Notícias



Apresentações da LOA 2022 têm início na Câmara Municipal

Secretarias e Procuradoria-Geral do Município detalharam investimentos para o próximo ano

4540


Tiveram início, na tarde desta quarta-feira (13), no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara, as discussões sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022 (Projeto de Lei nº 255/2021). A propositura, de autoria da Prefeitura, estima a receita e fixa a despesa do município de Araraquara para o exercício do próximo ano em R$ 1.165.592.024,11.

A LOA é a peça de planejamento que garante o gerenciamento anual das origens e das aplicações dos recursos públicos. Por meio do orçamento, são previstos o montante de recursos que se espera arrecadar e a forma como esses recursos serão aplicados pela administração pública municipal.

Os parlamentares poderão analisar e apresentar alterações, ou seja, emendas, desde que estas estejam em consonância com o que está previsto no Plano Plurianual (PPA) e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

A primeira apresentação foi do procurador-geral do município, Rodrigo Cuttigi. A Procuradoria prevê um custo estimado de R$ 6.575.530,00 em 2022, sendo R$ 5.837.740,00 para manutenção das atividades, R$ 727.790,00 para manutenção das atividades de dívida ativa e R$ 10 mil para o Fundo Especial (Funproc).

A secretária municipal de Justiça, Modernização e Relações Institucionais, Mariamália de Vasconcellos Augusto, detalhou os números da pasta, dividida entre as coordenadorias executivas de Justiça e Relações Institucionais, que terá investimento de R$ 572.005,00, e de Tecnologia da Informação, com valor de R$ 5.349.992,00, totalizando R$ 5.921.997,00.

O secretário municipal de Administração, Adriano Altieri, detalhou o custo total de R$ 59.641.441,94, distribuído entre as coordenadorias executivas de Administração, Logística, Suprimentos e Recursos Humanos, além do Fundo Especial do Programa de Desligamento Voluntário (PDV) e do Fundo Municipal de Manutenção do Corpo de Bombeiros (Fumabom).

Encerrando as apresentações, a gerente de Planejamento Estratégico, Daniele Realino, trouxe dados da Secretaria Municipal de Governo, Planejamento e Finanças. O investimento total para o próximo ano será de R$ 56.678.875,00 e envolvem as coordenadorias executivas de Planejamento e Orçamento, Articulação Governamental, Financeira e Administração Tributária.

A discussão foi mediada pelos vereadores Hugo Adorno (Republicanos) e Edson Hel (Cidadania). Também participaram da audiência os vereadores Emanoel Sponton (Progressistas) e Fabi Virgílio (PT).

Em virtude da necessidade de não aglomeração, a audiência ocorreu sem a presença do público, mas a população pôde acompanhar ao vivo pela transmissão da TV Câmara, em suas plataformas (canal 17 da NET, Facebook e YouTube).

Veja a audiência na íntegra aqui.

 

Confira quais serão as próximas apresentações, sempre às 14 horas:

Quinta-feira (14/10): Secretarias Municipais de Comunicação; Desenvolvimento Urbano; Esportes e Lazer; Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo; e Fundesport.

Sexta-feira (15/10): Secretarias Municipais da Saúde e de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública; Companhia Tróleibus Araraquara; e Controladoria do Transporte.

Segunda-feira (18/10): Secretarias Municipais de Direitos Humanos e Participação Popular; Educação; Assistência e Desenvolvimento Social e Meio Ambiente; e Controladoria-Geral do Município.

Quarta-feira (20/10): Secretarias Municipais de Cultura e Obras e Serviços Públicos; Fundart; Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae); e Câmara Municipal.


Publicado em: 13 de outubro de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Roda de conversa discute papel da nutrição no cuidado do lipedema em Araraquara

25 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara recebe, na quinta-feira (2), às 16 horas, a roda de conversa “Nutrição como aliada no cuidado do lipedema”. A atividade faz parte da programação do Junho Roxo – Mês...



Economia Criativa (27/06)

25 de junho de 2026

A Feira Municipal de Economia Criativa e Solidária será realizada neste sábado (27), das 10h às 19h, no Parque Infantil, com entrada gratuita. Promovido pela Prefeitura de Araraquara, o evento reun...



Doação de Livros (25/06)

25 de junho de 2026

O Sesi Araraquara promove nos dias 26 e 27 de junho a Feira de Doação de Livros, ação integrante do projeto “Circule um Livro”, com o objetivo de incentivar a leitura e ampliar o acesso à cultura....



Documento pede informações sobre manutenção, zeladoria e utilização da Capela da Guta

25 de junho de 2026

Em Requerimento encaminhado à Prefeitura, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), solicita informações sobre a manutenção, zeladoria e utilização da Capela da Gu...



Câmara aprova regras que ampliam controle sobre operações de crédito

24 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 68ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 170/2026, de autoria da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento. A proposta estabelece novas regra...



Programa nos Bairros (27)

24 de junho de 2026

Neste sábado (27), os atendimentos do “Programa nos Bairros: Cuidando da Nossa Morada” estarão disponíveis dentro da Emef. “Waldemar Saffiotti”, das 9h às 12h. Além dos serviços, outras atrações, c...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!