Notícias



Aparelhos que melhoram locomoção de portadores de paralisia cerebral poderão sair de graça



347


O vereador Édio Lopes (PT), organizou um encontro entre os diretores da Reabilitech de Araraquara, empresa que produz equipamentos que possibilitam a locomoção dos portadores de paralisia cerebral ou com lesões neuromuscular, e membros da Associação que os representa. A reunião aconteceu na sexta-feira (18), no Plenarinho da Câmara Municipal.

 

Segundo os profissionais que desenvolveram o aparelho, trata-se de um dispositivo relativamente simples - porém muito eficaz - um andador provido de algumas regulagens que o diferencia dos demais existentes no mercado nacional e vem alcançando bons resultados. O desenvolvedor de produtos da empresa, Renan Botelho, demonstrou que “num prazo de dois a três anos utilizando o andador, as crianças saem para outro equipamento com menor apoio, como uma muleta, uma bengala, ou mesmo a marcha sem o auxílio de um cuidador”.

 

Para Lopes, esse primeiro contato foi importante para se conhecer a empresa e o equipamento. “Outro passo importante será fazer um levantamento aqui na cidade de quantas pessoas, entre crianças, jovens e adultos, necessitam e estariam aptas a utilizá-lo, pois ele é dirigido a quem apresenta paralisia leve ou média, as graves não tem prognóstico para usar”.

 

Rafael Karan Abujamra, diretor da empresa, apresentou uma novidade importante para a aquisição do aparelho: “Estamos tentando desenvolver uma nova forma para o equipamento chegar a quem precisa. Vamos procurar não o Estado, mas empresas privadas que podem fazer doação de parte de seu imposto de renda devido. Assim facilitamos a obtenção do nosso produto”.

 

Mães e pais, integrantes da Associação Araraquarense dos Portadores de Paralisia Cerebral, questionaram sobre o funcionamento, como usar, quem pode usar, o preço, como adquirir, e viram as possibilidades positivamente.

 

Nilva Pereira de Medeiros, presidente da Associação que tem uma filha com paralisia cerebral disse que a expectativa é que “nossos filhos tenham um liberdade maior”.

 

O vereador sugeriu que uma nova reunião seja realizada em outro espaço onde possam comparecer mais crianças, os pais, jovens adolescentes e adultos que necessitam do aparelho e que com ele terão mais qualidade de vida. Destacou também a parte econômica: “No mercado hoje um equipamento com as mesmas características custa entre R$ 2,8 mil e R$ 12 mil. Nesse sistema, sai de graça pra quem precisa”.


Publicado em: 18 de julho de 2014

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara promove Audiência Pública para debater IPTU progressivo em Araraquara

11 de agosto de 2025

Uma Audiência Pública para discutir o Projeto de Lei Complementar (PLC) que trata da aplicação do IPTU progressivo no município acontecerá na Câmara Municipal, na quinta-feira (14), às 18 horas. A...



Sessão Ordinária da Câmara debate suspensão de vereador nesta terça-feira (12)

11 de agosto de 2025

A possibilidade de suspensão do mandato do vereador Balda (Novo) por 30 dias é um dos temas que serão debatidos na Sessão Ordinária desta terça-feira (12), às 15 horas, no Plenário da Câmara de Ara...



Inaugurado em 2023, espaço cultural carece de manutenção

11 de agosto de 2025

Com menos de dois anos em funcionamento, o Centro de Cultura das Religiões de Matrizes Africanas “Genny Clemente” carece de várias manutenções e reparos, relatados na Indicação protocolada pelo ver...



Secretaria da Saúde não tem dados sobre a emissão de atestados médicos pelas UPAs

11 de agosto de 2025

Com quantidade de atendimentos superior ao recomendado pelo Ministério da Saúde, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) existentes em Araraquara não têm dados oficiais sobre a emissão mensal de a...



Prefeitura tem projeto de financiamento para o judô da Fundesport em Araraquara

11 de agosto de 2025

Em documento enviado à Prefeitura, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), solicitou esclarecimentos sobre o apoio prestado aos judocas da Fundesport em competiç...



Implantação de WhatsApp institucional nas unidades de saúde é sugerida à Prefeitura

11 de agosto de 2025

Em Indicação encaminhada à Prefeitura, o vereador Enfermeiro Delmiran (PL) solicita estudo para implantação de WhatsApp institucional em todas as unidades de saúde do município.   “Vivemos em uma...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!