265
O vereador Édio Lopes (PT), organizou um encontro entre os diretores da Reabilitech de Araraquara, empresa que produz equipamentos que possibilitam a locomoção dos portadores de paralisia cerebral ou com lesões neuromuscular, e membros da Associação que os representa. A reunião aconteceu na sexta-feira (18), no Plenarinho da Câmara Municipal.
Segundo os profissionais que desenvolveram o aparelho, trata-se de um dispositivo relativamente simples - porém muito eficaz - um andador provido de algumas regulagens que o diferencia dos demais existentes no mercado nacional e vem alcançando bons resultados. O desenvolvedor de produtos da empresa, Renan Botelho, demonstrou que “num prazo de dois a três anos utilizando o andador, as crianças saem para outro equipamento com menor apoio, como uma muleta, uma bengala, ou mesmo a marcha sem o auxílio de um cuidador”.
Para Lopes, esse primeiro contato foi importante para se conhecer a empresa e o equipamento. “Outro passo importante será fazer um levantamento aqui na cidade de quantas pessoas, entre crianças, jovens e adultos, necessitam e estariam aptas a utilizá-lo, pois ele é dirigido a quem apresenta paralisia leve ou média, as graves não tem prognóstico para usar”.
Rafael Karan Abujamra, diretor da empresa, apresentou uma novidade importante para a aquisição do aparelho: “Estamos tentando desenvolver uma nova forma para o equipamento chegar a quem precisa. Vamos procurar não o Estado, mas empresas privadas que podem fazer doação de parte de seu imposto de renda devido. Assim facilitamos a obtenção do nosso produto”.
Mães e pais, integrantes da Associação Araraquarense dos Portadores de Paralisia Cerebral, questionaram sobre o funcionamento, como usar, quem pode usar, o preço, como adquirir, e viram as possibilidades positivamente.
Nilva Pereira de Medeiros, presidente da Associação que tem uma filha com paralisia cerebral disse que a expectativa é que “nossos filhos tenham um liberdade maior”.
O vereador sugeriu que uma nova reunião seja realizada em outro espaço onde possam comparecer mais crianças, os pais, jovens adolescentes e adultos que necessitam do aparelho e que com ele terão mais qualidade de vida. Destacou também a parte econômica: “No mercado hoje um equipamento com as mesmas características custa entre R$ 2,8 mil e R$ 12 mil. Nesse sistema, sai de graça pra quem precisa”.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Por unanimidade, a Câmara de Araraquara abriu uma Comissão Processante para prosseguir a apuração de uma denúncia de infração político-administrativa envolvendo o vereador Emanoel Sponton (Progr...
Com o objetivo de promover debates descontraídos e relevantes sobre pesquisas científicas em locais informais, como bares e restaurantes, no dia 21 de maio, o Bar do Zinho recebe o festival de divu...
O Fundo Social de Solidariedade de Araraquara, com iniciativa da EPTV, realizará o Dia "D" da Campanha do Agasalho 2025. No próximo sábado (17) de maio, o Parque Infantil será o local para recebime...
A Prefeitura informou que a Avenida Barroso será interditada, a partir das 8h30 desta terça-feira (13), na altura da Rua Imaculada Conceição (Rua 12), em razão das obras de drenagem em andamento no...
A Prefeitura informou que, devido a um problema técnico com a operadora de telefonia celular, o número de WhatsApp utilizado pelo Núcleo de Gestão Assistencial (NGA 3) para atendimento aos paciente...
Na manhã desta terça-feira (13), tomou posse no cargo de vereador o suplente Gerson da Farmácia (MDB). A assinatura do termo aconteceu no gabinete da Presidência da Câmara, e o parlamentar irá dese...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.