Notícias



Após denúncias de má execução, Município diz possuir equipe própria para tapa-buracos

Informações foram encaminhadas por secretaria em resposta ao vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos)

1635


A pavimentação mal executada sofre com a ação do tempo, as mudanças de temperatura e os altos níveis de chuvas, gerando a necessidade de remendos, que, por vezes, recobrem as vias com camadas sucessivas de asfalto, suscitando desníveis e gastos.

Focado em melhorar a situação asfáltica, o vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos) protocolou um requerimento, apontando denúncias de moradores de bairros como Lupo I, São Geraldo e Santana, onde serviços de recapeamento asfáltico foram feitos recentemente. De acordo com o parlamentar, é possível observar que “foram feitos remendos no asfalto, com aparência de provisórios e improvisados, em algumas vias que necessitariam de recapeamento asfáltico completo, visto que a vida útil do pavimento existente está esgotada há tempos”.

No documento, o parlamentar cita ainda, três Pregões Eletrônicos, um para contratação de serviços e dois para aquisição de materiais, todos relacionados à pavimentação asfáltica, que juntos somam mais de R$ 17 milhões.

Recentemente, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos respondeu, afirmando que os buracos que podem causar acidentes graves são tratados como prioridade dos serviços. “Muitas vias que necessitam de recapeamento serão englobadas por convênios.”

O setor informa ainda que a Prefeitura possui uma equipe própria para execução de serviços de tapa-buraco, que atua conforme disponibilidade de material, nível de perigo de acidentes, fluxo de trânsito e logística. A fiscalização da execução, porém, é feita pela própria Secretaria.

“Quando o serviço é feito em desacordo por uma equipe terceirizada, é feita a notificação para o seu refazimento. No caso de equipe própria, há o retorno da equipe para reparos”, explica o órgão sobre o que é feito em caso de falhas na manutenção.

Em relação ao material utilizado para a pavimentação, a Secretaria alega que a Prefeitura possui usina para produção do asfalto a frio, que é utilizado quando há condições de aplicação no local. “A emulsão asfáltica e o asfalto tipo CBUQ adquiridos pela Prefeitura são de uso exclusivo das equipes próprias.”

Para evitar desperdício de materiais, o setor aponta que a Prefeitura tem tentado viabilizar recursos financeiros aos governos federal e estadual para que seja feito o recapeamento nas vias do município, de maneira a evitar que sejam realizados serviços de tapa-buracos emergenciais.

Concluindo, a Secretaria inclui planilhas que informam sobre as vias que receberam emendas nos bairros Lupo I, São Geraldo e Vila Santana, sobre as vias da cidade que foram executadas através de emendas, e sobre detalhes dos serviços realizados nos últimos 12 meses ー incluindo horário, área em metros quadrados e número de buracos tapados. Também foram anexados contratos vigentes de aquisição de materiais e contratação de serviços ligados à pavimentação asfáltica.

Para o vereador, “a pavimentação das vias está deixando a desejar faz tempo em nossa cidade, mas esses remendos no asfalto que começaram a fazer agora é uma falta de respeito com o pagador de impostos, que, aliás, terá o IPTU reajustado em 8,73% no ano que vem. Além disso, a primeira pergunta do meu requerimento foi se os serviços executados recentemente nos bairros Lupo I, São Geraldo e Santana, nas fotos anexas ao documento, encontram-se dentro dos padrões corretos e não nos responderam, difícil acreditar que é porque estejam. É preciso mais respeito com o cidadão!”.


Publicado em: 09 de novembro de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova regras que ampliam controle sobre operações de crédito

24 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 68ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 170/2026, de autoria da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento. A proposta estabelece novas regra...



O frio apertou! (24/06)

24 de junho de 2026

A Campanha do Agasalho 2026 está mobilizando a população a doar roupas, cobertores e itens de inverno destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade durante os meses mais frios. A iniciativa c...



Programa nos Bairros (27)

24 de junho de 2026

Neste sábado (27), os atendimentos do “Programa nos Bairros: Cuidando da Nossa Morada” estarão disponíveis dentro da Emef. “Waldemar Saffiotti”, das 9h às 12h. Além dos serviços, outras atrações, c...



Requerimento pede informações sobre contratação da Fipe para revisão do Plano Diretor

24 de junho de 2026

A fim de fiscalizar os gastos públicos, os vereadores Alcindo Sabino (PT), Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT), Guilherme Bianco (PCdoB), Maria Paula (PT) e Paulo Landim (PT) protocolaram o Re...



Aprimoramento de coleta de resíduos na Vila Xavier é indicado à Prefeitura

24 de junho de 2026

Após reivindicações da população, duas Indicações foram protocoladas pelo vereador João Clemente (Progressistas) e tratam de solicitações relacionadas à coleta e ao acondicionamento de resíduos sól...



Câmara aprova regras para votação de créditos da Prefeitura

23 de junho de 2026

Na 68ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (23), o Plenário aprovou cinco projetos. Os parlamentares também debateram temas apresentados em duas participações populares.   Na mesma tard...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!