Notícias



Alex Palhares recebe medalha de mérito desportivo e conduzirá tocha olímpica em Araraquara



70


O primeiro dos 38 nomes que conduzirão a tocha dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, do ano que vem, por quase oito quilômetros pelas ruas de Araraquara, já foi anunciado: trata-se do nadador paralímpico Alex Palhares Viana. O anúncio foi feito na terça-feira (20), durante uma sessão solene na Câmara Municipal. O atleta foi homenageado com a honraria de mérito desportivo por ter conquistado duas medalhas, prata nos 50 metros livres e a de bronze nos 100 metros livres, nos jogos Parapan-americanos, disputados em agosto, em Toronto, no Canadá.

As conquistas de Alex ajudaram o Brasil a ficar em primeiro lugar no quadro geral, na melhor participação da delegação em todos os tempos. E por resultados tão expressivos, o atleta foi homenageado a pedido do vereador Doutor Lapena (PP). Na Sessão, o nome dele foi o primeiro confirmado pela Prefeitura para levar a tocha que percorrerá 250 cidades brasileiras ao longo de 100 dias. Durante o revezamento, dez mil pessoas devem ter essa honra no país. Ela será acesa em Olímpia, na Grécia, antes chegar ao Brasil. Os Jogos serão de 5 a 21 de agosto de 2016. “Conduzir a tocha, um dos símbolos mais antigos da história antiga é algo indescritível”, relata o jovem, ainda emocionado e ao lado dos pais, Maria Helena e Edson Viana.

Alex nasceu com deficiência visual e agora buscará índice para participar dos Jogos Paralímpicos. “Emoção e honra são duas palavras que definem bem o que estou sentindo. Além do convite, é a segunda vez que recebo essa medalha da Câmara e tem sido cada vez mais emocionante”, diz o atleta de 24 anos, sendo 15 deles dedicados à natação paralímpica.

Alex trabalha na instituição Para-DV e coleciona mais de 250 de conquistas em jogos como os regionais e abertos, além dos circuitos paulista, brasileiro e mundial no nado livre e peito. É da seleção brasileira de natação o que permitiu sair do país algumas vezes para competir.

Para o vereador Doutor Lapena (PP), autor da proposta, Alex é um campeão por excelência e a medalha é uma homenagem singela da sua superação e dedicação. “Ele fez da dificuldade a sua principal motivação para subir sempre mais”, lembra o presidente da Câmara, Elias Chediek (PMDB), que presidiu a sessão solene.

Das 38 pessoas que transportarão a tocha na cidade, cinco serão indicados pela Prefeitura. Coube ao secretário de Governo, Esportes e Comunicação, Aluísio Braz, o Boi, anunciar o nome de Alex como o primeiro escolhido. “Ele é exemplo como cidadão e esportista que defende Araraquara. Sabemos que o foco são as Paralímpiadas e vamos também tentar ajudar a viabilizar um patrocínio”, lembrou o secretário, falando também para o técnico de Alex, Alisson Alves da Silva, e os vereadores Farmacêutico Jéferson Yashuda (PSDB) e João Farias (PRB).

Para a presidente da Para-DV, Lídia da Cruz Marques, Alex sempre se destacou, inclusive, vencendo prêmios na matemática. “Na natação, ele foi além com merecimento, inteligência e apoio da família e comunidade. Competiu com estrutura de países desenvolvidos e venceu.”

Na opinião do medalhista, a natação permite uma independência e o iguala na água. É que piscinas sugerem uma dualidade por natureza: um mundo acima da superfície e outro abaixo dela. E neste mundo altamente competitivo, Alex nada, sozinho, sem diferenças, buscando superar mais limites em um horizonte que não vê, mas sente.

 

Confira a sessão na íntegra aqui.

 


Publicado em: 20 de outubro de 2015

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Alerta do Daae (16/05)

16 de maio de 2024

Por causa da falta de chuva e do elevado consumo de água verificado nas últimas semanas em função de altas temperaturas, queimadas, fuligem e poeiras, o Departamento Autônomo de Água e Esgotos de A...



Covid-19 e dengue (16/05)

16 de maio de 2024

Nesta quinta-feira (16), Araraquara registrou mais um caso positivo de Covid-19. Portanto, a cidade soma 7.137 casos confirmados em 2024. Três pacientes estão internados, todos de outros municípios...



Suspeitas de convocações irregulares de professores em Araraquara são investigadas

16 de maio de 2024

Recentemente, foi realizado um concurso público para provimento de cargos públicos de caráter efetivo para contratação de professores para a Rede Municipal de Educação. No entanto, segundo relatos...



LDO 2025: veja previsão para comunicação, esportes e desenvolvimentos urbano e econômico

15 de maio de 2024

O Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu, na tarde desta quarta-feira (15), a segunda Audiência Pública do ciclo de apresentações sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2025, con...



Horário estendido

15 de maio de 2024

A Secretaria Municipal da Saúde estendeu o horário de funcionamento até as 20 horas, todas as quintas-feiras, em 22 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O órgão também divulgou a programação semanal d...



Imóvel alvo de reclamação de moradores não se enquadra no Instituto do Abandono

15 de maio de 2024

Um imóvel localizado no Jardim do Carmo e em situação de abandono está gerando reclamações de moradores vizinhos à propriedade pelo descarte irregular de lixo, acúmulo de sujeira e pela falta de se...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!