Notícias



Após denúncias de má execução, Município diz possuir equipe própria para tapa-buracos

Informações foram encaminhadas por secretaria em resposta ao vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos)

1020


A pavimentação mal executada sofre com a ação do tempo, as mudanças de temperatura e os altos níveis de chuvas, gerando a necessidade de remendos, que, por vezes, recobrem as vias com camadas sucessivas de asfalto, suscitando desníveis e gastos.

Focado em melhorar a situação asfáltica, o vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos) protocolou um requerimento, apontando denúncias de moradores de bairros como Lupo I, São Geraldo e Santana, onde serviços de recapeamento asfáltico foram feitos recentemente. De acordo com o parlamentar, é possível observar que “foram feitos remendos no asfalto, com aparência de provisórios e improvisados, em algumas vias que necessitariam de recapeamento asfáltico completo, visto que a vida útil do pavimento existente está esgotada há tempos”.

No documento, o parlamentar cita ainda, três Pregões Eletrônicos, um para contratação de serviços e dois para aquisição de materiais, todos relacionados à pavimentação asfáltica, que juntos somam mais de R$ 17 milhões.

Recentemente, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos respondeu, afirmando que os buracos que podem causar acidentes graves são tratados como prioridade dos serviços. “Muitas vias que necessitam de recapeamento serão englobadas por convênios.”

O setor informa ainda que a Prefeitura possui uma equipe própria para execução de serviços de tapa-buraco, que atua conforme disponibilidade de material, nível de perigo de acidentes, fluxo de trânsito e logística. A fiscalização da execução, porém, é feita pela própria Secretaria.

“Quando o serviço é feito em desacordo por uma equipe terceirizada, é feita a notificação para o seu refazimento. No caso de equipe própria, há o retorno da equipe para reparos”, explica o órgão sobre o que é feito em caso de falhas na manutenção.

Em relação ao material utilizado para a pavimentação, a Secretaria alega que a Prefeitura possui usina para produção do asfalto a frio, que é utilizado quando há condições de aplicação no local. “A emulsão asfáltica e o asfalto tipo CBUQ adquiridos pela Prefeitura são de uso exclusivo das equipes próprias.”

Para evitar desperdício de materiais, o setor aponta que a Prefeitura tem tentado viabilizar recursos financeiros aos governos federal e estadual para que seja feito o recapeamento nas vias do município, de maneira a evitar que sejam realizados serviços de tapa-buracos emergenciais.

Concluindo, a Secretaria inclui planilhas que informam sobre as vias que receberam emendas nos bairros Lupo I, São Geraldo e Vila Santana, sobre as vias da cidade que foram executadas através de emendas, e sobre detalhes dos serviços realizados nos últimos 12 meses ー incluindo horário, área em metros quadrados e número de buracos tapados. Também foram anexados contratos vigentes de aquisição de materiais e contratação de serviços ligados à pavimentação asfáltica.

Para o vereador, “a pavimentação das vias está deixando a desejar faz tempo em nossa cidade, mas esses remendos no asfalto que começaram a fazer agora é uma falta de respeito com o pagador de impostos, que, aliás, terá o IPTU reajustado em 8,73% no ano que vem. Além disso, a primeira pergunta do meu requerimento foi se os serviços executados recentemente nos bairros Lupo I, São Geraldo e Santana, nas fotos anexas ao documento, encontram-se dentro dos padrões corretos e não nos responderam, difícil acreditar que é porque estejam. É preciso mais respeito com o cidadão!”.


Publicado em: 09 de novembro de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento pede informações sobre o não pagamento de obrigações patronais pela Prefeitura em 2025

05 de dezembro de 2025

Em Requerimento apresentado à Prefeitura, a vereadora Fabi Virgílio (PT) solicita informações sobre o não pagamento devido das obrigações patronais relativas ao Instituto Nacional do Seguro Social...



Inclusão de Araraquara na rota do Caminho da Fé é proposta à Prefeitura

05 de dezembro de 2025

A inclusão de Araraquara no Ramal Centro Paulista, uma das rotas do Caminho da Fé, foi sugerida pelo vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), em Indicação enviada à Prefeitur...



Agenda Cultural – 05/12

05 de dezembro de 2025

Museu Ferroviário O Museu Ferroviário “Francisco Aureliano de Araújo” promove, nesta sexta-feira (5), uma noite com feira de artesanato, praça de alimentação e música ao vivo com Fernanda Trouble...



Agenda Esportiva – 05/12

05 de dezembro de 2025

Futebol feminino Pela Copinha Feminina Sub-20, as Guerreirinhas Grenás enfrentam no sábado (6), às 15 horas, o Internacional-RS, no Estádio “Nicolau Alayon”, na capital paulista. As meninas estão...



Teleatendimento SUS (05/12)

05 de dezembro de 2025

O acordo também institui o Observatório Brasil Saúde e Apostas Eletrônicas, canal permanente de troca de dados entre as pastas para identificar padrões de vício e articular apoio por meio do Sistem...



Ludopatia (10/12)

05 de dezembro de 2025

Os ministérios da Saúde e da Fazenda anunciaram a criação de uma plataforma de autoexclusão, que entrará em funcionamento na quarta-feira (10). A ferramenta permitirá que apostadores solicitem o bl...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!