1058
No final de julho, a vereadora Filipa Brunelli (PT) encaminhou à Prefeitura um requerimento pedindo informações sobre a atuação da Secretaria da Saúde em relação à varíola dos macacos em Araraquara.
No documento, a parlamentar perguntava se a Secretaria da Saúde estaria monitorando o município sobre possíveis casos de contaminação. Perguntava ainda se os profissionais da saúde passaram por capacitação para lidar com essa problemática; como a Secretaria estaria atuando para prevenir a contaminação no município; qual a avaliação a respeito desta nova variante da varíola; se existiria possibilidade de um surto da doença no município; quais ações a Secretaria iria desenvolver caso fosse confirmado algum caso na cidade; e se já existia um protocolo desejado de atendimento e tratamento.
Em resposta, a coordenadora executiva de Vigilância em Saúde, Gláucia Falcoski, informou que o monitoramento está sendo feito pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde em parceria com o Sesa. Ela explica que aconteceram capacitações com as UPAs, no dia 3 de agosto, e com as UBSs, nos dias 18 e 19 de agosto.
Ainda segundo a coordenadora, ainda não há casos confirmados no município, porém já existem protocolos de contingência da disseminação do vírus. “De acordo com os dados existentes até o momento, é uma doença de rápida disseminação, porém baixa letalidade, portanto o município possui estrutura básica para absorver as demandas, caso existam.”
Gláucia lembra que a possibilidade existe, como em qualquer outro município, a partir do momento de surgimento de casos positivos. “Será seguido fluxograma municipal, com avaliação do paciente de acordo com a definição do caso, coleta de amostras e isolamento domiciliar do positivo”, detalha. O fluxograma pode ser conferido em anexo da resposta.
Ela finaliza explicando que não há tratamento especifico para a doença, sendo que o manejo é baseado no tratamento dos sintomas e isolamento social.
Entenda mais
A primeira notificação de varíola dos macacos no Brasil ocorreu em 9 de junho e, até o dia 21 de julho, o país tinha 592 casos confirmados. No mundo, os números já passaram 14 mil, em mais de 70 países, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). No dia 19 de julho, foi confirmado o primeiro caso na região de varíola dos macacos, na cidade de São Carlos (SP).
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Música No show “O Berço da Bossa”, Guca e Deni Domenico, pai e filho, dividem o palco num recital descontraído para mostrar toda a sua afinidade musical, desfiando um repertóri...
Basquete feminino Pela Liga de Basquete Feminino (LBF), o Sesi Araraquara enfrenta Ourinhos nesta sexta-feira (9), às 19h30, no ginásio do Sesi Vila Leopoldina, em São Paulo. Com transmis...
Como parte da programação do 22º Território da Arte de Araraquara, estão abertas as inscrições para a oficina “Fabricação de tintas com materiais naturais e históricos”, que será conduzida pelo art...
Criado em Araraquara pela Lei Complementar nº 350/2005, o Plano Diretor é o tema da Audiência Pública que será realizada no Plenário da Câmara na quarta-feira (14), às 18h30. A iniciativa é do vere...
Na tarde de quarta-feira (07), os integrantes da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Educação, vereadores Balda (Novo), Cristiano da Silva (PL), Guilherme Bianco (PCdoB) e Maria Paula (PT) s...
A Câmara Municipal de Araraquara manifesta profundo pesar pelo falecimento de Fernando César Câmara, carinhosamente conhecido como Galo, ocorrido nesta quarta-feira, 7 de maio de 2025. Nascido em...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.