Notícias



Após sugestão da Câmara, Araraquara poderá ter brigada de incêndio

Vários segmentos da cidade estão envolvidos no projeto

2029


O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Aluisio Boi (MDB), e os vereadores Rafael de Angeli (PSDB) e Lucas Grecco (PSL), respectivamente primeiro e segundo secretários da Mesa Diretora, após solicitação de funcionários do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), articularam reunião para tratar da possibilidade de criação de uma brigada de incêndio em Araraquara.

Segundo os servidores, nesse período de queimadas há uma grande dificuldade no combate aos focos de incêndio em estágio inicial. Mesmo estando nos pontos com os caminhões pipa, os trabalhadores não podem iniciar o combate ao fogo, pois, de acordo com a legislação vigente, não têm autorização para operar o esguicho antes da chegada do Corpo de Bombeiros.

O encontro para discutir a criação dessa brigada de incêndio aconteceu na tarde da segunda-feira (4), no Plenário da Câmara, e contou com a participação dos vereadores, do superintendente do Daae, Donizete Simioni, do secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, e do secretário municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior.

Na reunião, foram colocadas algumas sugestões. Falou-se até em voluntariado. Boi lembrou que “existe a necessidade da realização de cursos e de treinamento, o que habilitaria essas pessoas ou outros servidores do município a debelarem as chamas logo no princípio do incêndio, uma vez que nos foi relatado que, como os bombeiros atendem vários chamados, muitos focos de incêndio poderiam ser extintos pelos brigadistas, evitando que tomem grandes proporções”.

Uma possibilidade concreta levantada pelo secretário de segurança, e que será estudada pelo Executivo, é a utilização de alguns dos novos guardas civis municipais na Defesa Civil e no Meio Ambiente para esse trabalho. “No dia 25 de outubro, estaremos recebendo os novos guardas municipais e nossa intenção é a formação de duas equipes para atuar nessa questão, com bomba costal, abafadores, veículo próprio e outros equipamentos”, disse o Coronel João Alberto.

Daae e Secretaria do Meio Ambiente se colocaram à disposição para a participação no projeto e apoiarão as atividades dessas equipes, pois também entendem que pessoas treinadas poderão avaliar qual a situação e decidir se podem atuar imediatamente ou devem acionar o Corpo de Bombeiros.

Segundo a Defesa Civil, Araraquara vinha registrando quedas constantes em ocorrências de incêndios em anos anteriores, entretanto, com as últimas geadas e a estiagem mais longa, em 2021 o número de focos de fogo registrou um aumento considerável. Para os especialistas, há a expectativa de condições mais favoráveis para o próximo ano, inclusive com a possibilidade de aumentar essas equipes.

Boi, Angeli e Grecco lembraram que é importante a construção dessa ação conjunta entre Defesa Civil, Daae, Secretaria de Meio Ambiente e Câmara Municipal para a criação da brigada de incêndio. Com essa iniciativa e ações preventivas, a possibilidade de sucesso é muito grande.


Publicado em: 05 de outubro de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Prefeitura prevê investir R$ 3,7 milhões em iluminação no Complexo Arena Fonte Luminosa

25 de julho de 2025

              A Prefeitura informou, em resposta ao Requerimento nº 891/2025, enviado pela vereadora Maria Paula (PT), que prevê o investimento de R$ 3,7 milhões para iluminação em LED para o está...



Vereadores participam de reunião com técnicos de enfermagem e Secretaria da Saúde

25 de julho de 2025

               Um grupo de vereadores participou na tarde da quinta-feira (24), a convite de técnicos e técnicas de enfermagem da rede do município, de reunião envolvendo representantes dos funcio...



Documento sugere ampliação do horário de atendimento da Farmácia Central  

25 de julho de 2025

  O vereador Coronel Prado (Novo) apresentou uma Indicação à Prefeitura solicitando a realização de estudos técnicos para avaliar a viabilidade de ampliar o horário de funcionamento da Farmácia Ce...



Sinalização em frente à Delegacia de Defesa da Mulher precisa de revitalização

25 de julho de 2025

              A Indicação nº 3368/2025, de autoria da vereadora Fabi Virgílio (PT), solicita que Prefeitura realize melhorias na sinalização da Alameda Rogerio Pinto Ferraz, na Vila Harmonia, em f...



Indicação sugere reorganizar e sinalizar rua de acesso ao Parque Botânico

25 de julho de 2025

              O tráfego da Rua Caetano Nigro, no bairro Vila Girassol, foi tema da Indicação nº 3332/2025. O documento, de autoria do vereador Emanoel Sponton (Progressistas), sugere que a Prefeit...



Escolas e centro de educação necessitam de reforço no quadro de servidores, diz Prefeitura

25 de julho de 2025

              Escolas e centros de educação de Araraquara contam com 1.528 professores e 1.163 agentes educacionais. No entanto, levantamentos internos realizados pela Secretaria Municipal da Educ...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!