Notícias



Alternativas para alavancar vendas do comércio são discutidas em reunião

Vereador Tenente Santana (MDB) viabilizou conversa entre Executivo e comerciantes

497


Na quarta-feira (4), o presidente da Câmara Municipal, vereador Tenente Santana (MDB), viabilizou e participou de uma reunião entre representantes do comércio local, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomércio), Antonio Deliza Neto, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Araraquara (Acia), José Janone Júnior, o vice-prefeito Damiano Neto (Progressistas) e o prefeito Edinho Silva (PT), a fim de discutir alternativas para promover o crescimento do comércio de rua da cidade.

 

A principal alternativa apontada pelos comerciantes é a “liberdade” de horário de funcionamento, para poderem abrir aos domingos e feriados, o que, segundo eles, aumentaria as vendas. O prefeito esclareceu que a legislação municipal vigente já possibilita essa flexibilidade, mas as lojas precisam firmar uma convenção coletiva com os sindicatos para realizarem tal mudança, o que independe da Prefeitura.

 

Edinho sinalizou que a Prefeitura, via Secretaria Municipal de Cultura, pode contribuir, se for de interesse da maioria dos comerciantes, com apresentações artísticas e culturais na Rua Nove de Julho, a rua 2. “Podemos oferecer esse atrativo a mais para os consumidores. Além disso, também é possível, caso seja de comum acordo, proibir a passagem de veículos nesse trecho, criando um shopping a céu aberto, alinhando lazer e comércio, como acontece em outros municípios. Curitiba é um exemplo disso.”

 

O prefeito ainda sugeriu aos comerciantes encomendarem uma pesquisa científica para entender as mudanças na cultura de consumo e, assim, poderem traçar planos de ação mais eficientes.

 

Santana reconheceu a relevância das sugestões. “Se houver um acordo entre os comerciantes, fechar o trânsito da Rua 9 de julho, a Rua 2, aos sábados, por exemplo, pode ser interessante, e se o teste der certo, isso pode ser expandido.” Mesmo pensamento é compartilhado por Janone, que também achou válidas as ideias: “Algo precisa ser feito.”

 

Deliza lembrou que algumas lojas podem não concordar, pois receiam que sem a passagem de veículos, o movimento diminua. Contudo, os representantes do comércio disseram que farão uma consulta aos demais.

 

Os comerciantes aproveitaram para reivindicar mais segurança para a região e fiscalização em relação aos ambulantes irregulares. Santana afirmou que já encaminhou essas demandas à Guarda Municipal e à Polícia Militar.

 

“No geral, a discussão foi muito válida. Estou à disposição do comércio da cidade. Continuaremos os estudos e ações para melhorar o desempenho do setor”, concluiu o presidente da Câmara.


Publicado em: 04 de dezembro de 2019

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova R$ 5 milhões para Saúde em Sessão Extraordinária

22 de dezembro de 2025

  A inclusão de R$ 5 milhões no orçamento da Prefeitura para investimentos na área da saúde foi o tema da 17ª Sessão Extraordinária da Câmara de Araraquara, realizada nesta segunda-feira (22)....



Documento pede informações sobre o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

19 de dezembro de 2025

Em Requerimento apresentado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações completas e documentadas sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no exercício de...



Daae registra mais de 16 mil cortes de água nos primeiros nove meses de 2025

19 de dezembro de 2025

O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...



Mulher Segura (11/12)

19 de dezembro de 2025

O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...



Vacinação gestantes (11/12)

19 de dezembro de 2025

A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...



Fechado à visitação (22 e 23/12)

19 de dezembro de 2025

O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara “Vicente Henrique Baroffaldi” estará fechado para visitação nos dias 22 e 23 de dezembro, em razão da realização de serviços de dedetização, descupinizaç...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!