Publicado por: Foto: Freepik
51
No início de novembro, a vereadora Filipa Brunelli (PT) apresentou um Requerimento à Prefeitura, pedindo informações sobre a falta de exames de ultrassom na Fundação Municipal “Irene Siqueira Alves” (Fungota) - Maternidade Gota de Leite.
A parlamentar argumentou no documento que recebeu diversas reclamações em seu gabinete de gestantes que relataram a ausência de oferta de exames de ultrassonografia na Maternidade, unidade de referência no atendimento à saúde da mulher e gestante no município.
“Muitas dessas mulheres afirmam ainda não terem sequer realizado o primeiro ultrassom, exame essencial para o acompanhamento adequado da gestação e para a detecção precoce de eventuais complicações”, destacou Filipa.
A vereadora reforçou ainda que o pré-natal de qualidade é um direito garantido pelo SUS e previsto na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, sendo de responsabilidade do Município assegurar o acesso regular e contínuo aos exames necessários.
Em resposta, a Fungota informou que o processo de disponibilização e realização de exames de ultrassonografia não foi interrompido na instituição. “As atividades seguem seu fluxo regular, de acordo com o processo de agendamento e encaminhamento vigente.”
Segundo a Fundação, os exames são rotineiramente agendados pelo setor de Regulação da Secretaria Municipal da Saúde, observando o protocolo municipal estabelecido.
Após o agendamento, as datas são repassadas aos profissionais médicos responsáveis, que realizam a execução dos exames de forma continuada e dentro da capacidade operacional existente.
Sobre os contratos e ofertas de vagas, a Fungota pontua que o Município conta com atendimento pela própria Fundação e complementação por outras unidades da rede, resultando em significativa disponibilidade mensal de exames, conforme especificado:
- Solicitações da Rede e Unidade de Retaguarda (médicos da Prefeitura): aproximadamente 110 vagas mensais, sendo 60 ofertadas pela Fungota e 50 pela Unidade de Retaguarda;
- Ambulatório de Alto Risco (Agar): cerca de 253 vagas mensais, sendo 213 na Fungota e 40 na Unidade de Retaguarda;
- Ambulatório de Final de Gestação: em média, 60 exames obstétricos mensais.
“Somando-se todos os serviços, o Município dispõe de aproximadamente 380 vagas mensais para exames de ultrassonografia obstétrica”, reforça.
Lista de espera
Sobre lista de espera, a Fungota diz que a fila é regulada e organizada conforme ordem cronológica da Data da Última Menstruação (DUM), em conformidade com as diretrizes da gestão da Regulação Municipal.
“Atualmente, 167 gestantes aguardam agendamento na Rede, estando todas inseridas no fluxo regular de atendimento.”
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Basquete feminino Pela primeira partida das finais do Campeonato Paulista de Basquete Feminino, o Sesi recebe o Corinthians no sábado (29), às 16 horas, no Ginásio do Sesi. Grátis. Futebol fem...
Em fiscalização no Jardim Morumbi, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), ouviu pedidos da população para a construção de uma praça e para melhorias na zeladori...
Em ato no Gabinete da Presidência, Raoni Gustavo Mauro foi empossado como novo servidor público da Câmara Municipal de Araraquara. Ele foi aprovado em concurso público para o cargo de analista em g...
A equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realiza na segunda-feira, 1º de dezembro, uma ação especial de testagem rápida gratuita para HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C, das 9h30 às...
A Praça de São Geraldo recebe neste sábado (29) mais uma edição do Circuito Saúde, iniciativa realizada pela Prefeitura de Araraquara em parceria com empresas e instituições. O evento, promovido pe...
Em Requerimento encaminhado recentemente à Prefeitura, a vereadora Maria Paula (PT) solicitou informações sobre a adoção e o planejamento municipal referente à política de tarifa zero no transporte...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.