Publicado por: Foto: Governo do Estado de São Paulo
2491
Logo após o episódio de agressão a duas servidoras da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Henrique Scabello”, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) e a vereadora Fabi Virgílio (PT) enviaram ao Executivo um requerimento pedindo informações sobre a ocorrência registrada em 13 de novembro.
No documento foi questionada a investigação do fato pelos órgãos competentes, assim como as ações tomadas após a apuração das responsabilidades. Outros assuntos também foram abordados, como protocolos de segurança, medidas preventivas contra a violência no ambiente escolar e suporte psicológico aos alunos e funcionários da rede de ensino de Araraquara.
Em ofício, a Secretaria Municipal da Educação relatou que soube dos acontecimentos na Emef, localizada no Jardim das Hortências, por meio da diretora da unidade escolar. A servidora recebeu orientações sobre o protocolo a ser seguido nessas circunstâncias, com os devidos encaminhamentos, que também envolviam o registro do Boletim de Ocorrência.
Inicialmente, a situação foi conduzida pela supervisora do estabelecimento de ensino e, em seguida, a titular da pasta, Clélia Mara dos Santos, fez uma reunião com toda a equipe da escola para dar andamento aos procedimentos iniciados no dia anterior.
Sobre as providências tomadas para garantir a segurança dos profissionais e estudantes, a secretária ressalta que o fato não envolveu acesso de estranhos ao local, pois a agressora é mãe de dois alunos e havia comparecido ao local para tratar de assuntos relacionados a um de seus filhos matriculados naquele estabelecimento.
Em relação aos procedimentos adotados pela Administração Pública, Clélia informa que desde 2023 existe em Araraquara um documento orientador, que traz diretrizes sobre segurança e bem-estar no ambiente escolar. “O documento é direcionado à equipe gestora e profissionais das escolas municipais, como docentes, educadores, funcionários de apoio, de serviços e funcionários terceirados, além de pais, mães e responsáveis, alunos e alunas do Ensino Fundamental”.
Quanto à prevenção e monitoramento de violência na rede municipal de ensino, foi informado que, desde o início do ano letivo, a Guarda Civil Municipal (GCM) realiza rondas no perímetro escolar de segurança, especialmente nos horários de entrada e saída dos estudantes. Além disso, as unidades possuem sistema de monitoramento com câmeras e alarmes, que ficam sob a responsabilidade da GCM.
Clélia ainda informou que as Emefs não contam com campanhas educativas direcionadas à redução da violência, mas que “incrementar o currículo escolar com abordagens voltadas para a promoção da equidade e das diversidades, promovendo o debate sobre as violências como misoginia, racismo, capacitismo e outras formas de discriminação, são ações que devem compor a prática pedagógica dos profissionais da educação municipal”.
Ela ainda complementa que “a Secretaria possui psicólogo na equipe da Educação Especial, que tem dado suporte aos profissionais e estudantes das escolas municipais, e poderá fazer isso nessa unidade escolar, considerando o fato ocorrido no mês de novembro”. Atualmente, quatro estabelecimentos de ensino contam com psicólogos em seu quadro de funcionários: Emef “José Roberto Pádua de Camargo”, Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (Neja) “Irmã Edith”, Centro de Educação Complementar (CEC) “Aléscio Gonçalves dos Santos” e Emef “Vereador Edmilson de Nola Sá”.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara Municipal de Araraquara está com inscrições abertas para o Processo de Seleção Pública de Estagiários – Edital nº 001/2026. A seleção é organizada pelo Centro de Integração Empresa-Escola...
Música Com mais de dez anos de carreira como pesquisador musical e discotecário, Ivisson Cardoso (mais conhecido como Meu Caro Vinho) traz sua curadoria, que gira em torno dos 40 anos do Axé Music...
Futebol Pela 10ª rodada do Campeonato Paulista da Série A2, a Ferroviária recebe o Sertãozinho no sábado (14), às 18 horas, na Fonte Luminosa. O jogo terá transmissão ao vivo no canal do YouTube M...
Apenas 33,3% dos pesquisadores de todo o mundo são mulheres, segundo levantamento realizado pela Unesco. Essa sub-representação foi tema da Audiência Pública “Meninas e mulheres na ciência”, realiz...
A Prefeitura de Araraquara informa que, em razão das festividades carnavalescas, haverá interdições em dias e locais diferentes do município. No sábado (14), não haverá fluxo de veículos no trecho...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com 42 vagas de emprego abertas nesta sexta-feira (13), distribuídas em diversas áreas e níveis de escolaridade. As oportunidades são...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.