Notícias



Aposentadorias de agentes comunitários estão sob responsabilidade da autarquia federal

Afirmação é da Secretaria Municipal da Saúde em resposta ao vereador João Clemente (PSDB)

Publicado por: Foto: Prefeitura de Araraquara

1490


A Emenda Constitucional nº 120/2022 dispõe sobre a responsabilidade financeira da União pelo Sistema Único de Saúde (SUS), pela política remuneratória e pela valorização dos profissionais que exercem atividades de agente comunitário de saúde e de combate a endemias.

Solicitando mais informações sobre a referida Emenda e sua realidade no município de Araraquara, o vereador João Clemente (PSDB) protocolou o Requerimento nº 701/2022, que foi respondido pela Secretaria da Saúde.

O setor afirma que, com a publicação da Portaria MS/GM nº 1.971/2022, que “estabelece o vencimento dos agentes, conforme a Emenda” e a Portaria MS/GM nº 2.109/2022, que “estabelece o piso salarial dos agentes de R$ 2.424, repassados pela União aos entes federativos”, o Ministério da Saúde regulamentou os valores e repasses aos demais entes da federação.

“O valor é correspondente ao vencimento da categoria dos agentes, e está previsto no parágrafo 9º do art. 198 da Constituição Federal. A partir da regulamentação descrita, o Fundo Nacional de Saúde repassou os valores correspondentes”, completa.

Sobre a garantia dos vencimentos salariais, o órgão explica que a Administração Pública Municipal é orientada pela Lei nº 10.557/2022, já tendo ocorrido a remuneração de acordo com as normativas.

Quanto a Aposentadoria Especial e Adicional de Insalubridade, a Secretaria adiciona o trecho de uma nota do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems): “As duas situações decorrem de relações fáticas, laborais, sanitárias com ação de agentes prejudiciais à saúde, que prescindem de apuração técnica. Incidem sobre as situações alguns normativos específicos, a saber quais são os instrumentos necessários para o enquadramento da atividade como sujeita a aposentadoria especial e o grau de insalubridade”.

O setor esclarece ainda que a aposentadoria refere-se ao regime previdenciário do servidor, e podem ocorrer duas situações: Regime Geral de Previdência Social (RGPS) ou Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). A primeira está a cargo da autarquia federal (INSS) e são aplicadas as regras gerais do sistema brasileiro previdenciário.

“Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combates de Endemias de Araraquara já recebem o Adicional de Insalubridade, de acordo com avaliação emitida pelo Serviço Especializado Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). Como os Funcionários Públicos Municipais são vinculados ao INSS, caberá à Autarquia Federal, adaptar-se internamente para que seja cumprido o dever constitucional.


Publicado em: 23 de setembro de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Debate sobre escolas cívico-militares reúne dezenas de pessoas na Câmara

28 de agosto de 2025

              Dezenas de pessoas compareceram ao Plenário da Câmara para a Audiência Pública “Escolas Cívico-Militares em Araraquara” nesta quarta-feira (27). O evento, convocado pelo vereador Cor...



Praças Nossa Senhora das Graças e Faveral precisam de serviço de limpeza

28 de agosto de 2025

Duas praças em Araraquara estão precisando de limpeza, aponta o vereador Michel Kary (PL), que apresentou duas indicações à Prefeitura, solicitando a realização do serviço nos locais.   A primeir...



Desenvolvimento Urbano analisa projeto para empreendimento próximo à ponte da Bandeirantes

28 de agosto de 2025

No final de julho, a vereadora Fabi Virgílio (PT) encaminhou um Requerimento à Prefeitura pedindo informações sobre a ponte de acesso que liga a Avenida Bandeirantes, no Santana, ao Jardim Universa...



Alargamento de trecho da Napoleão Selmi Dei é sugerido à Prefeitura

28 de agosto de 2025

Em Indicação encaminhada à Prefeitura, o vereador Coronel Prado (Novo) sugere a realização de estudo técnico de engenharia para verificar a viabilidade de alargamento da Rua Napoleão Selmi Dei, pró...



Setembro Amarelo (28/08)

28 de agosto de 2025

"Cuidando para Cuidar" é o tema do evento gratuito que ocorrerá no auditório da Uniara no próximo dia 11, uma quinta-feira, das 8 às 12 horas, integrando as ações do Setembro Amarelo, mês em que se...



Banda Marcial

28 de agosto de 2025

Termina na sexta-feira (29) o prazo para as inscrições no projeto social e artístico Banda Marcial Infantil da Escola Imaculado Coração de Maria, na Vila Xavier. As vagas são limitadas e destinadas...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!