Notícias



Apenas quatro escolas municipais têm psicólogos em seus quadros de servidores

Informação é da Secretaria Municipal da Educação, em resposta aos questionamentos feitos após agressão de servidoras da Emef ‘Henrique Scabello’

Publicado por: Foto: Governo do Estado de São Paulo

688


Logo após o episódio de agressão a duas servidoras da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Henrique Scabello”, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) e a vereadora Fabi Virgílio (PT) enviaram ao Executivo um requerimento pedindo informações sobre a ocorrência registrada em 13 de novembro.

No documento foi questionada a investigação do fato pelos órgãos competentes, assim como as ações tomadas após a apuração das responsabilidades. Outros assuntos também foram abordados, como protocolos de segurança, medidas preventivas contra a violência no ambiente escolar e suporte psicológico aos alunos e funcionários da rede de ensino de Araraquara.

Em ofício, a Secretaria Municipal da Educação relatou que soube dos acontecimentos na Emef, localizada no Jardim das Hortências, por meio da diretora da unidade escolar. A servidora recebeu orientações sobre o protocolo a ser seguido nessas circunstâncias, com os devidos encaminhamentos, que também envolviam o registro do Boletim de Ocorrência.

Inicialmente, a situação foi conduzida pela supervisora do estabelecimento de ensino e, em seguida, a titular da pasta, Clélia Mara dos Santos, fez uma reunião com toda a equipe da escola para dar andamento aos procedimentos iniciados no dia anterior.

Sobre as providências tomadas para garantir a segurança dos profissionais e estudantes, a secretária ressalta que o fato não envolveu acesso de estranhos ao local, pois a agressora é mãe de dois alunos e havia comparecido ao local para tratar de assuntos relacionados a um de seus filhos matriculados naquele estabelecimento.

Em relação aos procedimentos adotados pela Administração Pública, Clélia informa que desde 2023 existe em Araraquara um documento orientador, que traz diretrizes sobre segurança e bem-estar no ambiente escolar. “O documento é direcionado à equipe gestora e profissionais das escolas municipais, como docentes, educadores, funcionários de apoio, de serviços e funcionários terceirados, além de pais, mães e responsáveis, alunos e alunas do Ensino Fundamental”.

Quanto à prevenção e monitoramento de violência na rede municipal de ensino, foi informado que, desde o início do ano letivo, a Guarda Civil Municipal (GCM) realiza rondas no perímetro escolar de segurança, especialmente nos horários de entrada e saída dos estudantes. Além disso, as unidades possuem sistema de monitoramento com câmeras e alarmes, que ficam sob a responsabilidade da GCM.

Clélia ainda informou que as Emefs não contam com campanhas educativas direcionadas à redução da violência, mas que “incrementar o currículo escolar com abordagens voltadas para a promoção da equidade e das diversidades, promovendo o debate sobre as violências como misoginia, racismo, capacitismo e outras formas de discriminação, são ações que devem compor a prática pedagógica dos profissionais da educação municipal”.

Ela ainda complementa que “a Secretaria possui psicólogo na equipe da Educação Especial, que tem dado suporte aos profissionais e estudantes das escolas municipais, e poderá fazer isso nessa unidade escolar, considerando o fato ocorrido no mês de novembro”. Atualmente, quatro estabelecimentos de ensino contam com psicólogos em seu quadro de funcionários: Emef “José Roberto Pádua de Camargo”, Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (Neja) “Irmã Edith”, Centro de Educação Complementar (CEC) “Aléscio Gonçalves dos Santos” e Emef “Vereador Edmilson de Nola Sá”.


Publicado em: 20 de dezembro de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Prêmio ‘Magali Aparecida Merola’ homenageia Jota Aracê como artista destaque em 2024

03 de abril de 2025

Na noite de quarta-feira (3), o Plenário da Câmara mais uma vez foi o palco para a entrega do Prêmio “Magali Aparecida Merola – Artista Destaque”, que, na terceira edição, reconheceu o trabalho de...



Centro de Testagem (02/04)

03 de abril de 2025

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) passará a atender o público em novo endereço a partir da quinta-feira (3). O atendimento será feito no Serviço Especial de Saúde de Araraquara (Sesa), da...



Território da Arte (03/04)

03 de abril de 2025

Artistas e coletivos, com obras ou projetos em Artes Visuais, têm até o próximo dia 13 de abril para se inscreverem na 22ª edição do Território da Arte de Araraquara, sob o tema “Onde habita o pens...



Autismo (03/04)

03 de abril de 2025

No domingo (6), o Dia Mundial pela Conscientização do Autismo será lembrado no Parque Infantil com atividades relacionadas ao assunto das 7h30 às 16h. Após a abertura, será realizada a Corrida & Ca...



Documento propõe automação na conferência de pedágio via PIX na vicinal Graciano da Ressurreição Affonso

03 de abril de 2025

O vereador Coronel Prado (Novo) apresentou uma indicação à Prefeitura solicitando a implantação de um sistema automatizado de conferência de pagamentos via PIX na praça de pedágio localizada na vic...



Símbolo do autismo será obrigatório em placas de vagas preferenciais, prevê projeto aprovado

03 de abril de 2025

A Câmara Municipal aprovou na Sessão Ordinária da última terça-feira (1º) um projeto de lei, de autoria do vereador Michel Kary (PL), que obriga a inserção do símbolo mundial do Transtorno do Espec...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!