704
O primeiro dos 38 nomes que conduzirão a tocha dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, do ano que vem, por quase oito quilômetros pelas ruas de Araraquara, já foi anunciado: trata-se do nadador paralímpico Alex Palhares Viana. O anúncio foi feito na terça-feira (20), durante uma sessão solene na Câmara Municipal. O atleta foi homenageado com a honraria de mérito desportivo por ter conquistado duas medalhas, prata nos 50 metros livres e a de bronze nos 100 metros livres, nos jogos Parapan-americanos, disputados em agosto, em Toronto, no Canadá.
As conquistas de Alex ajudaram o Brasil a ficar em primeiro lugar no quadro geral, na melhor participação da delegação em todos os tempos. E por resultados tão expressivos, o atleta foi homenageado a pedido do vereador Doutor Lapena (PP). Na Sessão, o nome dele foi o primeiro confirmado pela Prefeitura para levar a tocha que percorrerá 250 cidades brasileiras ao longo de 100 dias. Durante o revezamento, dez mil pessoas devem ter essa honra no país. Ela será acesa em Olímpia, na Grécia, antes chegar ao Brasil. Os Jogos serão de 5 a 21 de agosto de 2016. “Conduzir a tocha, um dos símbolos mais antigos da história antiga é algo indescritível”, relata o jovem, ainda emocionado e ao lado dos pais, Maria Helena e Edson Viana.
Alex nasceu com deficiência visual e agora buscará índice para participar dos Jogos Paralímpicos. “Emoção e honra são duas palavras que definem bem o que estou sentindo. Além do convite, é a segunda vez que recebo essa medalha da Câmara e tem sido cada vez mais emocionante”, diz o atleta de 24 anos, sendo 15 deles dedicados à natação paralímpica.
Alex trabalha na instituição Para-DV e coleciona mais de 250 de conquistas em jogos como os regionais e abertos, além dos circuitos paulista, brasileiro e mundial no nado livre e peito. É da seleção brasileira de natação o que permitiu sair do país algumas vezes para competir.
Para o vereador Doutor Lapena (PP), autor da proposta, Alex é um campeão por excelência e a medalha é uma homenagem singela da sua superação e dedicação. “Ele fez da dificuldade a sua principal motivação para subir sempre mais”, lembra o presidente da Câmara, Elias Chediek (PMDB), que presidiu a sessão solene.
Das 38 pessoas que transportarão a tocha na cidade, cinco serão indicados pela Prefeitura. Coube ao secretário de Governo, Esportes e Comunicação, Aluísio Braz, o Boi, anunciar o nome de Alex como o primeiro escolhido. “Ele é exemplo como cidadão e esportista que defende Araraquara. Sabemos que o foco são as Paralímpiadas e vamos também tentar ajudar a viabilizar um patrocínio”, lembrou o secretário, falando também para o técnico de Alex, Alisson Alves da Silva, e os vereadores Farmacêutico Jéferson Yashuda (PSDB) e João Farias (PRB).
Para a presidente da Para-DV, Lídia da Cruz Marques, Alex sempre se destacou, inclusive, vencendo prêmios na matemática. “Na natação, ele foi além com merecimento, inteligência e apoio da família e comunidade. Competiu com estrutura de países desenvolvidos e venceu.”
Na opinião do medalhista, a natação permite uma independência e o iguala na água. É que piscinas sugerem uma dualidade por natureza: um mundo acima da superfície e outro abaixo dela. E neste mundo altamente competitivo, Alex nada, sozinho, sem diferenças, buscando superar mais limites em um horizonte que não vê, mas sente.
Confira a sessão na íntegra aqui.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
No final de janeiro, a vereadora Maria Paula (PT) encaminhou um requerimento à Prefeitura solicitando informações sobre licitação, contrato vigente e envio de materiais nos estabelecimentos de saúd...
Estão abertas até o dia 11 de abril as inscrições para o programa “Jovem Agricultor do Futuro” 2025, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em parceria com o Sindicato Rural...
Com feira de arte, artesanato e brechós, a comemoração do Dia do Ferroviário será realizada no domingo (27), das 10 às 17 horas. Também haverá exposição de Ferromodelismo e visitação ao Museu Ferro...
Na manhã de sexta-feira (4), aconteceu, no Teatro Municipal de Araraquara, evento do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) com o tema “Controle Externo e Poder Legislativo", promovido p...
A ampliação do espaço físico e do atendimento do Centro Municipal de Referência do Autismo (CMRA) foi a principal reivindicação da população em Audiência Pública realizada no Plenário da Câmara, na...
Na 12ª Sessão Ordinária da atual legislatura da Câmara Municipal, que acontece às 15 horas desta terça-feira (8), os vereadores vão discutir e votar, inicialmente, sete projetos. Projeto da ver...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.