Notícias



Após reunião articulada pelo Legislativo, Prefeitura pode viabilizar atendimento para saúde mental

Para o presidente Paulo Landim (PT), seria a solução para o déficit orçamentário da Casa Cairbar

2190


Um assunto bastante sensível, a saúde mental, foi tema de uma reunião articulada pelo presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Paulo Landim (PT), na tarde da sexta-feira (14), na sede da Secretaria Municipal da Saúde, entre representantes da Casa Cairbar Schutel e a secretária Eliana Honain, quando a situação da instituição foi apresentada.

 

Marísia Helena da Cruz, presidente da Casa, abordou o orçamento para 2023 e a adequação de uma ala para dependência química. Já Nelson Fernandes Jr., tesoureiro, mostrou em uma apresentação em vídeo os apontamentos de um déficit mensal de R$ 126 mil, afirmando que a missão da Casa Cairbar é manter as demandas da saúde pública.

 

No ano em que a instituição completa 56 anos, os números revelam que hoje o volume de atendimentos fica em aproximadamente um terço do que já foi no passado, portanto, há a possibilidade de atender à crescente procura por esse tipo de serviço.

 

A reunião caminhou para uma solução que atende às necessidades dos dois setores. “Eles demonstraram que trabalham com déficit orçamentário e, em contrapartida, o Município coloca a possibilidade de estruturação da rede de saúde mental com propostas de incremento de serviços, pois precisamos resolver o problema da saúde mental o mais rápido possível”, salientou Eliana.

 

Ela sugeriu três alternativas que seriam positivas para ambas as partes: parceria com o Caps tipo 3, Consultório de Rua e outra residência terapêutica. Conseguindo prestar esses serviços, vão viabilizar muito o atendimento à saúde mental de Araraquara, e consegue-se tornar a Casa Cairbar sustentável.

 

Os próximos passos serão a Casa Cairbar entregar uma planilha com os custos desses serviços, iniciar as negociações e posteriormente proceder o credenciamento junto ao Ministério da Saúde.

 

Transtornos mentais

Assim como em todo o país, crescem de maneira vertical em Araraquara os casos de transtornos mentais, muitos em decorrência do uso abusivo de álcool e de drogas, e também os transtornos de humor, que são as depressões e as ansiedades, um grande problema de saúde pública. “Precisamos trabalhar muito no caminho de construir uma saúde mental resolutiva e efetiva para a população de Araraquara”, enfatizou Eliana.

 

Para Landim, “a reunião foi extremamente proveitosa, pois uma solução surgiu para resolver um problema do setor de saúde, que é o gargalo no atendimento aos pacientes, e resolve também a situação de déficit orçamentário mensal da Casa Cairbar, que tem estrutura e pessoal especializado para fazer o atendimento. Seria algo nos moldes do que é feito com a administração da Gota de Leite e seria muito bom para todos”, salientou.

 

Com relação à adequação de uma ala para dependência química, cujo valor é relativamente pequeno, de R$ 75 mil, o parlamentar sugeriu a busca de uma Emenda Parlamentar junto a deputados. Ele vai se empenhar para fazer chegar às mãos de deputados estaduais e federais os documentos com as necessidades da Casa Cairbar Schutel.

 

O advogado da Casa Cairbar, Wilson Ademori, também participou da reunião.

 

Com informações da assessoria do gabinete da Presidência


Publicado em: 18 de abril de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Requerimento pede informações sobre contratação da Fipe para revisão do Plano Diretor

24 de junho de 2026

A fim de fiscalizar os gastos públicos, os vereadores Alcindo Sabino (PT), Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT), Guilherme Bianco (PCdoB), Maria Paula (PT) e Paulo Landim (PT) protocolaram o Re...



Aprimoramento de coleta de resíduos na Vila Xavier é indicado à Prefeitura

24 de junho de 2026

Após reivindicações da população, duas Indicações foram protocoladas pelo vereador João Clemente (Progressistas) e tratam de solicitações relacionadas à coleta e ao acondicionamento de resíduos sól...



Câmara aprova regras para votação de créditos da Prefeitura

23 de junho de 2026

Na 68ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (23), o Plenário aprovou cinco projetos. Os parlamentares também debateram temas apresentados em duas participações populares.   Na mesma tard...



Leitura Dramática

23 de junho de 2026

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundart promovem, dentro da programação da 38ª Semana Luís Antônio Martinez Corrêa, a leitura dramática “Banquete”, de Jezz (Jéssica Ferreira), na sexta-feira,...



Cinema Italiano (23/06)

23 de junho de 2026

O Teatro do Sesi Araraquara recebe, na quarta-feira (24), às 19h, a exibição gratuita do filme “Meu Verão na Sicília”, dentro da programação da Mostra de Cinema Italiano Contemporâneo, promovida pe...



Documento pede informações sobre contratação de empresa para construção de sepulturas no Cemitério dos Britos

23 de junho de 2026

A construção de sepulturas no Cemitério dos Britos é o tema do Requerimento nº 1357/2026, encaminhado à Prefeitura de Araraquara pelos vereadores Fabi Virgílio (PT), Alcindo Sabino (PT), Filipa Bru...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!