pebas”, com as suas bicicletas iluminadas; “Os Intocáveis”, com exposição de carros antigos e lambretas; Associação de Capoeira Geração do Quilombo (Mestre Nildão), com apresentação da cultura da capoeira; e a Kausearte, colorindo o rosto das crianças.
Ainda no domingo (14), das 17 às 22 horas, na Praça Pedro de Toledo, no Centro, tem o Encontro de Brechós “Quem Garimpa Acha”, com a feira de brechós e artesanato aberta ao público.
Às 17h30, o dançarino Vitão conduz a Oficina de Passinho Black Charme. Às 18 horas, o DJ Maccedo assume a trilha sonora do evento. Às 18h30, Eduardo Marçal ministra a Oficina de Chocalho.
O tradicional “Bexigão de Prêmios” acontece em dois momentos: às 18h30 e às 20 horas. A sirene dá o sinal para que o público se reúna no centro da praça e participe da brincadeira que distribui brindes e descontos oferecidos pelos expositores.
Fechando a noite, às 20 horas, o “Samba dos Amigos” leva ao palco repertório popular e clima de roda, mantendo o público reunido e celebrando o aniversário da feira.
Oficinas
A VI Bienal Internacional de Gravura de Araraquara “Lívio Abramo” oferece diversas oficinas durante sua programação.
Para se inscrever, os interessados devem se inscrever por meio de senhas que serão distribuídas 30 minutos antes do início das oficinas. Todas as atividades serão realizadas na lateral do saguão do Teatro Municipal, no Jardim Primavera.
A oficina de Isogravura irá ensinar a técnica de impressão usando placas de isopor como matriz, inspirada na xilogravura tradicional. Destinada a maiores de 6 anos, será realizada na segunda-feira (15), com 2 turmas, das 10 às 12 horas e das 14 às 16 horas, até 15 aprendizes por turma.
A oficina de Zine será na terça-feira (16). Também para maiores de 6 anos, das 10 às 12 horas e das 14 às 16 horas, até 15 aprendizes por turma. A atividade abordará ilustração de zines com carimbos.
Por fim, na quarta-feira (17), o curador Vitor Pedroso apresenta a oficina de “Ex-Libris”, termo que significa “dos livros de” e que, assim, permite que cada participante crie sua própria marca para aplicar em seus livros por meio de técnicas de impressão, como gravura em metal ou madeira e xilogravura. A oficina será ministrada para maiores de 14 anos, com 2 turmas por dia (das 9 às 12 horas, e das 14 às 17 horas), com 15 aprendizes por turma.
Bienal da Gravura
Até quinta-feira (18), Araraquara recebe a 6ª edição da Bienal Internacional da Gravura “Lívio Abramo”, reunindo obras de artistas do Brasil e de outros países. O evento será realizado no Teatro Municipal, no Jardim Primavera.
A edição apresenta obras de Lívio Abramo, patrono da Bienal, e presta homenagem à gravurista e arte-educadora Fayga Ostrower, uma das figuras mais influentes da gravura moderna no país. Também participam os artistas convidados Christophe Spoto, Fabi Lorenzeti e Pedro Lorenzetti.
Ao todo, a Bienal reúne 300 obras de artistas brasileiros e de diversos países, todas pertencentes ao acervo do Escambo Gráfico, responsável pela curadoria e produção, assinadas por Vítor Pedroso e Ludmila Siviero.
Entre os destaques desta edição está a entrada, no acervo municipal, de um significativo conjunto de obras e matrizes de Fayga Ostrower, doadas ao município por seu instituto. Programação gratuita.
Projeto Guri
O Projeto Guri Araraquara está com inscrições abertas para seus cursos gratuitos de música, voltados a crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. As vagas são para as turmas de trombone, trompete e eufônio. Já os cursos de violino, viola erudita, saxofone, clarinete, flauta transversal, percussão, coral juvenil e iniciação musical infantil e adulta terão início em fevereiro de 2026.
As inscrições são presenciais e devem ser realizadas no polo do Projeto Guri em Araraquara, localizado no Centro de Artes e Ofícios “Judith Lauand”, no Jardim Floridiana (Rua Andrelino Alves Pinto, nº 170). O atendimento acontece às segundas, terças e quintas-feiras, das 13h30 às 16h30, e às quartas e sextas-feiras, das 13h30 às 19h.
As vagas são limitadas e a disponibilidade deve ser verificada no ato da inscrição. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3336-8047.
Exposição
Até o dia 10 de abril, o Museu Ferroviário “Francisco Aureliano de Araújo” recebe a exposição “Trilhos da Bola”, realizada pelo Museu do Futebol.
A exposição reconhece o papel fundamental que as ferrovias tiveram na transformação social e cultural do Estado de São Paulo a partir do século 19, quando o avanço da economia cafeeira e o transporte ferroviário remodelaram o território e influenciaram diretamente a difusão do futebol pelo interior paulista.
Organizada em dois eixos – “Os Trilhos Entram em Campo” e “Das Estações aos Estádios” –, apresenta dez cidades e onze clubes de origem ferroviária, evidenciando como as linhas férreas e seus trabalhadores (muitos dos quais se tornaram fundadores dos primeiros clubes) ajudaram a consolidar o futebol como um dos principais elementos da identidade brasileira.
“Trilhos da Bola” tem visitação de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Grátis.
Cinema
Confira os filmes em cartaz na Moviecom (Shopping Jaraguá):
- Detetives do Prédio Azul 4 – O Fantástico Reino de Ondion
- Five Nights at Freddy’s 2
- Perfeitos Desconhecidos
- Traição Entre Amigas
- Zootopia 2
Os horários das sessões podem ser conferidos aqui.
Confira os filmes em cartaz no Cine Lupo:
- Bugonia
- Five Nights at Freddy’s 2
- O Agente Secreto
- Orgulho e Preconceito (20º Aniversário)
- Zootopia 2
Os horários das sessões podem ser conferidos aqui.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Futebol feminino Pelas quartas de finais da Copinha Feminina Sub-20, as Guerreirinhas Grenás enfrentam no sábado (13), às 10 horas, o Flamengo-RJ, no Ceret, em São Paulo. Basquete feminino Pe...
Até o dia 19 de dezembro, o trecho da Rua Vereador Mário Ananias, entre as ruas Fortunato Anselmo Plagiarini e Luiz Lavitola, na Chácara Flora, ficará interditado, para a execução de obras de infra...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara anunciou, nesta sexta-feira (12), 25 vagas de emprego distribuídas em diversas áreas profissionais. As oportunidades incluem funções como a...
No final de novembro, a vereadora Fabi Virgílio (PT) apresentou um Requerimento à Prefeitura, solicitando informações sobre a execução orçamentária da Fundação de Amparo ao Esporte do Município de...
Em Sessão Solene realizada na Câmara de Araraquara na quinta-feira (11), Diploma de Honra ao Mérito foi entregue aos representantes do programa “A Hora do Leite”, Antonio Carlos Leite e Carlos Henr...
O Projeto de Lei que cria oficialmente a Patrulha Maria da Penha em Araraquara foi aprovado pelos vereadores na Sessão Ordinária realizada na última terça-feira (09). A proposta é de autoria do Exe...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.